Possibilidade das Ordens de Serviço possuírem faixas de numeração por empresa

Para empresas configuradas como multi-empresa, é possível definir faixas com numerações diferentes para as Ordens de Serviço, de acordo com a empresa.

Configurações do Sistema:

(Utilitários >> Configurações >> Sistema >> Tela [0030] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA – CADASTRO DE EMPRESAS >> Alterar >> Tela [0444] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA >> 8. ORDEM DE SERVIÇO >> 2.14 MULTI EMPRESA >> 2.14.1 CÓDIGO INICIAL e 2.14.2 CÓDIGO FINAL).

  • Nos campos 2.14.1 CÓDIGO INICIAL e 2.1.4.2 CÓDIGO FINAL, poderão ser informados os códigos Inicial e Final de numeração da Ordem de Serviço, para cada empresa. Após informar os códigos, clique em AJUSTAR para que a informação seja salva no banco de dados.

 

  • O sistema não fará a validação se for informada a mesma faixa de numeração de O.S. (Ordem de Serviço) para empresas diferentes, esse controle deverá ser realizado pelo usuário do sistema.
  • Se nada for informado nos campos 2.14.1 e 2.14.2, o sistema irá funcionar com sequência será única para todas as empresas.

Processos:

(Serviços >> Ordem de Serviço >> Tela [0256] ORDEM DE SERVIÇO >> Incluir >> Tela [0268] ORDEM DE SERVIÇO)

  • Após realizar a configuração dos campos 2.14.1 e 2.14.2 nas Configurações do Sistema e acessar a empresa configurada, ao gravar a Ordem de Serviço será criada a O.S. dentro da faixa de numeração configurada no sistema. Exemplo:

Código Inicial 0

Código Final 100

Ao clicar em Gravar na Tela [0268] ORDEM DE SERVIÇO, será criada a O.S. 1 (código inicial + 1), e assim, sucessivamente, código atual + 1.

Se a faixa de numeração da O.S. configurada for atingida ao clicar no Gravar, será emitido um alerta para o usuário informando que a faixa foi excedida, devendo assim o usuário alterar a configuração do sistema informando uma nova faixa.

Modelo MONTAGEM 

Destinado preferencialmente ao controle de ordens de serviço relacionadas a montagem de móveis, porem poderá se adaptar a necessidade do usuário.

Configurações 

(Utilitários >> Configurações >> Sistema >> Tela [0030] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA – CADASTRO DE EMPRESAS >> Alterar >> Tela [0444] CONFIGURAÇÕES DO

SISTEMA >> 8. Ordem de Serviço >> Agrupamento 1. Dados Gerais >> 1.1 MODELO >> Montagem).

 

(Utilitários >> Configurações >> Sistema >> Tela [0030] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA – CADASTRO DE EMPRESAS >> Alterar >> Tela [0444] CONFIGURAÇÕES DO

SISTEMA >> 8. Ordem de Serviço >> Agrupamento 2. Cadastro da Ordem de Serviço >> 2.15 TIPO O.S. PADRÃO (MONTAGEM)).

–  Trará os tipos de O.S. cadastradas na Tela [0380] TIPOS DE ORDEM DE SERVIÇO. Este parâmetro será utilizado para deixar o Tipo de O.S. selecionado como padrão nas O.S. que forem criadas.

A opção 2.15 só será habilitada, caso o MODELO da O.S. (campo 1.1 MODELO) seja MONTAGEM.

 

Permissões de Usuário:

(Utilitários >> Perfil e Usuários >> Perfil >> Tela [0984] CADASTRO DE PERFIL >> Permissões >> Tela [0645] PERFIL – PERMISSÃO DE ACESSO >> 4.Ordens de Serviço >> Agrupamento 1.Ordens de Serviço >> 1.18 PERMITE A ABERTURA DE OS COM PRODUTOS FORA DA GARANTIA (MONTAGEM)).

–  Permissão de usuário 1.18 PERMITE A ABERTURA DE OS COM PRODUTOS FORA DA GARANTIA (MONTAGEM), que irá controlar a inclusão de produtos na O.S. que estejam fora do prazo de garantia.

Um dos processos da O.S. de Montagem será a importação de itens (produtos) de uma Nota Fiscal de Venda, porém o sistema deverá permitir este processo apenas para os produtos que estejam dentro do prazo de garantia. Portanto, será considerado se o usuário tem esta permissão habilitada para liberar a importação destes produtos fora do prazo de garantia para uma nova O.S.

