1 INTRODUÇÃO

A gestão do estoque de uma empresa envolve a gestão material de recursos, que se não for bem administrada, corre-se o risco da empresa ficar sem produtos para atender seus clientes ou perder dinheiro com mercadorias paradas. O objetivo básico do controle do estoque é controlar as entradas e o consumo de materiais, controlando-se assim também os desperdícios e o alto investimento desnecessário.

Sendo assim, é de grande importância que o processo de registro de produtos que entram e saem do estoque seja feito corretamente.

A correta gestão do estoque é vista como um fator estratégico dentro das empresas. Neste manual será explicado o funcionamento do processo do estoque dentro do sistema ONCLICK.

 

2 TIPOS DE ESTOQUE

O sistema ONCLICK apresenta várias situações de estoque, que auxiliam no dia a dia da empresa, mas que também podem gerar dúvidas.

Abaixo, conceituamos cada uma das situações de estoque:

2.1 Estoque Mínimo

Refere-se ao estoque que sempre deve constar na empresa. Ele se destina a atender as necessidades básicas e imediatas, impedindo que os negócios praticados sejam prejudicados pela falta daquele produto. É a quantidade mínima que o produto pode atingir antes de sua compra. Deve ser uma quantidade onde tenha tempo necessário para o produto chegar do fornecedor. Exemplo: iniciar uma cotação do produto X, fechar a cotação, o fornecedor faturar o produto X e a transportadora entregar o produto na empresa, estima-o tempo de 10 dias. Se a empresa vende em média 2 produtos X por dia, terei que ter no estoque mínimo 20 produtos X, para que a prateleira não fique sem este produto.

2.2 Estoque Máximo

É uma quantidade suficiente para atendimento de um determinado período. Na compra acima dessa quantidade, o produto poderá ficar estocado por um tempo muito alto, e dependendo do produto poderá ter seu prazo de validade vencido. Utilizado também para auxiliar um novo comprador a se basear no quanto ele pode comprar. Exemplo: para determinar a quantidade de estoque máximo, dependerá de quanto em quanto tempo será feita a compra deste produto, se a empresa determinar que o estoque máximo deva ser de 20 dias (teoricamente a compra deste produto seria feita de 20 em 20 dias) e este produto tem uma venda diária de 2 unidades, o estoque máximo para os 20 dias seria de 40 unidades.

2.3 Estoque de Segurança

O estoque de segurança indica a quantidade de determinado produto que você deve/pode dispor para que não seja surpreendido pelas demandas dos clientes. Pode acontecer também de, para alguns produtos, o fornecedor não estar sempre disponível: assim, a idéia em adquirir produtos tendo como parâmetro o Estoque de Segurança é de que nunca faltará aquele produto. É a quantidade mínima que o produto pode atingir antes de sua cotação. Deve ser uma quantidade onde tenha tempo necessário do produto ser cotado antes de atingir o estoque mínimo. Deve ser maior que o estoque mínimo, deve-se levar em conta a análise da curva ABC para determinar a quantidade deste estoque. Os produtos classificados como A que representam 80% do valor devem possuir o menor investimento em estoques de segurança (já que pelo valor são produtos mais caros), já os produtos classificados como C poderão ter estoques maiores, e os classificados como B deverão ter um tratamento intermediário.

2.4 Estoque Compra

O estoque relacionado à compra refere-se à quantidade de itens de um determinado produto presentes em pedidos de compra. Esta quantidade pode ser consultada nas telas de Cadastro de Produto, Atualização de Preços e Procura de Produtos.

Exemplo –

Ao selecionar um item na grid do Cadastro de Produto, é exibido no rodapé da tela o box abaixo:

Neste exemplo, a informação do campo COMPRA significa que este produto possui 50 itens em um ou mais pedidos de compra, para visualizar quais são estes pedidos é só clicar na lupa ao lado do campo. Se tivesse a informação 0, significaria que não há nenhum produto em um pedido de compra. Ao clicar na lupa, a tela abaixo é aberta:

Esta tela apresenta informações do pedido de compra como seu número, fornecedor e a quantidade presente nele.

2.5 Estoque Atual

O estoque atual refere-se à quantidade de itens de um determinado produto que atualmente está presente no estoque da empresa e que não estão reservados para a venda, ou seja, que não estão em Pedidos de Venda. Refere-se a todo o estoque daquele produto na empresa no momento, é a soma dos estoques reservado e disponível.

Esta quantidade pode ser consultada nas telas de Cadastro de Produto, Atualização de Preços e Procura de Produtos.

Exemplo –

Ao selecionar um item na grid do Cadastro de Produto, é exibido no rodapé da tela o box abaixo:

Neste exemplo, a informação do campo ATUAL significa que este produto possui 25 itens no estoque, entre disponíveis para venda e reservados. Se tivesse a informação 0, significaria que não há estoque deste produto. Se tivesse um valor negativo ( -5, por exemplo), significaria que mesmo não havendo estoque foi criado um pedido de venda ou uma nota fiscal de venda para produto.

  • Há uma permissão de usuário que libera a venda de produto sem estoque no sistema, esta situação pode ocorrer em casos onde não há um controle correto do estoque por parte da empresa (existe a mercadoria, mas não consta no sistema) ou quando a nota de compra ainda não foi lançada e é necessário efetuar a venda.

Fique atento para retirar a permissão caso não deseje que esta situação ocorra. (Utilitários >> Perfil e Usuários >> Perfil >> Tela [0984] CADASTRO DE PERFIL >> Permissões >> Tela [0645] PERFIL – PERMISSÃO DE ACESSO >> 3.Vendas >> aba Parâmetros Comuns >> 2.11 LIBERA VENDA/TRANSFERÊNCIA DE PRODUTO SEM ESTOQUE).

Ao clicar na lupa ao lado do campo é aberta uma tela que informa quanto há de estoque em cada almoxarifado, caso a empresa trabalhe com múltiplos almoxarifados.

2.6 Estoque Reservado

O estoque reservado refere-se à quantidade de itens de um determinado produto presentes em pedidos de venda, ou seja, estes itens estão vendidos mas constam no estoque da empresa pois não foi feito ainda seu faturamento, por isso diz que estão reservados.

Esta quantidade pode ser consultada nas telas de Cadastro de Produto, Atualização de Preços e Procura de Produtos.

Exemplo –

Ao selecionar um item na grid do Cadastro de Produto, é exibido no rodapé da tela o box abaixo:

Neste exemplo, a informação do campo RESERVADO significa que este produto possui 10 itens em um ou mais pedidos de venda aguardando o faturamento (importação para a nota fiscal de venda), para visualizar quais são estes pedidos é só clicar na lupa ao lado do campo. Se tivesse a informação 0, significaria que não há nenhum produto em um pedido de venda. Ao clicar na lupa, a tela abaixo é aberta:

  • O estoque será reservado ao fazer um pedido de venda, caso a configuração do sistema citada abaixo esteja marcada:

(Utilitários >> Configurações >> Sistema >> Tela [0030] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA – CADASTRO DE EMPRESAS >> Alterar >> Tela [0444] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA >> 7.Vendas >> aba Pedido >> 2.14 RESERVAR ESTOQUE).

2.7 Estoque Disponível

O estoque disponível refere-se à quantidade de itens de um determinado produto que poderá ser vendida caso um cliente apareça neste momento na loja, ou seja, é a quantidade disponível para a venda, que não está reservada em Pedidos de Venda. É o estoque atual menos o estoque reservado.

Esta quantidade pode ser consultada nas telas de Cadastro de Produto, Atualização de Preços e Procura de Produtos.

Exemplo –

Ao selecionar um item na grid do Cadastro de Produto, é exibido no rodapé da tela o box abaixo:

Neste exemplo, a informação do campo DISPONÍVEL significa que este produto possui 15 unidades disponíveis para venda. Repare que este produto possui 25 itens em seu estoque, porém como 10 estão reservados, considera-se disponíveis somente 15. Se tivesse a informação 0, significaria que não há nenhuma unidade disponível para a venda, o que não significa que não há unidades no estoque da empresa, mas sim que a mesma quantidade existente pode estar reservada em pedidos de venda.

Para visualizar onde estão estas unidades, clique na letra ao lado do campo. Dependendo de algumas configurações, a letra apresentada será diferente e consequentemente abrirá telas diferentes. Se estiver marcada no cadastro do produto a informação de controle de lotes (Cadastro do Produto >> aba Outras Informações >> 1.10 Controlar Lotes), será exibida a letra L, e ao clicar nela, será aberta a Tela Lotes Disponíveis.

Caso esteja habilitada na Configuração do Sistema, a inclusão múltipla de produto (Configuração do Sistema >> 5.Produtos/Preços >> 2.1 UTILIZA INCLUSÃO MÚLTIPLA DE PRODUTOS), será exibida a letra G (estoque por grade), e ao clicar nela, será aberta a Tela [1152] CONSULTA POR GRADE, exibindo o estoque de cada uma das grades do produto.

Curva ABC de Produtos

A Curva ABC é um método de categorização de estoque, um instrumento para examinar estoques permitindo identificar quais itens merecem maior atenção. Seu objetivo principal é deixar claro quais são os produtos mais importantes para a empresa.

Consiste na verificação, em certo espaço de tempo, do consumo em valor monetário, ou quantidade dos itens do estoque, para que eles possam ser classificados em ordem decrescente de importância. Aos itens mais importantes de todos, segundo a ótica do valor ou da quantidade (principais itens em estoque e de alta prioridade), dá-se a denominação de itens da CLASSE A; aos intermediários (itens que não são considerados economicamente preciosos), itens da CLASSE B; e aos menos importantes, itens da CLASSE C. A experiência demonstra que poucos itens, de 10% a 20% do total, são da classe A, enquanto uma grande quantidade, em torno de 50%, é da classe C e 30% a 40%, são da classe B. A Curva ABC é muito usada para a administração de estoques, para a definição de políticas de vendas, para estabelecimento de prioridades, para a programação da produção, etc.

