INTRODUÇÃO

Este manual tem por objetivo auxiliar na configuração do PAF – Programa Aplicativo Fiscal para sua utilização em empresas que utilizam o recurso Multi-empresa. Tal situação se enquadra na exigência de WebServices, centralizando o Concentrador de dados em um único local, de modo que contemple todas as empresas de um dado grupo empresarial.

A presente estrutura desenvolvida visa centralizar o uso do Concentrador em um servidor específico, possibilitando que todas as lojas possam, independentemente da localização, realizar suas vendas com suas informações (cadastros) atualizadas. Assim, elimina-se a obrigatoriedade de implantar um Concentrador por loja.

Dentre as situações orientadas neste documento, constam: habilitação do IIS – Internet Information Services no sistema operacional Windows; criação de sites para a execução dos processos de integração de informações; configuração do Concentrador, permitindo a utilização do novo recurso; e configuração do PAF para a execução dos processos informados.

CONFIGURAÇÃO – CRIANDO WEBSERVICES

A utilização de WebServices para os processos de integração entre o ERP ONCLICK e o PAF – Programa Aplicativo Fiscal (também desenvolvido pela ONCLICK

Para utilizar tal função, será necessário habilitar no sistema operacional o IIS – Internet Information Services e criar, a partir deste, os sites que darão acesso aos executáveis de integração.

Os WebServices deverão ser criados apenas no servidor central da empresa. Abaixo, seguem as orientações para a configuração de WebServices em três Sistemas Operacionais: Windows 7, Windows 8 e Windows Server 2008.

ATENÇÃO: Após a habilitação do IIS – Internet Information Services, será necessário posicionar corretamente os arquivos necessário para a uso dos WebServices. Veja as considerações relativamente aos arquivos abaixo (em suas respectivas localizações):

    • WSConcentrador.exe – Proporciona um canal direto de comunicação entre o banco de dados do sistema OnclicK e o banco de dados do PAF, não havendo então a necessidade de executar importações através do Concentrador (no diretório C:\inetpub\wwwroot\PAF).
    • WSPAF.exe – Proporciona um canal direto de comunicação entre o banco de dados do PAF e o banco de dados do Concentrador (no diretório C:\inetpub\wwwroot\PAF).
    • bd.ini – Proporciona a conexão do WSPAF com o banco de dados do Concentrador, indicando o diretório para o qual deverão ser enviados os cupons fiscais emitidos (no diretório C:\OnclicK\PAF).
    • wsOCS.ini – Proporciona a conexão do WSConcentrador com o banco de dados do sistema OnclicK, indicando o diretório de onde deverão ser buscadas as informações que serão sincronizadas (no diretório C:\OnclicK\PAF).

SISTEMAS OPERACIONAIS: WINDOWS 7 E WINDOWS 8

HABILITANDO O IIS – INTERNET INFORMATION SERVICES

Acesse no Windows o seguinte caminho: (Menu Iniciar >> Painel de Controle >> Programas e Recursos >> Ativar ou desativar recursos do Windows >> Tela Recursos do Windows). A Tela desejada é a apresentada abaixo (Figura 001):

 

Na Tela Recursos do Windows, as seguintes opções deverão ser marcadas:

        • Agrupamento Serviços de Informações da Internet:
          • Em Ferramentas de Gerenciamento da Web, marcar:  Console de Gerenciamento do IIS;  Scripts e Ferramentas de Gerenciamento do IIS;  Serviços de Gerenciamento do IIS.
          • Em Serviços da World Wide Web, marcar: Recursos de Desenvolvimento de Aplicativos – CGI; Extensões ISAPI; FILTROS ISAPI.

Recursos HTTP Comuns –  Conteúdo Estático; Documento Padrão; Erros de HTTP; Pesquisa no Diretório.

Segurança –  Filtragem de Solicitações.

Após marcar as opções informadas, clique no botão   , iniciando o processo de instalação. Poderá ocorrer do Windows solicitar a reinicialização da máquina; entretanto, não é uma exigência em todos os casos. Quando tal ação for necessária, o operador será notificado e deverá reiniciar a máquina.