 

(Utilitários >> Perfil e Usuários >> Perfil >> Tela [0984] CADASTRO DE PERFIL >> Permissões >> Tela [0645] PERFIL – PERMISSÃO DE ACESSO >> 6. Financeiro >> Agrupamento 2.Contas a Receber >> 2.1.2 PERMITE O RECEBIMENTO DE PARCELAS SEM VALOR).

Determinará se o botão CORTESIA da Tela [0256] ORDEM DE SERVIÇO ficará ou não habilitado, o mesmo só ficará habilitado caso a opção 2.1.2 esteja marcada.

 

Configurações complementares:

(Cadastros >> Produtos >> Produtos >> Tela [0293] CADASTRO DE PRODUTOS >> Alterar >> Tela [0324 ALTERAÇÃO DE PRODUTOS >> aba Outras Informações >> 1.18 PRODUTO UTILIZA MONTAGEM NA OS).

  • Parâmetro 1.18 PRODUTO UTILIZA MONTAGEM NA OS, que deverá estar marcado quando o produto necessitar de um serviço específico de montagem.

Este parâmetro só ficará habilitado se o modelo da O.S. na Configuração do Sistema for MONTAGEM.

(Cadastros >> Produtos >> Produtos >> Tela [0293] CADASTRO DE PRODUTOS >> Alterar >> Tela [0324 ALTERAÇÃO DE PRODUTOS >> aba Outras Informações >> SERVIÇO ASSOCIADO (O.S. MONTAGEM)).

  • Quando o parâmetro 1.18 PRODUTO UTILIZA MONTAGEM NA OS for marcado , a opção SERVIÇO ASSOCIADO (O.S. MONTAGEM) será habilitada e será obrigatório informar um serviço associado a este produto. Este serviço será utilizado na inclusão de novas O.S. e na gravação da Nota Fiscal de Venda. Quando este produto for utilizado em uma Nota Fiscal ou em uma O.S., o serviço associado a ele será automaticamente inserido.
  • O campo Valor do Serviço é preenchido automaticamente pelo sistema, quando o valor do mesmo estiver definido no Cadastro do Serviço.

 

(Cadastros >> >> Produtos >> Produtos >> Tela [0293] CADASTRO DE PRODUTOS >> Alterar >> Tela [0324 ALTERAÇÃO DE PRODUTOS >> Aba Dados Gerais >> Garantia).

– Determinará o prazo, em dias, de garantia para este produto. Caso a garantia esteja expirada, só será permitida a inclusão deste produto em uma O.S. se o usuário possuir permissão habilitada. O prazo de garantia será definido a partir da data de emissão da Nota Fiscal de Venda ou no caso de inclusão manual na Ordem de Serviço, a partir da data de emissão da O.S..

 

(Cadastros >> Funcionários >> Funcionários >> Tela [0128] CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS >> Alterar >> Tela [0152] ALTERAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS >> Cargo/Função).

  • Deverá existir um funcionário configurado como MONTADOR para que seu nome seja disponibilizado para seleção na O.S..

 

(Fiscal >> Tabelas Fiscais >> Natureza de Operação >> Tela [0134] NATUREZA DE OPERAÇÃO >> Alterar >> Tela [0155] ALTERAÇÃO DA NATUREZA DE OPERAÇÃO >> aba CFOP Simples >> 6.5 MOVIMENTA ESTOQUE)

  • Será gerada a O.S. a partir da Nota Fiscal de Venda para produtos cuja CFOP movimente estoque de Saída (vide tópico Processos).

 

(Serviços >> Serviços >> Tela [0361] SERVIÇOS)

  • Nesta tela serão cadastrados os serviços utilizados na O.S., os serviços cadastrados aqui serão mostrados na opção 2.15 TIPO OS PADRÃO (MONTAGEM) da Configuração do Sistema e no filtro SERVIÇO ASSOCIADO no Cadastro de Produto.

 

Processos:

(Vendas >> Notas Fiscais >> Nota Fiscal >> Tela [0565] NOTA FISCAL >> Incluir >> Tela [0566] MANUTENÇÃO DA NOTA FISCAL).