Cadastro de Produto

Na Tela [0324] ALTERAÇÃO DE PRODUTOS, existe o Agrupamento CURVA ABC na Aba DADOS GERAIS. Uma vez realizada a inclusão do Produto, esse Agrupamento estará vazio, sem nenhuma informação. Para visualizar dados nesse agrupamento, é necessário gerar um relatório sobre os Produtos (curva ABC no histórico de vendas) que contemple essa informação.

Com o produto cadastrado, com estoque já cadastrado e inicializado, vá em Vendas, no grupo Notas Fiscais, clique em Relatórios e escolha a opção Histórico de Vendas (BI). Será aberta a Tela [0312] HISTÓRICO DE VENDAS. Nessa Tela, escolha dentre os HISTÓRICOS disponíveis, a opção Curva ABC de Produtos.

Agora, realize as configurações desejadas nas abas disponíveis e clique em Pesquisar. A Aba CURVA ABC e a Aba GRÁFICO disponibilizarão as informações acerca da Curva ABC dos produtos desejados. A Curva ABC serve como um parâmetro concreto para averiguar a participação de determinado produto no lucro da empresa.

ATENÇÃO: serão considerados para a Curva ABC somente os itens selecionados na Aba CAMPOS DE PESQUISA. Caso seja considerado somente parte do Estoque, somente essa parte será classificada; assim, teremos os dados para a Curva ABC de acordo com o universo de produtos selecionados, não de acordo com seu total no sistema.

O relatório de Histórico de Vendas pela Curva ABC de Produtos permitirá visualizar, dentre os produtos selecionados na Aba CAMPOS DE PESQUISA, como eles se relacionam de acordo com a lógica da curva ABC. Tal relatório é extremamente funcional, uma vez que permitirá entender a importância financeira de cada um dos produtos nas diferentes movimentações de Saída da empresa.

Originalmente, na Aba CURVA ABC os valores para o campo % CLASSE A será de 20, o % CLASSE B será de 30 e o % CLASSE C será de 50. Tais valores poderão ser modificados, uma vez que é permitido ao usuário informar o peso desejado para cada uma dessas categorias – entretanto, recomendamos utilizar as configurações já presentes no sistema, pois elas se adequam à teoria e prática que fundamenta a elaboração conceitual sobre Curva ABC.

Ainda na Aba CURVA ABC, teremos a coluna % que permite visualizar o percentual relativo de cada um desses produtos.

Uma vez gerada a Curva ABC para os produtos selecionados, a coluna ABC da Tela [0293] CADASTRO DE PRODUTOS e o agrupamento CURVA ABC da Tela [0324] ALTERAÇÃO DE PRODUTOS serão alimentados com os dados provenientes desse relatório. Assim, caso selecione, por exemplo, somente os produtos de uma marca determinada, serão considerados somente tais produtos para calcular a proporcionalidade de cada um deles na Curva ABC. Sugerimos, assim, que calcule esse relatório com o maior número de produtos possíveis – exclua, por exemplo, os de uso interno.

  • A classificação destes produtos na curva ABC, possibilita assim quantificar de forma mais assertiva as quantidades de estoques mínimo, máximo e de segurança.

 

3 CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA

Utilitários >> Configurações >> Sistema >> Tela [0030] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA >> Alterar >> Tela [0444] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA

A partir desta Tela será possível configurar várias situações referentes ao estoque:

Opção 3. Parâmetros Gerais

1.4 QTDE ESTOQUE: Poderá ser definida uma quantidade de casas decimais para o valor de estoque a ser mostrado na Tela de Alteração Física.

Opção 5. Produtos/Serviços

1.13 UTILIZA DESCONTO POR TEMPO EM ESTOQUE (PIRÂMIDE DE DESCONTO): Importante entender sobre o giro das mercadorias para determinar em que momento devemos fazer promoções, liquidações ou queimas do estoque (Cadastros >> Preços >> Desconto Estoque >> Tela [0918] CADASTRO DE DESCONTO POR TEMPO EM ESTOQUE). Conhecendo o tempo de giro do estoque de produtos, podemos programar Promoções, Liquidação de produtos próximos ao tempo de giro e queima de estoque quando o produto continua em estoque após o tempo de giro, isto é, o estoque deste produto deveria estar zerado caso não exista nova compra do produto. Este campo marcado habilita o campo Desconto Estoque que abre a Tela [0918].

3.12 QUANTIDADE PADRÃO PARA ESTOQUES AUXILIARES: Há a possibilidade de realizar um cálculo na Tela de Estoques Auxiliares (Tela [0952] ALTERAÇÃO DO ESTOQUE), através do box AJUSTES para o preenchimento automático das informações da Tela. Caso o cálculo realizado por este ajuste resulte em 0 (não houve venda no período informado para os produtos filtrados), o sistema atribuirá aos produtos pesquisados, as quantidades de estoque informadas nesta configuração.

Opção 7.Vendas

Aba Parâmetros Comuns

2.2 MOSTRAR ESTOQUE DO KIT NA NOTA/PEDIDO: Será exibido o estoque do produto kit e não dos itens do kit, ao lançá-lo em uma nota ou pedido de venda.

2.3 BAIXAR O ESTOQUE DO KIT NA VENDA: Será debitado o estoque do produto kit e não dos itens do kit. Importante conhecer o Parecer Normativo CST nº 112/1974 e art. 127 do RICMS/2000, para o estado de São Paulo que impossibilita a venda de kit e sim os itens constantes no kit cada qual com sua alíquota.

2.14 VENDER SOMENTE O ESTOQUE DO ALMOXARIFADO POSICIONADO: Com a opção marcada, ao fazer uma venda e selecionar o item será exibido somente o estoque do almoxarifado selecionado na aba Outras Informações da mesma Tela (aba Outras Informações >> campo Almoxarifado), ou se for um pedido de venda, o campo localiza-se acima da inclusão dos itens. O estoque será debitado deste almoxarifado selecionado. Com a opção desmarcada, será exibida a quantidade total do estoque, somando-se todos os almoxarifados.

2.17.1 BAIXAR O ESTOQUE DOS ITENS DO KIT CUSTOMIZADO: Será debitado o estoque dos itens do kit, e do produto kit.

Aba Pedido

2.14 RESERVAR ESTOQUE: Reservará a quantidade do pedido de venda, com a opção desmarcada, o estoque não será reservado. Levando em consideração a configuração do Tipo de Pedido (Vendas >> Tabelas Diversas >> Tipos de Pedido >> Tela [0756] CADASTRO DOS TIPOS DE PEDIDO >> campo RESERVA DE ESTOQUE).

3.4 BLOQUEIA O LANÇAMENTO DE PRODUTOS SEM ESTOQUE: Com a opção marcada, no pedido de venda não será permitido incluir produtos que não possuem estoque, a não ser que o usuário possua permissão (Utilitários >> Perfil e Usuários >> Perfil >> Tela [0984] CADASTRO DE PERFIL >> Permissões >> Tela [0645] PERFIL – PERMISSÃO DE ACESSO >> 3.Vendas >> 2.11 LIBERA VENDA/TRANSFERÊNCIA DE PRODUTO SEM ESTOQUE).

3.5 VERIFICAR ESTOQUE AO GRAVAR PEDIDO: Além de fazer o controle de estoque no momento do lançamento dos produtos, o estoque será reavaliado após a gravação do pedido. Imaginemos vários terminais de pedidos por telemarketing, um pedido aberto com um determinado produto na hora X poderá ter estoque, mas no momento da gravação, o mesmo produto poderá ter o estoque reservado por outros pedidos gravados antes deste por outros terminais.

7.17 IDENTIFICAR PRODUTOS INDISPONÍVEIS NO ESTOQUE: Com esta opção marcada, ao incluir um pedido de venda com produtos sem estoque, na impressão do pedido gráfico os produtos que não possuem estoque ficarão sinalizados na impressão com um asterisco (*).

Esta opção só funciona com uma configuração do tipo de pedido também marcada – (Vendas >> Tabelas diversas >> Tipos de Pedido >> Tela (0756) CADASTRO DOS TIPOS DE PEDIDO >> opção IDENTIFICAR PRODUTOS INDISPONÍVEIS NO ESTOQUE).

9.3 RESERVAR ESTOQUE AO REALIZAR UM PEDIDO: Reserva o estoque dos pedidos e-commerce, antes de serem processados como pedidos no ONCLICK.

Aba Nota Fiscal

6.3 IMPORTAR SOMENTE OS ITENS COM ESTOQUE POSITIVO: Com essa opção marcada, ao incluir uma nota de venda importando um pedido de venda que possua itens sem estoque, estes itens não serão importados para a nota fiscal. Ao selecionar o pedido na tela de importação, será exibida a tela abaixo, informando quais produtos do pedido não possuem estoque:

Ao gravar a nota, e clicar em Sim para manter os itens pendentes, será criado um novo pedido com o Tipo de Pedido “Resíduo” com os produtos não importados por falta de estoque.

  • Na Tela [0540] IMPORTAR PEDIDO (importação de Pedido de Venda para a Nota Fiscal de Venda) há a opção IMPORTAR SOMENTE OS ITENS COM ESTOQUE POSITIVO. Se a opção 6.3 da Configuração do Sistema estiver marcada, a opção do Tela [0540] virá automaticamente marcada. Se a opção 6.3 da Configuração do Sistema estiver desmarcada, a opção da Tela [0540] virá desmarcada e o campo desabilitado.

6.3.1 CONSIDERAR O ESTOQUE ATUAL NA IMPORTAÇÃO DO PEDIDO: Com essa opção marcada, ao importar um pedido de venda será verificado o estoque atual dos itens do pedido. Caso algum esteja zerado ou negativo, tais itens não serão importados.

Se ocorrer de um mesmo pedido de venda importado possuir itens que possuem estoque e outros que não possuem estoque, somente os itens com estoque serão importados para a nota de venda e os sem estoque permanecerão no pedido de venda, porém este pedido terá seu tipo alterado para RESÍDUO (RES).

Opção 9.Fornecedor/Compra

4.14 PERMITE NOTA DE DEVOLUÇÃO DE COMPRA COM ESTOQUE NEGATIVO: Com essa opção desmarcada, ao fazer uma devolução de compra de um produto com estoque disponível negativo não será permitido gravar a devolução.