CRIANDO SITES – WEBSERVICES

Acesse o seguinte caminho: (Menu Iniciar >> Painel de Controle >> Ferramentas Administrativas >> Gerenciador dos Serviços de Informações da Internet (IIS) >> Tela Gerenciador dos Serviços de Informações da Internet (IIS)).

Clicando com o botão direito sobre Sites (em Conexões) selecione a opção Adicionar Site…, abrindo a Tela Adicionar Site:

Os campos especificados abaixo deverão ser preenchidos (as informações indicadas abaixo são apenas exemplos):

  1. Nome do site: Informe o nome do site a ser criado (deverá ser criado considerando-se o PAF

e o Concentrador – conforme indicado no presente manual).

  1. Caminho Físico: Informe, para o PAF, o caminho C:\inetpub\wwwroot\PAF.
  2. Porta: Informe a porta que será utilizada para acesso ao WebService.

Após informar os conteúdos solicitados, clique no botão OK .

Em seguida, selecione o site criado e dê duplo clique sobre a opção Mapeamentos de Manipulador

, localizada na Tela Gerenciador dos Serviços de Informações da Internet (IIS) . Será apresentada uma lista de arquivos. Dê duplo clique no arquivo de nome CGI-exe, abrindo a Tela Editar Mapeamento de Script.

 

No campo Executável, selecione o executável a ser utilizado para integração pelo WebService, sendo WSPAF.exe para o site PAF e WSConcentradorr.exe para o site Concentrador. Ambos deverão estar localizados em C:\inetpub\wwwroot\PAF. Após informar o conteúdo de cada um dos sites, clique no botão   .

O próximo passo, ainda com o arquivo de nome CGI-exe selecionado, será clicar em Editar Permissões de Recurso… – na lateral direita da Tela Gerenciador dos Serviços de Informações da Internet (IIS). Deste modo, será aberta a Tela Editar Permissões de Recurso, na qual deverão ser marcadas todas as opções disponibilizadas.

Dadas essas configurações, o site estará preparado para a execução da integração (ou seja, disponível para uso). Para testa-lo, basta digitar seu endereço no navegador de internet de sua preferência; o caminho para o navegador será semelhante aos exemplos abaixo:

  • http://localhost:8083/wspaf.exe
  • http://localhost:8084/wsConcentrador.exe

Acessando-se o endereço configurado, o navegador retornará informações semelhantes aos conteúdos abaixo (Figura 005):

 

SISTEMA OPERACIONAL: WINDOWS SERVER 2008

HABILITANDO O IIS – INTERNET INFORMATION SERVICES

Acesse o menu (Start >> Control Panel >> Programs and Features >> Turn Windows features on or off >> Tela Server Manager), conforme abaixo:

 

Na Tela exibida, clique com o botão direito do mouse sobre Roles e escolha a opção Add Roles, abrindo a Tela Add Roles Wizard. A primeira Aba exibida não exige nenhum recurso; desse modo, pressione Next , acessando a Aba Server Roles.

Figura 007 – Aba Server Roles.

Em Server roles, selecione a opção Web Server (IIS) e clique em Next. Na próxima Aba, clique em Next

novamente, abrindo a Aba Role Services (Figura 008).

 

Na Aba Role Services, marque as seguintes opções:

        • Agrupamento Web Server:
          • Em Common HTTP Features, marcar: Static Content;  Default DocumentDirectory Browsing; HTTP Errors.
          • Em Application Development, marcar: CGI; ISAPI Extensions; ISAPI Filters.
          • Em Security, marcar: Request Filtering.
        • Agrupamento Management Tools:
          • IIS Management Console;
          • IIS Management Scripts and Tools;
          • Management Service.

Após marcar as opções listadas acima, clique no botão Next; na próxima Aba apresentada, clique no botão Install, dando início ao processo de instalação. Poderá ocorrer do Windows solicitar a reinicialização da máquina; entretanto, essa não é uma exigência em todos os casos. Quando tal ação for necessária, o operador será notificado, devendo reiniciar a máquina.

