A Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) é um sistema que permite transações financeiras de forma eletrônica. Essa aplicação realiza a comunicação entre o estabelecimento comercial e as administradoras de cartão, o que torna possível as vendas com cartões de crédito, débito e outras diversas formas eletrônicas de pagamento.

As opções disponibilizadas para uso no TEF são de acordo com o contrato feito entre a empresa e o provedor do serviço TEF contratado, sendo que apenas  operações  com CARTÕES  são possíveis.

Arquivos

 Para o correto funcionamento, é necessário que os seguintes arquivos estejam presentes na pasta de instalação do sistema  ONCLICK:

 

 

 

 

Estes arquivos serão disponibilizados junto da biblioteca OCS DLL Auxiliares na atualização do sistema através do  SLA.

OBS.: O arquivo CliSiTef.ini deverá ser substituído pelo arquivo disponibilizado pelo provedor do serviço de TEF contratado pela  empresa.

Configurações

Cadastro de Terminais

Utilitários >> Configurações >> Terminal >> Tela [0461] CONFIGURAÇÃO DE TERMINAIS >> aba 5.TEF

Informar todos os dados  solicitados.

Sempre que marcada a opção 5.1 TEF HABILITADO, apenas será possível gravar o cadastro do terminal se o arquivo CliSiTef.ini  existir na pasta de instalação do sistema ONCLICK.

Marcando a  opção  5.7  CANCELAR TRANSAÇÕES TEF  NO CANCELAMENTO DO  CUPOM, ao realizar o cancelamento de um cupom fiscal que tenha feito transferência eletrônica de fundos, automaticamente será aberta a tela de ADM TEF para que o usuário realize MANUALMENTE o cancelamento da transação.

OBS.: Os campos de 5.2 a 5.6 dependem de informações passadas pelo provedor do serviço de TEF contratado pela empresa e das configurações do PINPAD   instalado.

*** ATENÇÃO: O TEF apenas funcionará se na aba 2. IMPRESSORA FISCAL >> 1. MODELO DA IMPRESSORA estiver selecionada a opção SAT  CF-e.

Cadastro de Cartões

Financeiro >> Tabelas Financeiras >> Cartões de Crédito >> Tela [0130] OPERADORAS DE CARTÕES DE CRÉDITO E FINANCEIRA

Os cartões de crédito e débito devem ser vinculados à transação para TEF ou não.

O cadastro do cartão será realizado normalmente, porém, caso o cartão seja utilizado no TEF,  deverá ser marcada a opção UTILIZA TEF (TRANSFERÊNCIA ELETRÔNICA DE FUNDOS).

Caso a opção UTILIZA TEF (TRANSFERÊNCIA ELETRÔNICA DE FUNDOS) esteja marcada, não será permitido selecionar condições de pagamento do  TA PAGO para este cartão e   vice-versa.

SAT CF-e

No SAT CF-e (OCSECF.exe) deve estar parametrizada para uso a tela de fechamento PADRÃO 02, as demais telas de fechamento não estarão disponíveis para uso com o TEF.

 

Utilização

Tela do SAT CF-e (padrão 02):

 

 

É possível realizar em cada venda transações com até 6 cartões com TEF, sendo que a cada transação concluída, a tela do TEF será fechada e será retornada à tela de fechamento do ECF para que seja ou encerrada a venda ou informada mais formas de pagamento (podem ser selecionados diferentes tipos de pagamento).

Caso a condição de pagamento seja apagada após ter feito uma transação TEF, esta será cancelada automaticamente.

Caso o usuário volte à tela de inclusão de itens após ter feito uma transação TEF, esta será cancelada automaticamente.

Com a finalização de um cupom fiscal eletrônico, após a impressão do mesmo, com a impressora não-fiscal instalada como DRIVER, serão impressos os comprovantes da transação TEF (uma via do cliente e outra da  empresa).

Em caso de cancelamento de um cupom fiscal eletrônico vinculado a uma transação TEF, o usuário deverá, manualmente, cancelar a transação TEF através da tela de ADM TEF, acessada através do botão OPÇÕES da tela ONCLICK  PDV.

As funcionalidades disponibilizadas na tela ADM TEF dependem do contrato feito entre a empresa e o provedor do serviço TEF  contratado.