6.3 ATUALIZA ESTOQUE ATRAVÉS DO RECEBIMENTO DE COMPRA: Com essa opção marcada, ao incluir um recebimento de compra em Compras >> Recebimento de Compra

– o módulo Recebimento de Compras deve estar habilitado, o estoque constante no recebimento será somado ao estoque

Opção 10.Indústria

1.3 RESERVAR O ESTOQUE EM ORDEM DE PRODUÇÃO: Será reservado o estoque das matérias primas, semiacabados, componentes, embalagens constantes nas fórmulas.

1.4 CALCULAR A ORDEM DE PRODUÇÃO UTILIZANDO O ESTOQUE DISPONÍVEL: A produção será calculada levando em consideração o estoque disponível dos produtos acabados que constam na ordem de produção. Algumas empresas optam por não levar em consideração o estoque disponível com o objetivo de formação de estoque.

1.8 EXIBIR SALDO EM ESTOQUE NA CONSULTA DA ORDEM DE PRODUÇÃO: Em determinados casos é importante saber o saldo atual dos produtos e matérias primas no momento de consultar uma ordem de produção.

2 MOVIMENTAÇÃO DE ESTOQUE: Nos parâmetros que seguem, há a opção de debitar os insumos no encerramento da Ordem de Produção, ou ao iniciar a Ordem de Produção. Marque a opção correspondente de acordo com o momento que deseja que ocorra o débito do estoque dos insumos, sendo as opções 2.4 a 2.7 referentes ao encerramento da OP, e as opções 2.8 a 2.11 referentes a abertura da OP.

Para habilitar os campos 2.7 e 2.11, a opção 2.3 Creditar SemiAcabado deve estar marcada.

 

4 PERMISSÕES DE USUÁRIO

Utilitários >> Perfil e Usuários >> Perfil >> Tela [0984] CADASTRO DE PERFIL >> Permissões >> Tela [0645] PERFIL – PERMISSÃO DE ACESSO

A partir desta Tela será possível habilitar ou desabilitar várias situações referentes ao estoque:

Opção 2. Produtos

1.3 NA PROCURA DE PRODUTO LISTAR O ESTOQUE DA EMPRESA SELECIONADA: Se estiver marcada, e a base for multiempresa, será exibido somente o estoque da empresa que estiver logada, e não o estoque de todas. No cadastro de usuários é determinado qual(is) empresa(s) ele terá acesso (Utilitários >> Perfil e Usuários >> Usuários >> Tela [0422] USUÁRIOS >> Propriedades >> Tela [0985] PROPRIEDADES DO USUÁRIO >> campo EMPRESA).

1.4 MOVIMENTAR OS ALMOXARIFADOS: Permite movimentar (vender, transferir) o estoque dos almoxarifados selecionados neste campo.

1.5 VISUALIZAR OS ALMOXARIFADOS: Será exibido o estoque dos almoxarifados selecionados. Atenção a este campo, pois caso a empresa possua mais de um almoxarifado e esteja selecionado somente um almoxarifado neste campo, este usuário conseguirá ver no cadastro do produto somente o estoque deste almoxarifado selecionado, não possuindo uma visão geral da quantidade em estoque.

4.3 PERMITE ATUALIZAÇÃO DO ESTOQUE MANUAL: Com a opção marcada, permite alterar o estoque na Tela [0303] ALTERAÇÃO FÍSICA DO ESTOQUE. Com a opção desmarcada, a Tela de Alteração Física ficará desabilitada para o usuário. Esta opção (de alteração física) trata a movimentação do estoque de forma simplificada, porém internamente será gerada uma requisição de entrada ou saída conforme a alteração efetuada.

4.4 OCULTAR A VISUALIZAÇÃO DO ESTOQUE NA DIGITAÇÃO DO INVENTÁRIO: Com essa opção marcada, na Tela [0692] DIGITAÇÃO DO INVENTÁRIO, a coluna ESTOQUE ficará desabilitada, não permitindo a visualização do estoque do produto. Assim, não permite que o usuário faça alguma manipulação irregular, conhecer o estoque pode possibilitar algum acerto não autorizado.

Opção 3.Vendas

Aba Parâmetros Comuns

2.11 LIBERA VENDA/TRANSFERENCIA DE PRODUTO SEM ESTOQUE: Permite vender o produto ou transferi-lo de almoxarifado sem que haja estoque disponível. Necessário principalmente em novas implantações, onde o estoque ainda não foi atualizado ou foi efetuado o inventário para registro no sistema.

Opção 15. Integração Web

1.3 PERMITE ENVIAR ESTOQUE DE PRODUTOS: Quando o estoque é controlado pelo ERP, é necessário que o estoque do site seja atualizado, para que não ocorra venda de produtos que não tenham mais no estoque.

 

5 INVENTÁRIO

O inventário é uma relação de bens pertencentes a uma empresa, disponíveis em estoque para venda no processo normal ou para serem utilizados na fabricação de produtos, geralmente contêm a descrição do produto, a quantidade existente e o local onde se encontram no espaço físico da empresa.

No sistema ONCLICK, o processo de elaboração do inventário consiste na preparação para o inventário, contagem do estoque e digitação do inventário.

5.1 Preparação para Inventário

Estoque >> Preparação para Inventário >> Tela [0032] PREPARAÇÃO PARA INVENTÁRIO

A preparação para o inventário é o procedimento realizado antes da contagem física do estoque.

Nesta tela é feito o bloqueio do estoque que será contado (travamento do estoque) e posteriormente o seu desbloqueio (quando processado o estoque contado, o desbloqueio do estoque se dá de forma automática).

  • Ao travar o estoque é imprescindível que não ocorra nenhuma movimentação utilizando as mercadorias escolhidas.

Para iniciar a preparação do inventário:

  1. Faça a pesquisa dos produtos que deseja travar utilizando os filtros da Tela. Caso deseje selecionar os produtos de determinado inventário já criado, utilize o filtro NR INVENTÁRIO. Em casos de utilização de múltiplos almoxarifados é necessário que seja filtrado de qual almoxarifado será feita a contagem.
  2. Selecione os produtos. Esta seleção pode ser feita através das setas azuis (para baixo, transfere itens para a grid debaixo; para cima, devolve o item caso a seleção esteja errada), ou apertando o Enter em cima do produto. Para selecionar todos os produtos listados, clique em Marcar Todos ou CTRL + A e clique na seta para baixo.
  3. Os itens que serão preparados para o inventário passarão a constar na grid inferior da Tela. Confira se estão corretamente selecionados.
  4. O NÚMERO INVENTÁRIO irá mostrar o identificador numérico para o inventário gerado nesse procedimento. Tal número visa controlar e organizar suas operações.
  5. Com os produtos corretamente selecionados, clique em Travar Estoque.
  6. O número vinculado a este inventário será mostrado em vermelho.

Pronto, o estoque destes produtos foi travado com sucesso.

Para destravar este estoque selecione no campo NR INVENTÁRIO o número do inventário que foi gerado no momento do bloqueio e clique em Destravar Estoque.

Com a opção CONSIDERA O ESTOQUE DISPONÍVEL selecionada, será impresso o estoque disponível de cada produto, ou seja, o estoque atual menos a quantidade já reservada.

5.2 Contagem do Inventário

Com o estoque preparado e travado, é necessário proceder à sua contagem; para tanto, dispomos de dois métodos possíveis para a contagem, sendo o manual e o automatizado.

Contagem do Inventário (manual)

Estoque >> Estoque >> Relatórios >> Relatório para Contagem de Estoque >> Tela [0334] CONTAGEM DE ESTOQUE

Para proceder à contagem manual do Inventário, o ONCLICK oferece como recurso um relatório que orienta essa contagem; entretanto, ainda assim o usuário do sistema deverá realizar mecanicamente a contagem e conferência de seu estoque.

Essa Tela oferece a possibilidade de gerar um relatório auxiliar à contagem do estoque. Tal procedimento acaba sendo utilizado, uma vez que não necessita de nenhum equipamento específico para sua efetivação.

Assim, utilizando-se dos filtros, é possível gerar esse relatório sem ter nenhum NR INVENTÁRIO gerado. Entretanto, recomendamos que seja realizada somente a impressão para conferência dos inventários já gerados. Nesse campo, estarão disponíveis os números dos inventários gerados e que ainda estejam sob a rotina indicada acima de travamento de estoque.

Pelos demais filtros oferecidos, é possível selecionar por MARCA, GRUPO, CATEGORIA, selecionar somente um TIPO DE PRODUTO específico, etc. Sugerimos que proceda à impressão de um relatório próximo à organização do seu estoque, otimizando o processo de contagem.

Clicando em Imprimir, será aberta a Tela para configuração da impressão. Aceitando que a impressão seja realizada, será fornecido um relatório semelhante ao abaixo (no caso abaixo, com o NR INVENTÁRIO selecionado, ORDENADO POR Descrição e com o TIPO DE PRODUTO selecionado somente Produto Acabado):

Informe, na coluna Qtde, a quantidade do item presente no estoque. Reforçamos que tal conferência deve ser feita manualmente, utilizando esse relatório impresso como auxiliar –são indicadas a COR, a MARCA e o LOCAL do item para que seja facilitado o processo de contagem / identificação dos produtos.

Contagem do Inventário (automatizada)

Estoque >> Contagem do Inventário >> Tela [0750] COLETOR DE DADOS

  • Não é possível informar Lote a partir desse recurso do Coletor de Dados.

A principal desvantagem desse processo é de que o computador do usuário que realizará a contagem deve estar no estoque, com os itens passando pelo responsável pela operação do equipamento coletor.

Nesta tela é possível utilizar o leitor de código de barras para digitação do seu inventário.

Selecione o Almoxarifado e o Número do inventário a ser atualizado.

Inicie a contagem pelo coletor.

  • Ao marcar a opção TRAVAR QUANTIDADE = 1, na parte inferior da tela, o campo QTDE A SER SOMADA não ficará habilitado. Dessa forma, os itens terão que ser lidos um a um pelo coletor de dados, impossibilitando a digitação pelo teclado.