O processo de gravação da Nota Fiscal de Venda é alterado caso as situações a seguir sejam verdadeiras:

  • módulo 06. Ordem de Serviço habilitado;
  • modelo de O.S. selecionado na Configuração do Sistema for Montagem;
  • exista na nota de venda algum produto que utiliza montagem (campo 1.18 PRODUTO UTILIZA MONTAGEM NA OS do Cadastro do Produto marcado); e
  • CFOP do produto que utiliza montagem movimenta estoque de Saída (Campo 6.5 MOVIMENTA ESTOQUE do Cadastro da Natureza de Operação igual a Saída).

Ao gravar uma nova Nota Fiscal de Venda nestas condições, o sistema irá gerar automaticamente uma Ordem de Serviço para o(s) produto(s) e irá incluir nesta O.S., o serviço que foi associado a este produto.

Será sempre 1 único produto para cada O.S. com seu respectivo serviço. Caso o produto tenha 2 unidades ou mais na Nota Fiscal de Venda, serão geradas duas ou mais Ordens de Serviço para os produtos e seus serviços.

A quantidade de O.S. lançada será igual a quantidade do item lançada na Nota Fiscal de Venda. Ex: Se lançar 1 produto na NF com quantidade = 3, serão abertas 3 O.S. automaticamente..

Há também a coluna GARANTIA no grid de produtos, que irá apresentar a quantidade de dias que este produto tem de garantia, esta quantidade será a mesma informada no Cadastro deste Produto.

Obs: este processo só será realizado quando estiver INCLUINDO a Nota Fiscal, na alteração não será realizado.

(Serviços >> Ordem de Serviço >> Ordem de Serviço >> Tela [0256] ORDEM DE SERVIÇO).

OCORRÊNCIA: abrirá a Tela [1109] OCORRÊNCIAS DA OS.

GARANTIA: abrirá a Tela [0691] GARANTIA DE PRODUTOS.

CORTESIA: alterará o TIPO DA O.S. para FATURADA e informará a data atual no campo DATA DE FECHAMENTO.

 

A funcionalidade de cada opção será explicada a seguir:

(Serviços >> Ordem de Serviço >> Ordem de Serviço >> Tela [0256] ORDEM DE SERVIÇO >> Ocorrência >> Tela [1109] OCORRÊNCIAS DA O.S.).

  • Tela [1109] OCORRÊNCIAS DA OS para a OS de Montagem, no qual será possível registrar, sempre que necessário, uma ocorrência para a O.S., esta ocorrência pode ser uma observação qualquer a respeito da O.S. selecionada.

Poderão ser criadas várias ocorrências para uma mesma O.S., assim, a cada geração de ocorrência, o sistema irá gravar as informações nesta mesma tela com a data atual de geração da ocorrência ( não poderá ser alterada), a data da ocorrência (poderá ser alterada) e a descrição da ocorrência.

Os campos DATA PROMETIDA, HORA PROMETIDA e SITUAÇÃO, sempre que forem alterados, atualizarão a respectiva O.S. com a nova informação, já o restante dos campos serão apenas registrados na ocorrência que será salva.

 

(Serviços >> Ordem de Serviço >> Ordem de Serviço >> Tela [0256] ORDEM DE SERVIÇO >> Garantia >> Tela [0691] GARANTIA DE PRODUTOS).

  • Ao clicar em Garantia, o sistema abrirá a Tela [0691] GARANTIA DE PRODUTOS, a mesma tela acessada através do caminho Vendas >> Notas Fiscais >> Garantia >> Tela [0690] GARANTIA DE PRODUTOS >> Incluir >> Tela [0691] GARANTIA DE PRODUTOS. Quando for acessada pela O.S., o sistema irá abrir a tela, permitindo incluir uma nova garantia. Caso a O.S selecionada já tenha uma garantia inclusa, ao clicar em GARANTIA, será aberta a tela com esta garantia já inclusa, permitindo sua alteração.

A coluna SITUAÇÃO GARANTIA na grid de Produtos, permite visualizar a situação da garantia inclusa para a O.S. Todo o processo da garantia será o mesmo já existente no sistema.

O botão GARANTIA ficará habilitado apenas quando a O.S. for gerada pela Tela de Nota Fiscal de Venda ou conter um produto importado de uma Nota Fiscal de Venda.

 

(Serviços >> Ordem de Serviço >> Ordem de Serviço >> Tela [0256] ORDEM DE SERVIÇO >> Cortesia).