 

CONFIGURAÇÕES – APLICATIVOS ONCLICK

A utilização do recurso de integração a partir de WebServices exigirá algumas configurações: conforme abaixo, será necessária configurar tanto o Concentrador quanto o PAF.

CONFIGURANDO O CONCENTRADOR

Com o Concentrador aberto, acesse o botão Configurações, abrindo a Tela CONFIGURAÇÕES DO PAF-ECF (Figura 009). Nessa Tela, será necessário marcar a opção CONCENTRADOR UTILIZADO NO SERVIDOR (Multi-Empresa); a partir dessa marcação, o concentrador passará a não mais aceitar as exportações de informações do sistema OnclicK para o PAF e vice-versa, sendo que tal exigência passará a ser atendida apenas pelos WebServices.

 

CONFIGURANDO O PAF

Com o PAF aberto, clique com o botão direito sobre qualquer lugar da Tela e selecione a opção

Configurações; será aberta a Tela CONFIGURAÇÃO. Clique sobre a Aba Exportação,(Figura 010):

Todos os campos indicados deverão ser preenchidos no Agrupamento WEBSERVICES:

      1. Utilizar webservice: Essa opção deverá ser marcada para que o conteúdo dos campos a seguir sejam considerados na integração das informações com o PAF.
      2. Endereço do servidor para Integração de Documentos: Informe nesse campo o endereço do WebService criado no servidor (ou seja, onde está localizado o Concentrador) para integrar os cupons fiscais ao ERP OnclicK.
      3. Endereço do servidor para Atualização dos Cadastros: Nesse campo, informe o endereço do WebService criado no servidor (ou seja, onde está localizado o Concentrador) para a atualizar os cadastros do sistema OnclicK para o PAF.
      4. Empresa Padrão (Somente Sincronização): Informe aqui a empresa a ser considerada 1) para o caixa em questão e 2) para a busca dos dados do estabelecimento para a emissão de cupons fiscais.
      5. Tabela de Preço Padrão (Somente Sincronização): Nesse campo, informe a tabela de preços a ser considerada por padrão quando da sincronização do cadastro de produtos – tal informação será considerada para busca dos valores dos produtos.

ATENÇÃO: Para o preenchimentos dos dois últimos campos das configurações do PAF, é necessário acessar, utilizado o Botão Direito do mouse, a opção Atualizar Cadastros do Caixa e executar as importações EMPRESAS e TAB. PREÇOS.

EXECUTANDO AS INTEGRAÇÕES

INTEGRANDO CADASTROS DO SISTEMA ONCLICK PARA O PAF

Com o PAF já aberto, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção Atualizar Cadastros do Caixa, levando à Tela ATUALIZA CADASTROS DO CAIXA. Existem três Agrupamentos não nomeados nessa Tela. Para fins didáticos, nomeamos tais agrupamentos como Sincronismo, Filtros e Status. Veja abaixo suas características:

As opções disponibilizadas no Agrupamento Sincronismo são:

  • Empresas: Acessando essa opção, serão buscadas para o PAF todas as empresas cadastradas no sistema OnclicK. Entretanto, apenas o o Código, a Razão Social e o Nome Fantasia serão importados.
  • Estabelecimento: Acessando essa opção, serão buscadas para o PAF todas as informações referentes à empresa selecionada como padrão em suas Configurações (ou seja, do PAF).
  • Clientes: Acessando essa opção, serão buscados para o PAF todos os clientes que tenham sido cadastrados ou alterados a partir do Período De, considerando o informado até a data e hora atual (veja os Filtros abaixo).
  • Usuários: Acessando essa opção, serão buscados para o PAF todos os funcionários cadastrados como vendedor (ou seja, que estejam configurados como Vendedor Padrão) no ERP OnclicK.
  • Operadoras: Acessando essa opção, serão buscadas para o PAF todas as operadoras de cartões cadastradas no sistema OnclicK.
  • Cond. Pagto: Acessando essa opção, serão buscadas para o PAF todas as condições de pagamento cadastradas OnclicK.
  • Serviços: Acessando essa opção, serão pesquisados para o PAF todos os serviços que tenham sido cadastrados ou alterados a partir do Período De, considerando o informado até a data e hora atual (veja os Filtros abaixo).
  • Tab. Preços: Acessando essa opção, serão buscadas, para utilização no PAF, todas as tabelas de preços cadastradas no sistema OnclicK.
  • Produtos: Acessando essa opção, serão buscados, para o PAF, todos os produtos cadastrados ou alterados dentro do intervalo informado nos campos Período De a Período Até e que pertençam à tabela de preços selecionada no momento da importação. Caso o preço do produto tenha sido alterado na tabela de preços selecionada dentro do período informado, o preço também será atualizado no PAF.
  • Prod. Associados: Acessando essa opção, serão buscados todos os produtos associados cadastrados ou alterados em um intervalo, delineado nos campos Período De a Período Até, e que estejam vinculados aos produtos já constantes no PAF.
  • Cestas: Acessando essa opção, serão buscados todos os kits de produtos cadastrados no sistema OnclicK; ao integrar com o PAF, tais produtos passarão a ser tratados apenas como os itens de um kit – deste modo, ao vender o kit, serão listados todos os seus itens um a um.

Ainda nessa Tela, teremos os seguintes Filtros para realizar o sincronismo das informações desejadas:

  • Período De: Informe nesse campo a data e a hora inicial a serem consideradas para o sincronismo das informações. A data e a hora inicial se enquadram, em alguns sincronismos, para a data de cadastro / alteração dos registros no Sistema OnclicK.
  • Período Até: Informe a data e a hora final a serem consideradas para o sincronismo das informações. A data e a hora final se enquadram, em alguns sincronismos, para a data de cadastro / alteração dos registros no sistema OnclicK.
  • Tabelas de Preços: Informe a tabela de preços que será considerada para o sincronismo de produtos do sistema OnclicK para o PAF. Os valores dos produtos serão carregados de acordo com a tabela de preços selecionada. Por padrão, a tabela de preços exibida será a informada nas Configurações do PAF, podendo ser alterada normalmente.
  • Produtos: Nesse campo será possível selecionar qual a descrição dos produtos que será informada do OnclicK para o PAF, podendo ser a Descrição Completa ou a Descrição Reduzida.

OBSERVAÇÃO 1: Todos os registros inativados ou excluídos do sistema OnclicK e que já constem integrados com o PAF serão inativados, tornando-se indisponíveis para uso.

OBSERVAÇÃO 2: Para todos os cadastros que possuem vínculo (Produtos, Produtos Associados ou Cestas), é indicado primeiramente sincronizar o Produto Principal para, posteriormente, sincronizar os demais, vinculados. Caso contrário, poderá ocorrer inexatidão das informações.

No momento da execução de um sincronismo, o Agrupamento Status (veja a Figura 011) apresentará a fase do processo; logo abaixo desse Agrupamento, será apresentada uma barra de progresso referente à execução do sincronismo (destacada acima, na Figura 011). O resultado do processamento será apresentado na parte inferior da tela.

ATENÇÃO: Em caso de erro(s) ao longo do processamento, será gerado o arquivo ERRO THREAD CONC.txt na pasta de instalação do PAF. Esse arquivo descreve os erros de importação para o PAF – podendo servir de orientação.

INTEGRANDO CUPONS FISCAIS EMITIDOS NO PAF PARA O SISTEMA ONCLICK

Conforme os cupons fiscais forem gerados no PAF, automaticamente será feita a solicitação de envio destes registros para o Concentrador via WebService. Após integrar tais cupons fiscais, estes seguirão o fluxo comum de transmissão para o sistema OnclicK. Desta forma, não haverá a necessidade de interferência do usuário para a exportação dos cupons fiscais.

ATENÇÃO: Em caso de erro(s) em qualquer um dos processos descritos acima, será gerado o arquivo logWs.txt na pasta de instalação do PAF. Tal arquivo descreverá os erros de exportação dos cupons para o sistema ONCLICK.