1) Informe o almoxarifado e o número identificador do INVENTÁRIO.

2) Bipe o CÓDIGO DE BARRAS do item.

3) O campo DESCRIÇÃO será preenchido automaticamente, uma vez que o produto deve estar previamente cadastrado no sistema.

4) A QTDE CONTADA indica a quantidade que já foi informada para aquele produto (uma vez que é possível contar o mesmo produto mais de uma vez).

5) A QTDE A SER SOMADA, quanto daquele Produto deverá ser incluso em estoque ou na contagem presente; informe o número e clique em Enter.

6) A QTDE CONTADA TOTAL indica quantos itens daquele tipo, sob aquele Código de Barras,

foram encontrados.

A Tela [0750] COLETOR DE DADOS não possui botão de Gravar, todas as informações serão enviadas automaticamente para a grid de exibição de resultados da Tela [0692] DIGITAÇÃO DO INVENTÁRIO.

5.3 Digitação do Inventário

Estoque >> Digitação do Inventário >> Tela [0692] DIGITAÇÃO DO INVENTÁRIO

O Inventário se resume em uma listagem dos bens disponíveis na empresa. Uma vez que o estoque foi contabilizado, é necessário digitar os valores indicando a quantia de cada produto, seja manualmente através da digitação ou utilizando um coletor ou leitor de código de barras.

Digitação do Inventário (manual e coletor de dados):

1- Selecione o Almoxarifado e o Número do inventário, aperte a tecla Enter, em seguida serão apresentados todos os itens deste inventário.

2- Inicie a digitação incluindo a quantidade do produto na coluna Est. Lido.

3 – Se necessário interromper a digitação clique no botão Gravar, assim a digitação que foi realizada é validada e o processo pode ser retomado sem perder o que foi contado.

4- Quando a digitação for concluída clique no botão Processar, aparecerá a mensagem de Confirmação, clique em Sim se estiver tudo certo.

5- Quando o processo for concluído através do botão Processar, o estoque é destravado e as diferenças zeradas.

  • HISTÓRICO P/ LANÇAMENTO DOS ITENS se refere à identificação que será utilizada para realizar o registro dessa movimentação nas Telas [0314] HISTÓRICO DAS MOVIMENTAÇÕES DE ESTOQUE e [0894] MOVIMENTAÇÃO SINTÉTICA DE ESTOQUE.
  • A coluna Estoque indica o que havia previamente cadastrado no sistema (provindo das Notas Fiscais de Entrada). A coluna Est. Lido, possibilita incluir os dados levantados, caso tenha utilizado o Contador essa coluna já estará preenchida com as informações recolhidas. Já a coluna Diferença apontará quaisquer divergências entre o estoque prévio à contagem e o estoque efetivamente lido. As colunas que apresentarem diferença serão aquelas que internamente serão consideradas na requisição de entrada e saída conforme a diferença. Processar o estoque significa gerar uma requisição de entrada ou saída automaticamente para que o estoque atual chegue no estoque lido.

Importação de arquivos para a Digitação do Inventário:

Para que seja realizada a inclusão automatizada dos itens nessa Tela, é necessário escolher dentre as opções do tipo de arquivo de texto que será fornecido para o sistema: um arquivo de texto sem quantidade ou com quantidade.

Independente da opção escolhida, proceda do seguinte modo:

1) Informe qual o TIPO DE ARQUIVO TEXTO que será utilizado para a digitação do inventário

(veja abaixo ambos os modelos disponíveis para o tipo de arquivo de texto).

2) SELECIONE O NR DO INVENTÁRIO, de modo que a digitação do inventário se aplique somente aos itens que já haviam sido separados.

3) No campo COLETOR DE DADOS – ARQUIVO TEXTO, clique no botão para que seja aberta uma tela para indicar o caminho para o arquivo de texto a ser utilizado na digitação do inventário. Localizando-o, selecione-o para que as informações constantes no arquivo sejam enviadas para o sistema.

Os tipos de arquivos de texto para a digitação do inventário são dois: sem quantidade ou com quantidade. Independentemente do tipo de coletor de dados utilizado para que tais informações sejam obtidas, devemos ter um arquivo de extensão .txt.

Algumas poucas diferenças ocorrerão de um arquivo para o outro, como apresentamos abaixo:

Modelo de arquivo de inventário: sem quantidade (esq.) e com quantidade (dir.)

ATENÇÃO: o modelo com quantidade utiliza a separação do número do código de barras e da quantidade desses itens, por ponto e vírgula. Caso a coletora de dados do cliente tenha outro formato (por exemplo, separando por vírgula ou por dois pontos), esse formato deve ser convertido ao formato aceito pelo ONCLICK, ou seja, usando ponto e vírgula (;).

Por fim, para concluir as operações na Tela [0692] DIGITAÇÃO DO INVENTÁRIO, é necessário clicar no botão Processar: somente assim as informações inseridas a partir dessa Tela serão validades pelo sistema. Assim, os itens que anteriormente estavam travados, passam a constar como destravados. O botão Gravar dessa Tela deve ser utilizado para que as informações digitadas sejam gravadas, mas sem que o processamento seja realizado: isso se deve às possibilidades de os itens para registro no momento da digitação do estoque serem muitos, podendo consumir muito tempo. Assim, caso o usuário precise interromper suas atividades e proceder a outras rotinas utilizando o ONCLICK, ele poderá simplesmente gravar o que já foi digitado para, posteriormente, processar todos os itens de uma única vez.

 

6 ESTOQUES AUXILIARES

Estoque >> Estoques Auxiliares >> Tela [0952] ALTERAÇÃO DO ESTOQUE (MÍNIMO, MÁXIMO E SEGURANÇA

É possível realizar alterações nos estoques mínimo, máximo e de segurança a partir dessa Tela. As alterações realizadas aqui ficarão visíveis no Cadastro do Produto e serão úteis para a tomada de decisão quanto à compra ou não daquele item.

A alteração pode ser realizada manualmente pela grid: após filtrar os produtos, é possível alterar os estoques na própria grid. Para alterar, clique duas vezes no campo que deseja alterar, como mostrado na figura abaixo:

Outra alternativa é alterar através do cálculo de média de vendas: com base nos dados informados, o sistema irá realizar um cálculo da média de vendas dos últimos X dias, e esse resultado irá como sugestão para o estoque mínimo, máximo e de segurança de todos os produtos listados na grid.

AJUSTES = Estoque que será considerado para atualização conforme seleção do usuário, podendo ser Mínimo, Máximo ou de Segurança. A opção dias para entrega não faz cálculo nenhum, só pegará o valor digitado no campo DIAS PARA ENTREGA e atribuirá aos produtos filtrados.

DT. EMISSÃO = Data de emissão da nota de venda informada pelo usuário como ponto base para a consideração dos períodos a serem utilizados.

 

CONSIDERAR A MÉDIA DOS ÚLTIMOS X DIAS = Quantidade de dias a considerar no cálculo da média de últimas vendas retrocedentes à data de emissão informada. Por exemplo, se for informada a data de emissão de 11/01/2016, e a quantidade de 10 dias neste campo, será considerado o período de vendas de 01/01/2016 a 11/01/2016 (11-10 dias).

CALCULAR O ESTOQUE MÁXIMO PARA OS PRÓXIMOS Y DIAS = Quantidade de dias a considerar no cálculo do estoque para as próximas vendas a partir da data de emissão informada.

Cálculo: quantidade total dos produtos vendidos dentro do período (notas de venda com CFOP que movimente estoque de saída) / quantidade de dias no campo CONSIDERAR A MÉDIA DOS ÚLTIMOS X DIAS * quantidade de dias do campo CALCULAR O ESTOQUE MÁXIMO PARA OS PRÓXIMOS Y DIAS.

Passo a Passo:

1º – Filtrar os produtos desejados;

2º – Escolher qual estoque será alterado;

3º – Informar uma data de emissão de venda para que o sistema use como base para calcular a média de últimas vendas;

4º – Informar os dias desejados para cálculo;

5º – Processar.

O botão ZERAR da Tela [0952] possibilita zerar os estoques mínimo, máximo e de segurança de todos os produtos listados na grid, de uma só vez. Atenção a utilizar este botão, pois não permite voltar à situação anterior.

 

7 ALTERAÇÃO FÍSICA

Estoque >> Alteração Física >> Tela [0303] ALTERAÇÃO FÍSICA DO ESTOQUE

Esta tela pode ser utilizada quando o produto está sendo cadastrado na fase de implantação do sistema na empresa e ainda não possui nenhum saldo, o saldo então poderá ser ajustado por esta tela.

A função poderá ser utilizada de 2 formas:

1 – Selecionando um grupo de produtos através dos filtros de MARCA, GRUPO, SUBGRUPO, CATEGORIA, TIPO.

2 – Selecionando um determinado produto no filtro de DESCRIÇÃO / CÓD AUXILIAR / CÓD FABRICANTE / CÓD BARRA / COD DUN14 / COMPLEMENTO / OBSERVAÇÃO / DESCRIÇÃO + COMPLEMENTO / COD.PRODUTO / COD INTERNET / COD INTERNET (COD PAI) / LOCAL DE ARMAZENAGEM;

Com a primeira seleção, a alteração poderá ser em massa:

Ao acessar a tela de alteração física clique em PESQUISAR e serão exibidos todos os itens, selecione então um produto e clique Enter, será aberta a tela Atualização do Estoque. Informe a quantidade correta em estoque para aquele item no campo SUBSTITUIR e confirme. A quantidade informada será exibida na coluna ESTOQUE.

Já na segunda opção, a alteração física será individualizada, ou seja, produto por produto, lembrando que essa alteração será de responsabilidade do usuário, o sistema não “trava” essas alterações e/ou modificações de alteração física das mercadorias.

Ao realizar a consulta indicando um dos filtros, clique Enter e a Tela [0289] Atualização de Estoque será aberta, e informe a quantidade na coluna SUBSTITUIR e confirme.