  • Ao clicar em CORTESIA, o sistema irá alterar o TIPO DA OS para FATURADA e irá alimentar o campos de DATA e HORA de FECHAMENTO para a data atual. O botão CORTESIA irá considerar a permissão de usuário em 6. FINANCEIRO >> 2.1.2 PERMITE O RECEBIMENTO DE PARCELAS SEM VALOR para ficar ou não habilitado, sendo que só ficará habilitado caso a permissão esteja marcada.

 

(Serviços >> Ordem de Serviço >> Ordem de Serviço >> Tela [0256] ORDEM DE SERVIÇO >> Incluir/Alterar >> Tela [0268] ORDEM DE SERVIÇO).

Na inclusão da O.S. de Montagem, será possível importar uma nota fiscal de venda ou incluir uma O.S. manualmente:

  • Inclusão de O.S. manualmente.

Na parte superior da O.S. (cabeçalho) podemos inserir um produto, onde apenas será permitido produtos que estejam com o parâmetro 1.18 de seu cadastro marcado, identificando assim que este produto UTILIZA MONTAGEM.

Assim que inserir o produto no cabeçalho da O.S., o serviço deste produto será incluso automaticamente. Será permitido inserir outros produtos e serviços em suas respectivas abas, porém o cabeçalho sempre terá o produto que utiliza montagem.

Este produto de montagem do cabeçalho será obrigatório informar. Para o serviço associado ao produto de montagem, será possível informar um MONTADOR na edição deste serviço, que será considerado para o cálculo da comissão, normalmente.

 

  • Inclusão de OS importando Nota Fiscal de Venda.

Na tela [0268] ORDEM DE SERVIÇO (inclusão de O.S.), na parte superior esquerda, há o menu FUNÇÕES, onde foi inclusa a opção IMPORTAR NOTA FISCAL. Essa opção só ficará visível se o tipo de O.S. for Montagem e ficará habilitado somente ao inserir uma O. S, ao alterar uma O.S., ou incluir um produto avulso ficará desabilitado.

 

Ao clicar nesta opção será exibida a tela para pesquisa da nota fiscal de venda, Tela [0109] PROCURA NOTA FISCAL. Para selecionar uma nota, localize-a através dos filtros e de um duplo clique sobre ela, sempre que for selecionada uma nota fiscal, o sistema irá apresentar a Tela [1110] PRODUTOS DA NOTA QUE UTILIZAM MONTAGEM, listando apenas os produtos que utilizam montagem da respectiva nota fiscal, podendo escolher apenas 1 dentre eles, caso tenha mais de 1 item na nota.

 

Na Tela [1110] serão exibidos os dias de garantia de cada produto que utiliza montagem, e se o mesmo ainda está em garantia ou não, respectivamente, nas colunas DIAS GARANTIA e EM GARANTIA. Caso o produto não esteja em GARANTIA, o sistema irá considerar a nova permissão de usuário (1.18 PERMITE ABERTURA DE

O.S. COM PRODUTOS FORA DA GARANTIA (MONTAGEM), verificando se o usuário logado ao sistema possui a devida permissão.

Sempre que for importado um produto de montagem de uma Nota Fiscal, o campo CLIENTE será preenchido com o mesmo cliente da Nota Fiscal de Venda e ficará desabilitado, o restantes dos campos serão alimentados com as informações do produto de montagem escolhido da nota.

 

Será permitido apenas uma operação, inserir o produto manualmente ou importá-lo de uma Nota Fiscal de Venda. Caso o produto seja digitado manualmente a opção de IMPORTAR NOTA FISCAL ficará desabilitada; caso seja importada a nota fiscal, o campo de código de barra será desabilitado.

(Serviços >> Ordem de Serviço >> Ordem de Serviço >> Tela [0256] ORDEM DE SERVIÇO)

  • Na Tela [0256] ORDEM DE SERVIÇO, há a coluna SLA , que irá identificar o status da O.S. de acordo com a data prometida através de cores:
  • Bandeira Azul = Data Prometida vazia
  • Bandeira Verde = Data Prometida maior que a data de hoje
  • Bandeira Amarela = Data Prometida igual a data de hoje
  • Bandeira Vermelha = Data Prometida menor que a data atual

 

(Serviços >> Ordem de Serviço >> Tela [0256] ORDEM DE SERVIÇO >> Funções >> Manutenção de comissão >> Tela [0252] MANUTENÇÃO DE COMISSÕES DE SERVIÇOS EM O.S.)

Será considerada comissão para o montador que for informado no serviço da O.S..