  • Toda alteração física gera uma requisição de entrada ou saída, conforme a alteração efetuada.

 

8 REQUISIÇÃO DE ENTRADA E SAÍDA

Estoque >> Requisição de Entrada e Saída >> Tela [0333] REQUISIÇÃO DE ENTRADA E SAÍDA

Uma requisição de entrada ou uma requisição de saída é um documento interno da empresa, que pode ser criado manualmente pelo usuário ou automaticamente pelo sistema nas seguintes situações:

  • Alteração Física do Estoque;
  • Ordem de Produção – Opção de baixar na inicialização da Ordem;
  • Recebimento de Compra – Opção de dar entrada no estoque;
  • Zerar o Estoque Total;
  • Contagem de Inventario.

No sistema ONCLICK a opção da Requisição de Entrada e Saída é a possibilidade de ajustar o estoque manualmente, ou ajustar a entrada e saída de mercadorias entre os almoxarifados.

  • Para ter acesso à opção de inclusão desta Tela, há necessidade de ter a permissão de usuário habilitada no menu: (Utilitários >> Perfil e Usuários >> Perfil >> Tela [0984] CADASTRO DE PERFIL >> Permissões >> 2. Produtos >> 4.1 – REQUISIÇÃO/TRANSF e 4.3 – PERMITE A ALTERAÇÃO DE ESTOQUE MANUAL). Com essas opções habilitadas, será possível realizar a inclusão/exclusão/alteração de requisições de entrada e saída.

Ao clicar no botão INCLUIR, é aberta a tela abaixo:

Requisição: Informe um número para a requisição, ou não preencha nada para que o número seja gerado automaticamente.

Data: Informe a data de inclusão da requisição. Esta será a data será exibida no histórico de movimentação do produto requisitado.

Setor: Informe o setor da empresa, os setores são cadastrados em Indústria >> Setor de Produção >> Tela [0232] SETORES DE INDUSTRIA

E/S: Selecione a opção ENTRADA ou SAÍDA do estoque.

Série, Cliente, Tipo e Troca: Poderão ser utilizadas para controle do próprio cliente. Por exemplo, vou fazer uma requisição de saída para enviar alguns produtos para o cliente X, então identifico o cliente para saber para onde foi a mercadoria.

Funcionário: Selecione o nome do funcionário que está incluindo a requisição.

Almoxarifado: Informe o almoxarifado que o produto dará entrada ou sairá.

Centro de Custo: Informe o centro de custo a qual pertence o qual pertence o produto.

Localização do arquivo texto gerado pelo coletor de dados: Selecione o local onde está o arquivo texto. Algumas empresas utilizam o coletor de dados para facilitar transferências de produtos entre lojas, ao invés de informarem manualmente produto a produto que será transferido, utiliza-se o coletor, e depois utilizamos o arquivo gerado por ele para importar na requisição.

Para incluir um produto, digite seu código, ou localize-o pela lupa, e informe a quantidade que entrará ou sairá do estoque.

O botão IMPORTAR REQUISIÇÃO, importará a requisição selecionada no campo, localize o número da requisição e de enter.

O botão Processar só é habilitado quando for feita a importação de um arquivo do coletor de dados.

Após informar e verificar os dados da requisição clique em Gravar.

 

9 ALMOXARIFADOS

Almoxarifado é o espaço físico da empresa destinado à guarda e conservação de materiais, ficando sua localização, equipamentos e disposição interna acondicionados à política geral de estoques da empresa.

No sistema ONCLICK, é possível a utilização de mais de um almoxarifado de acordo com a prática de negócio da empresa.

Para esta opção, o módulo MULTIPLOS ALMOXARIFADOS deve estar habilitado – Utilitários >> Configurações >> Sistema >> Tela [0030] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA >> Alterar >> Tela [0030] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA >> 17. Módulos Habilitados >> opção 16 CONTROLE DE ESTOQUE COM MULTIPLOS ALMOXARIFADOS.

Inclusão de Almoxarifados

Cadastros >> Produtos >> Almoxarifados >> Tela [0399] CADASTRO DE ALMOXARIFADOS

Nesta tela serão visualizados os almoxarifados já cadastrados no sistema e poderão ser cadastrados novos ou excluídos os existentes.

A opção IMPORTAR irá importar todo o estoque de todos os produtos para o almoxarifado selecionado.

A opção CONSIDERAR ESTOQUE DISPONÍVEL O PRODUTO DESTE ALMOXARIFADO funciona da seguinte forma: será considerado como estoque disponível a soma dos almoxarifados que tenham esta opção marcada, portanto a quantidade apresentada na lupa do campo ESTOQUE DISPONÍVEL no Cadastro do Produto e nas vendas será a soma da quantidade somente dos almoxarifados que tenham essa marcação.

A opção poderá ficar desmarcada nos casos em que tal almoxarifado refere-se, por exemplo, à produtos com defeito, mostruário, ou outra situação contemplada pela empresa.

Após a inclusão do almoxarifado, não é possível alterar essa marcação, com o objetivo de não ocasionar problemas no estoque.

Cadastro de Produtos

Cadastros >> Produtos >> Tela [0293] CADASTRO DE PRODUTOS >> Alterar >> Tela [0324] ALTERAÇÃO DE PRODUTOS

Após a inclusão dos almoxarifados, é necessário inicializar o estoque nestes almoxarifados, para isto, no Cadastro de Produto, selecione um produto e clique em Alterar. Clique então no botão LOCAL DE ARMAZENAGEM E INICIALIZAÇÃO DE ESTOQUE POR ALMOXARIFADO, será aberta a Tela [0883] LOCALIZAÇÃO DO PRODUTO NO ESTOQUE.

Na Tela [0883] LOCALIZAÇÃO DO PRODUTO NO ESTOQUE, clique em INICIALIZA ESTOQUE .

O almoxarifado criado, será exibido na grid e poderá ser utilizado nas transações da empresa, nesta Tela também poderá ser adicionado um local de armazenagem para cada almoxarifado. O local de armazenagem seria por exemplo, uma prateleira dentro do almoxarifado onde localiza-se aquele produto.

Após a inicialização e as informações cadastradas, clique em Gravar na Tela [0324] ALTERAÇÃO DE PRODUTOS.

  • A inicialização do almoxarifado é feita produto a produto, caso seja necessário inicializa-lo para vários produtos de uma só vez, entre em contato com nosso Atendimento ao Cliente.

Configuração do Sistema

Utilitários >> Configurações >> Sistema >> Tela [0030] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA >> Alterar >> 5. Produtos/Preços >> 3.1 ALMOXARIFADO PADRÃO

Ao informar um almoxarifado padrão no campo 3.1, este será o almoxarifado utilizado na inclusão de pedidos e notas de venda, porém poderá ser alterado no momento da inclusão. Esta opção é utilizada para que não seja necessário conferir qual o almoxarifado posicionado a cada nota ou pedido incluso.

8.3 – ALMOXARIFADO DE ARMAZENAMENTO / 8.4 – ALMOXARIFADO DE VENDA

 

Estes campos referem-se ao módulo Indústria, quando preenchidos trarão automaticamente o almoxarifado selecionado na Tela [0735] CONSULTA AO CONTROLE DE NÚMERO DE SÉRIE (Indústria >> Produção >> Números de Série >> Tela [0734 CONTROLE DE NÚMERO DE SÉRIE >> Incluir >> Tela [0735] CONSULTA AO CONTROLE DE NÚMEROS DE SÉRIE). Ao tentar excluir um almoxarifado na Tela de Cadastro de Almoxarifado, se o mesmo estiver selecionado no campo 8.4, não será possível exclui-lo.

Utilitários >> Configurações >> Sistema >> Tela [0030] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA >> Alterar >> 7. Vendas >> Parâmetros Comuns (NOTA E PEDIDO) >> 2.14 VENDER SOMENTE O ESTOQUE DO ALMOXARIFADO POSICIONADO

Com esta opção marcada, só será vendido o estoque do almoxarifado da empresa logada (em casos de bases multiempresas), assim, na nota fiscal de venda não serão visualizados os outros almoxarifados da empresa:

 

Permissão de Usuário

Utilitários >> Perfil e Usuários >> Perfil >> Tela [0984] CADASTRO DE PERFIL >> Permissões >> Tela [0645] PERFIL-PERMISSÃO DE ACESSO >> 2. Produtos

Para visualizar e movimentar os diferentes almoxarifados, o usuário deve possuir permissão de acesso habilitada – opções 1.4 MOVIMENTAR OS ALMOXARIFADOS, 1.5 VISUALIZAR OS ALMOXARIFADOS e 4.2 TRANSF ALMOXARIFADOS.

 

Transferência entre Almoxarifados

Estoque >> Transferência entre Almoxarifados >> Unitário >> Tela [0641] TRANSFERÊNCIA ENTRE ALMOXARIFADOS, ou

Estoque >> Transferência entre Almoxarifados >> em Massa >> Tela [0978] TRANSFERÊNCIA ENTRE ALMOXARIFADOS EM MASSA

  • Unitário

A transferência entre almoxarifados é a movimentação de produtos de um estoque para outro.

Nesta tela são visualizadas as transferências de almoxarifados já realizadas. A pesquisa pode ser feita pelos filtros disponíveis no topo da tela como Código de barras, Almoxarifado de entrada ou Almoxarifado de saída.

É possível incluir uma nova transferência ou excluir uma transferência já gravada. Ao selecionar um registro e clicar em Excluir, automaticamente será feito o processo inverso ao original, ou seja, será dado saída no almoxarifado que entrou, e entrada no almoxarifado que foi dada saída. Tais movimentações ficarão gravadas também no Histórico de Movimentações.

O botão IMPORTAR permite transferir certa quantidade de um almoxarifado para outro a partir de um pedido de venda ou nota fiscal de venda. Por exemplo:

O almoxarifado A possui 10 itens de um determinado produto em estoque.

O almoxarifado B possui 2 itens deste mesmo produto.

É inclusa uma nota fiscal de venda de 2 unidades deste produto, dando saída do almoxarifado A, logo o estoque do almoxarifado A será atualizado para 8.

Através do botão IMPORTAR, pode-se importar esta nota fiscal de venda e selecionar no campo ALMOXARIFADO DE SAÍDA o almoxarifado A e no campo ALMOXARIFADO DE ENTRADA, o almoxarifado B, assim após o processar a operação, o almoxarifado A ficará com 6 itens e o B com 4 itens (as 2 unidades da nota de venda foram transferidas de um almoxarifado para outro). Ao utilizar essa opção, o número do documento (no exemplo, da nota fiscal de venda) será exibido na Tela de Histórico das Movimentações.

  • Em Massa

A transferência entre almoxarifados é a movimentação de produtos de um estoque para outro. Nesta tela é possível realizar a transferência de diversos produtos para diversos almoxarifados de uma única vez.

Para a utilização deste recurso é necessário selecionar o Almoxarifado Origem, ou seja, de onde os produtos serão retirados para transferência, sendo que podem ser aplicados diversos filtros para a seleção dos produtos. Após definir os filtros desejados, deve-se clicar em Pesquisar para que os produtos sejam listados na grid superior.

Com os produtos já pesquisados, deve-se informar os dados para transferência: Considerar Estoque Disponível, o Almoxarifado Destino, que é para onde o produto será transferido, e o Percentual a Transferir ou Quantidade a Transferir. Estes dois últimos campos não podem ser preenchidos juntos, onde um determina se a quantidade a ser transferida será um percentual sobre o estoque disponível do produto e o outro se a quantidade a ser transferida será uma quantidade específica.

Feitas tais seleções, deve-se selecionar o produto na grid superior e clicar no botão com a seta para baixo, sendo então o produto selecionado para a grid inferior, determinando assim que aquele produto será transferido. Para cada produto a ser transferido, as informações Considerar Estoque Disponível, o Almoxarifado Destino, e o Percentual a Transferir ou Quantidade a Transferir podem ser alterados, tornando específica a transferência de cada produto.

IMPORTANTE: Caso haja produtos cuja quantidade ou percentual a transferir informado ultrapasse a quantidade máxima de estoque, será considerado para transferência o estoque máximo.

Caso tenha a necessidade de retirar um produto da lista de transferência (grid inferior), basta selecionar o produto e clicar no botão com a seta para cima.

Após selecionar os produtos desejados, deve-se clicar no botão Processar para que as transferências sejam efetivamente realizadas.

Poderá selecionar todos os itens de só vez, para isso clique na opção MARCAR / DESMARCAR TODOS, informe a porcentagem ou quantidade que deverão ser transferidas.

OBS.: Observe que mesmo marcando a opção MARCAR/DESMARCAR TODOS, não são transferidos os estoques de produtos com estoque zerado ou negativo.

Também será possível nessa Tela importar uma Nota Fiscal de Compra, neste caso, ao selecionar uma nota de entrada, serão exibidos na grid, os produtos que compõem esta nota e assim, poderá transferi-los de almoxarifado.

 

10 HISTÓRICO DAS MOVIMENTAÇÕES

Estoque >> Histórico das Movimentações >>Tela [0314] HISTORICO DAS MOVIMENTAÇÕES DE ESTOQUE

Nesta Tela são apresentadas as movimentações de estoque dos produtos, detalhando suas entradas e saídas.

Para ter acesso a Tela de HISTÓRICO DAS MOVIMENTAÇÕES o usuário precisa ter permissão de acesso habilitada no menu (Utilitários >> Perfil e Usuários >> Perfil >> Tela [0984] CADASTRO DE PERFIL >> Permissões >> Tela [0645] PERFIL – PERMISSÃO DE ACESSO >> 2. Produtos >> 4.1 – Requisição / Transf >> opção RELATÓRIOS).

Na Tela [0314] poderá pesquisar determinado produto através dos filtros existentes, como COD BARRA, COD FABRICANTE, etc ou ainda pesquisar vários produtos de uma só vez, como determinado grupo, marca, pertencentes a algum almoxarifado ou todos.

No campo PERÍODO, informe o período de movimentação do estoque que deseja pesquisar, e no campo SÉRIE, a série destas movimentações, ou deixe em branco para trazer todas.

Clique então no botão PESQUISAR.

Serão exibidos na grid, os produtos de acordo com os filtros informados.

Para visualizar a movimentação de cada item, clique no sinal de mais (+) exibido no começo da linha de registro do produto, assim serão exibidas todas as entradas e saídas deste produto, constando ainda o número da nota fiscal e a data dessa entrada ou saída:

Observe que é possível analisar as entradas e saídas do produto por data, horário, almoxarifado, lote, entre outros.

Visualizar as notas sem movimentação de estoque: Com essa opção marcada, serão exibidas também as notas fiscais cujo CFOP não movimenta estoque.

Visualizar os Pedidos de Venda: Com essa opção marcada, serão exibidos também os pedidos de venda que contêm os produtos, ou seja, os itens que estão reservados. Sendo assim, o saldo final do estoque poderá ser apresentado diferente, com essa opção marcada ou não.

Relatórios:

No Histórico de Movimentação serão impressas as informações exibidas na grid.

 

11 MOVIMENTAÇÃO SINTÉTICA

Estoque >> Movimentação Sintética >> Tela [0894] MOVIMENTAÇÃO SINTÉTICA DE ESTOQUE

A movimentação sintética do estoque apresenta o estoque total ao final de cada mês, e de forma totalizada o que originou este estoque, como o total de itens vendidos, devolvidos, comprados, as requisições, ordens de produção, etc.

É uma forma simplificada de analisar as entradas e saída do estoque.

Nessa tela serão demonstrados os produtos movimentados no período ou não, conforme a opção “IMPRIMIR SOMENTE PRODUTOS MOVIMENTADOS NO PERÍODO” . Se esta opção estiver desmarcada, serão exibidos todos os itens.

Lembrando que é possível realizar a impressão dessas informações, clicando no botão IMPRIMIR.

 

12 RELATÓRIOS

No sistema ONCLICK há vários relatórios com a função de conferência de informações. No produto ESTOQUE, encontraremos três tipos de relatórios, sendo eles: Relatório de Inventário, Relatório para Contagem de Estoque e Movimentação Sintética de Estoque.

Para visualizar o Relatório de Inventário e o Relatório para Contagem do Estoque, o usuário deve possuir permissão de acesso habilitada em (Utilitários >> Perfil e Usuários >> Perfil >> Tela [0984] CADASTRO DE PERFIL >> Permissões >> Tela [0645] PERFIL – PERMISSÃO DE ACESSO >> 2. Produtos >> 4.1 REQUISIÇÃO/TRANSF >> opção RELATÓRIOS)

 

 

12.1 Relatório de Inventário

Estoque >> Relatórios >> Relatório de Inventário >> Tela [0328] INVENTÁRIO

O relatório de inventário é a relação de produtos constantes no estoque da empresa que deve ser enviado ao escritório contábil.

A Tela [0328] apresenta diversos filtros para a personalização dos itens exibidos no relatório, além destes, após a pesquisa, pode-se exibir ou ocultar as colunas para uma maior precisão de informação. O estoque exibido será sempre o estoque atual do produto (disponível + reservado), a não ser que a opção CONSIDERAR AS RESERVAS DE ESTOQUE esteja marcada; e de acordo com o almoxarifado selecionado no filtro ALMOXARIFADO.

Abaixo explicaremos os filtros de maior relevância para as informações exibidas:

1 – No campo TIPO DE RELATÓRIO, poderá ser selecionada de que forma serão apresentadas as informações no relatório, as opções são Por Produto (onde não haverá nenhum agrupamento), ou sintetizados (reunidos) por grupo/sugbrugo, categoria ou código de fabricante.

2 – O estoque retroativo trará a quantidade de estoque de acordo com a data informada, inicial ou final do dia: na realidade o estoque inicial do dia é o mesmo estoque do dia anterior no final do dia. Exemplo: se deseja o estoque do dia 31/12, é preciso saber se deseja o estoque ao iniciar o dia 31/12 (antes de qualquer movimentação) ou o estoque do final do dia de 31/12 (após todas as saídas e entradas ocorridas durante o dia).

3 – Caso o arquivo seja solicitado pelo escritório de contabilidade para integração com outros programas fiscais, utilize estes campos para as informar os dados de exportação do arquivo e o local onde o mesmo será salvo. Após a pesquisa dos itens, va em Opções >> Contabilidade – Exportação Inventário e selecione a integração desejada.

4 – O box VALOR DO ESTOQUE influencia na apresentação do valor do custo do produto. Se for selecionada a opção NÃO IMPRIMIR por exemplo, a coluna custo de todos os produtos ficará zerada, e consequentemente com as outras opções de custo. O campo Percentual será habilitado quando selecionada a opção Preço de Venda, note que estamos falando de custo, mas o campo é do preço de venda, assim podemos determinar que o custo do produto se representa por um percentual do preço de venda.

5 – Caso a empresa trabalhe com mais de uma tabela de preço, pode-se escolher neste campo o custo de qual tabela de preço será apresentado. Quanto ao campo Numero da pag inicial, o relatório de inventário poderá ser anexado ao relatório contábil. Exemplo: o relatório contábil terminou na página 10 e a próxima página será a relação do inventário, sendo assim o relatório do inventário deverá iniciar com a página 11.

6 – Atentar-se a este campo, caso deseje listar somente os itens com estoque positivo, deve-se marcar a opção POSITIVO.

7 – Estes campos serão habilitados quando selecionada a opção PREÇO DE VENDA no box Valor do Estoque (item 4) . Serão aplicados os descontos conforme a seleção efetuada.

8 –

– Considerar as reservas de estoque: Se estiver marcada, irá subtrair o estoque reservado do estoque atual. Por exemplo, um produto com 531 itens no estoque atual e 120 reservado. Com essa opção marcada, serão exibidos 411 itens na coluna Estoque Atual.

– Considerar itens do Pedido de Compra: Se marcada, será somada a quantidade de itens em pedidos de compra ao estoque atual. Por exemplo, um item que possui 531 no estoque atual e 21 em pedidos de compra, com essa opção marcada, será exibido 552 na coluna Estoque Atual.

– Imprimir quebra por almoxarifado: Se marcada, a visualização das informações será separada por almoxarifado.

– Detalhar as Notas Fiscais de Compra: Se marcada, ao fazer a pesquisa, será criada uma nova aba chamada DETALHAMENTO DO ESTOQUE; esta aba exibirá informações sobre as notas de entrada que contém os produtos pesquisados, caso haja notas de entrada deles.

– Detalhar Almoxarifados: Com essa opção marcada, os produtos serão exibidos separados por almoxarifados. Esta opção é útil para visualizar o quanto de cada produto está presente em cada almoxarifado.

– Imprimir somente os produtos com custo: Muitos usuários se queixam de o relatório não listar todos os produtos, uma das razões para isso é a pré-seleção padrão da opção “Imprimir somente os produtos com custo”.

– Detalhar Lote: Com essa opção marcada, da mesma forma que o almoxarifado, os produtos serão separados por lote.

Após selecionar os filtros e as opções desejadas clique em Pesquisar e o relatório será apresentado.

Botão Visualizar

O botão VISUALIZAR desta Tela tem uma particularidade, pois através dele se escritura o inventário que é enviado à Receita através do arquivo do SPED Fiscal.

O inventário fiscal sempre deverá ser gerado para a criação do registro a ser escriturado no SPED Fiscal. Este inventário, quando gerado pela primeira vez, criará um registro de inventário com as quantidades atuais do estoque. Ao gerar outros inventários posteriormente, o sistema fará uma varredura de todas as movimentações de entrada e saída, aplicando o resultado de tal leitura sobre a quantidade em estoque registrada no último inventário gerado – somando-se ou subtraindo-se à quantidade do último inventário.

Agrupamento VISUALIZAR O INVENTÁRIO: nos campos desse agrupamento, MÊS e ANO, informe respectivamente para qual mês e ano deseja gerar o inventário.

Campo NÚMERO DE PÁG. INICIAL: nesse campo, informe o número da página inicial a ser considerada na emissão do livro de inventário. O preenchimento deste campo deverá ocorrer quando o inventário é gerado separadamente e se faz necessário paginar o livro.

Agrupamento EXPORTAÇÃO DO INVENTÁRIO: no campo SALVAR EM, informe, caso o inventário deva ser exportado, qual será o diretório (pasta) no qual o arquivo deverá ser salvo.

Agrupamento VALOR DO ESTOQUE: selecione nesse campo como será informado o valor do estoque na geração do arquivo para o SPED. As opções são Custo atual, Custo médio, Custo (sem impostos) e Custo última compra.

Filtros MARCA, GRUPO e SUBGRUPO: informe qual marca, grupo ou subgrupo deseja visualizar na grid de exibição desta tela.

Filtro TIPO DE PRODUTO: a partir desse agrupamento será possível selecionar quais tipos de produto que deseja visualizar. Assim, será possível visualizar uma ou mais opções simultaneamente: Produto acabado, Matéria-prima, Kit de produtos, Outros, Ativo fixo, Componentes, Semiacabados ou Embalagem.

Filtro LISTAR ESTOQUE: nesse agrupamento, teremos as opções □ POSITIVO, □ NEGATIVO e □ ZERADO, sendo possível marcar mais de uma simultaneamente. Tais marcações realizarão a filtragem dos itens presentes em seu estoque.

Agrupamento IMPRIMIR: esse agrupamento refere-se à visualização da impressão do livro de inventário, sendo possível imprimir ou a CATEGORIA ou a MARCA do produto no livro.

Os filtros utilizados aplicam-se somente quando o inventário for gerado separadamente. Quando tal documentação for enviada junto com a escrituração do SPED Fiscal, constarão, nos registros correspondentes, todos os produtos com estoque positivo – independentemente dos filtros aplicados.

Após preencher os campos necessários, clique no botão Pesquisar . Ao clicar neste botão, caso ainda não tenha sido gerado inventário para o período selecionado (Campos MÊS e ANO), será exibida a mensagem “INVENTÁRIO NÃO LOCALIZADO. DESEJA PROCESSAR ESTE INVENTÁRIO?”; clique na opção Sim para continuar a geração do inventário.

Ao final da geração do inventário, serão listados na grid de exibição de resultados todos os produtos que se enquadram nos filtros aplicados. O inventário será salvo automaticamente. Clique no botão Sair.

Caso o arquivo do inventário à parte seja solicitado pelo escritório de contabilidade que atende a empresa, na Tela [0354] VISUALIZAÇÃO DE INVENTÁRIOS, depois de feita a pesquisa dos produtos, clique no botão Opções, escolha a opção Contabilidade-Inventário e clique na opção Exportação. O inventário será salvo na pasta informada no campo SALVAR EM em um arquivo de nome INVENT de formato .TXT.

ATENÇÃO: ao utilizar a Exportação da opção Contabilidade-Inventário, o arquivo será gerado somente com os produtos listados na grid que tenham estoque positivo, portanto atente-se aos filtros utilizados antes de realizar a pesquisa.

ATENÇÃO: caso seja feita alguma operação de entrada ou venda em um mês em que o inventário já tenha sido gerado, será necessário excluir o inventário já gerado e gerar um

novo para que os valores sejam atualizados. Para isto, na Tela [0354] VISUALIZAÇÃO DE INVENTÁRIOS, selecione o inventário gerado, selecionando o mês e ano de geração nos campos MÊS e ANO, e clique em Pesquisar . O inventário será mostrado nessa mesma Tela; clique então no botão Excluir, exibindo a mensagem: “CONFIRMA A EXCLUSÃO DO INVENTÁRIO DO MÊS: [mês selecionado]?“. Clique em Sim para confirmar e depois gere-o novamente, executando o mesmo procedimento descrito anteriormente.

12.2 Relatório para Contagem de Estoque

Estoque >> Relatórios >> Relatórios para Contagem do Estoque >> Tela [0334] CONTAGEM DO ESTOQUE

Este relatório oferece a possibilidade de contagem manual do estoque.

Essa Tela oferece a possibilidade de gerar um relatório auxiliar à contagem do estoque. Tal procedimento acaba sendo utilizado, uma vez que não necessita de nenhum equipamento específico para sua efetivação.

Assim, utilizando-se dos filtros, é possível gerar esse relatório sem ter nenhum NR INVENTÁRIO gerado. Entretanto, recomendamos que seja realizada somente a impressão para conferência dos inventários já gerados. Nesse campo, estarão disponíveis os números dos inventários gerados e que ainda estejam sob a rotina indicada acima de travamento de estoque.

Pelos demais filtros oferecidos, é possível selecionar por MARCA, GRUPO, CATEGORIA, selecionar somente um TIPO DE PRODUTO específico, etc. Sugerimos que proceda à impressão de um relatório próximo à organização do seu estoque, otimizando o processo de contagem.

Clicando em Imprimir, será aberta a Tela para configuração da impressão. Aceitando que a impressão seja realizada, será fornecido um relatório semelhante ao abaixo (no caso abaixo, com o NR INVENTÁRIO selecionado, ORDENADO POR Descrição e com o TIPO DE PRODUTO selecionado somente Produto Acabado):

Informe, na coluna Qtde, a quantidade do item presente no estoque. Reforçamos que tal conferência deve ser feita manualmente, utilizando esse relatório impresso como auxiliar –são indicadas a COR, a MARCA e o LOCAL do item para que seja facilitado o processo de contagem / identificação dos produtos.

12.3 Movimentação Sintética de Estoque (modelo antigo)

Estoque >> Relatórios >> Movimentação Sintética de Estoque (modelo antigo >> Tela [0320] MOVIMENTAÇAO DE ESTOQUE

Este relatório é uma opção mais simples de visualização do estoque, que apresenta as saídas e entradas dos produtos pesquisados e de acordo com o período de movimentação selecionado.

 

 

13 CONTROLE DE ESTOQUE POR LOTE

  • Para fazer uso dessa funcionalidade, é necessário habilitar o módulo 15. CONTROLE DE ESTOQUE POR LOTE. Para habilitá-lo, entre m contato com nosso Atendimento ao Cliente.

Lote: Remessa composta por várias unidades de um mesmo item. Os itens de um lote são todos fabricados em série, sob as mesmas condições, em um determinado período, e suas características são idênticas. Um lote é identificado e individualizado por um número denominado número de lote. Este número também serve para identificar todos os itens que fazem parte de um mesmo lote.

Após o módulo habilitado, proceda às seguintes configurações:

No Cadastro de Produto

Cadastros >> Produtos >> Produtos >> Tela [0293] CADASTRO DE PRODUTOS >> Incluir / Alterar >> Tela [0324] INCLUSÃO / ALTERAÇÃO DE PRODUTOS

Na Tela [0324] ALTERAÇÃO DE PRODUTOS, selecione na Aba OUTRAS INFORMAÇÕES a opção 1.10 CONTROLAR LOTES.

Com essa opção marcada, em alguns momentos será requisitada a digitação do lote do produto que deseja utilizar. Também, na Tela [0293] CADASTRO DE PRODUTOS será disponibilizada uma sinalização ( ) para identificar que aquele produto realiza o controle de lote:

Ao clicar na letra L, será aberta a Tela [0671] LOTES DISPONÍVEIS, exibindo em qual lote localiza-se os itens do estoque disponível.

Na Alteração Física de Estoque

Estoque >> Estoque >> Alteração Física >> Tela [303] ALTERAÇÃO FÍSICA DE ESTOQUE

Na Tela [0303] ALTERAÇÃO FÍSICA DE ESTOQUE, escolha o produto que deseja controlar o lote na grid de exibição de resultados e tecle Enter. Será aberta a Tela [0289] ATUALIZAÇÃO DE ESTOQUE. Clique na célula da coluna Lote e informe o Lote daquele produto para aquele almoxarifado.

Além disso, é possível clicar na grid debaixo e depois teclar Insert: isso irá habilitar para edição as células das colunas Lote, Dt validade, Dt fabricação, Estoque, Mínimo e Substituir. Nessa grid debaixo, cujas informações deverão ser inseridas manualmente, é necessário informar a soma dos produtos para aquele lote.

Nos Tipos de Pedido de Venda

Vendas >> Tabelas Diversas >> Tabelas Diversas >> Tipo de Pedido >> Tela [0756] CADASTRO DOS TIPOS DE PEDIDO

Na classificação dos Tipos de Pedido, é possível informar que aquele Tipo de Pedido irá realizar o Controle de Lote (campo CONTROLA LOTE):

Assim, quando algum pedido for realizado (a partir da Tela [0574] INCLUSÃO / ALTERAÇÃO DE PEDIDOS / ORÇAMENTOS) e for informado um tipo de pedido que realize o controle de lote (no campo TIPO), será aberta a Tela [0671] LOTES DISPONÍVEIS que permite realizar a escolha de produtos daquele lote:

 

Na Tela [0671] LOTES DISPONÍVEIS, selecione de qual lote deseja subtrair os produtos para o Pedido de Venda e clique no botão Confirmar. O lote selecionado será incluso na Tela [0574] INCLUSÃO DE PEDIDOS / ORÇAMENTOS.

Proceda informando os dados normalmente nessa Tela e após digitar o valor do campo QUANTIDADE, tecle Enter: será aberta a Tela [0671] LOTES DISPONÍVEIS para que seja possível escolher dentre os lotes disponíveis, para aquela empresa, que estejam constantes em seu almoxarifado.

Na Tela [0671] LOTES DISPONÍVEIS, selecione de qual lote deseja subtrair os produtos para o Pedido de Venda e clique no botão Confirmar. O lote selecionado preencherá o campo da Tela auxiliar da Tela [0574], sendo o produto incluso na Tela [0574] INCLUSÃO DE PEDIDOS / ORÇAMENTOS com a coluna Lote informando sua procedência.

Caso deseje realizar a inclusão do mesmo produto com diferentes lotes na mesma Nota Fiscal de Venda, na Tela [0566] MANUTENÇÃO DA NOTA FISCAL, realize a inclusão de Produtos por Item; para isso, tecle F6, o que irá habilitar a inclusão de item por item na Nota Fiscal – gerando uma nova linha na grid de exibição de resultados.

Na Nota Fiscal de Entrada

Compras >> Nota de Compra >> Nota Fiscal de Entrada >> Tela [0563] NOTA FISCAL DE ENTRADA >> Incluir >> Tela [0497] ENTRADA DE NOTAS FISCAIS

Na Tela [0497] ENTRADA DE NOTAS FISCAIS, ao informar o código do produto para sua inclusão, será aberta uma Tela auxiliar:

Informe o LOTE do Produto no momento de sua inclusão; tal informação tornará obrigatório o preenchimento dos campos VALIDADE e FABRICAÇÃO.

OBSERVAÇÃO: caso deseje incluir o mesmo Produto, ou um dos Produtos que tenham código

associado a esse mas de diferentes lotes, será necessário proceder à inclusão de produtos na Tela [0497] ENTRADA DE NOTAS FISCAIS pelo Código do Item informando item a item. Escolha, assim, a opção CÓDIGO DO ITEM, preencha o campo ITEM e informe o CÓDIGO do Produto. A inclusão do mesmo produto com lotes diferentes contempla as possibilidades de compra do mesmo produto com distintos lotes, validades e data de fabricação.

Após informar os produtos recebidos a partir da Nota Fiscal de Entrada, é necessário informar em qual Almoxarifado tais produtos estarão disponíveis. Para isso, acesse a Aba OUTRAS INFORMAÇÕES e, no Agrupamento ALMOXARIFADO, informe o Almoxarifado para eles:

Feitas essas operações, clique no botão Confirmar os preços na Aba CUSTOS E PREÇOS, e então grave então a Nota Fiscal de Entrada.

Agora, acessando a Tela [0289] ATUALIZAÇÃO DE ESTOQUE, o lote informado para o produto escolhido estará disponível nas grids de exibição de resultados presentes nessa Tela:

Configurando a Tela de Lotes Disponíveis

Utilitários >> Configurações >> Sistema >> Tela [0030] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA – CADASTRO DE EMPRESAS >> Alterar >> Tela [0444] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA

A Tela [0671] LOTES DISPONÍVEIS (tela aberta ao incluir um produto que controle lote no pedido ou nota de venda) possui a seguinte configuração relacionada a ela: 7. Vendas >> Aba Parâmetros comuns (nota e pedido) >> 2.22 SELECIONAR MAIS DE UM LOTE NA INCLUSÃO DO PRODUTO. Vejamos abaixo ambos os cenários (com essa opção marcada ou não):

  • Opção Desmarcada

Com a opção desmarcada, no momento de incluir o item em uma Nota Fiscal de Venda, não será possível selecionar múltiplos lotes para inclusão do produto. Ao incluir produtos que tenham controle de lote – e que tenham mais de um lote cadastrado – na Tela auxiliar INCLUINDO, ao informar a QUANTIDADE do Produto a ser incluso, será aberta a Tela [0671] LOTES DISPONÍVEIS. Selecione o lote desejado para inclusão, sendo que será possível informar somente um lote por vez.

Após clicar no botão Confirmar, o lote selecionado do produto será colocado na Tela auxiliar INCLUINDO. Após concluir as modificações necessárias nessa Tela e clicando em Enter até que ela seja fechada, o item será incluso na Nota Fiscal de Saída, sendo que o lote selecionado será informado na Tela [0566] MANUTENÇÃO DA NOTA FISCAL, subtraindo o estoque do produto de acordo com o lote indicado.

  • Opção Marcada

Marcando essa opção, ao incluir o item na Nota Fiscal de Saída, Tela [0566] MANUTENÇÃO DA NOTA FISCAL, será possível informar mais de um lote. No momento de inclusão dos produtos que tenham controle de lote, ao informar a QUANTIDADE do produto a ser incluso, será aberta a Tela [0671] LOTES DISPONÍVEIS. Clicando com o botão esquerdo em alguma célula da coluna Qtde, será possível editar quantos produtos de quais lotes se deseja incluir na nota fiscal.

OBSERVAÇÃO: por padrão, o lote com menor prazo de validade– ou seja, com a coluna Validade possuindo a data mais antiga – terá todos os itens posicionados. Além disso, será possível utilizar o botão Confirmar somente se o total dos itens informados na Tela auxiliar INCLUINDO forem iguais ao total informado na coluna Qtde dessa Tela.

Após clicar no botão Confirmar da Tela [0671] LOTES DISPONÍVEIS, o produto será incluso na Tela auxiliar INCLUINDO sem identificar o lote. Após concluir as modificações necessárias nessa Tela e clicando em Enter até que ela seja fechada, o mesmo item, com lotes diferentes, será discriminado na grid de exibição de resultados da Tela [0566] MANUTENÇÃO DA NOTA FISCAL, sendo subtraído o estoque do produto de acordo com o lote indicado:

Botão Lote na Entrada de Nota Fiscal

Compras >> Nota de Compra >> Nota Fiscal de Entrada >> Tela [0563] NOTA FISCAL DE ENTRADA >> Lote >> Tela [0723] LOTES

Na Tela [0563] NOTA FISCAL DE ENTRADA, existe o botão Lote ; com um produto selecionado na grid dessa tela, clique nesse botão para abrir a Tela [0723] LOTES. Serão apresentados, nessa Tela, os lotes dos produtos inclusos na Nota Fiscal de Entrada. Caso tenha um único lote do produto, teremos uma única entrada nessa Tela. Caso tenha mais de um lote do mesmo produto, teremos tais lotes discriminados na Tela (atente para a coluna Lote). As colunas Validade, Fabricação e Obs lote podem ser editadas – basta clicar sobre a célula da coluna com o botão esquerdo e alterar o valor desejado.

As alterações serão realizadas também na Nota Fiscal de Entrada – com o Produto selecionado na Tela [0497] ENTRADA DE NOTAS FISCAIS, dê um duplo clique sobre o produto na Aba DADOS DA NOTA para visualizar as alterações realizadas na Tela [0723] LOTES.

Na Requisição de Entrada e Saída

Estoque >> Requisição de Entrada e Saída >> Tela [0333] REQUISIÇÃO DE ENTRADA E SAÍDA

Ao informar um produto que controle lote na Tela de Requisição, será aberta a Tela [0671] LOTES DISPONÍVEIS permitindo selecionar de qual lote deseja-se debitar o estoque ou adicionar estoque.

 

14 IMPORTAÇÃO ESTOQUE – EDI TRAMONTINA

  • Para fazer uso dessa funcionalidade, é necessário habilitar o módulo 37. IMPORTAÇÃO ESTOQUE – EDI TRAMONTINA. Para habilitá-lo, entre m contato com nosso Atendimento ao Cliente.

Há uma funcionalidade no sistema que permite a importação do arquivo EDI (Electronic Data Interchange – Intercâmbio Eletrônico de Dados) específico da empresa Tramontina para empresas que a tem como fornecedor, com a finalidade de importar o estoque descrito neste arquivo para um almoxarifado específico.

Após a habilitação do módulo, será disponibilizada no menu Utilitários a opção IMPORTAÇÃO DE ESTOQUE – EDI TRAMONTINA – Utilitários >> Exportação e Importação >> Importação EDI Tramontina >> Tela [0992] IMPORTAÇÃO DE ESTOQUE – EDI TRAMONTINA.

O almoxarifado a ser utilizado como receptor dos dados do arquivo deverá ser cadastrado e a opção CONSIDERAR ESTOQUE DISPONÍVEL DOS PRODUTOS DESTE ALMOXARIFADO deverá estar desmarcada. Apenas serão listadas, na tela de importação do arquivo, almoxarifados com a característica citada.

Com o processamento da importação, haverá a verificação do código de barras dos produtos existentes no arquivo EDI, devendo todos estar devidamente cadastrados no sistema com o mesmo código. Serão substituídos todos os dados existentes no almoxarifado selecionado pelos dados do arquivo importado. Caso algum produto constante no arquivo não esteja incluso no almoxarifado selecionado, este será incluso automaticamente.