1 INTRODUÇÃO 

2 INSTALAÇÃO 

3 CONFIGURAÇÃO SISTEMA 

4 PERMISSÃO DE USUÁRIO 

5 CONFIGURAÇÕES COMPLEMENTARES 

6 PROCESSOS 

6.1 OCS Frigorífico 

6.1.1 Etiquetas 

6.1.2 Embalagem Primária 

6.1.3 Embalagem Secundária 

6.1.4 Devolução de Produtos 

6.2 Processos ONCLICK 

6.2.1 Transferência entre almoxarifados 

6.2.2 Venda de Produtos 

 

 

1 INTRODUÇÃO

O OCS Frigorífico é composto pelo produto Frigorífico (um aplicativo) e também por um módulo do Onclick ERP, os quais se destinam ao controle (organização e registro) da produção e comercialização dos produtos do Frigorífico.

Conceitos

São utilizados alguns termos específicos ao módulo, os quais estão definidos abaixo:

DNA: O DNA é o código de registro da embalagem, por exemplo é a identificação daquele pedaço de carne. É denominado desta forma por nunca existirem dois códigos iguais. Mesmo que seja o mesmo produto; o peso, a data da embalagem e a data de validade serão outros, desta forma, o código será diferente. O código DNA refere-se ao lote no sistema Onclick.

Embalagem Primária: É o empacotamento de peças de carne com a geração de uma etiqueta contendo seu DNA. Refere-se a peça de carne embalada.

Embalagem Secundária: É a reunião de várias peças (embalagens primárias) em uma única embalagem, gerando uma nova etiqueta. Refere-se a caixa que contêm as embalagens primárias.

Tanto as embalagens primárias quanto as embalagens secundárias podem ser vendidas.

2 INSTALAÇÃO

A instalação do OCS Frigorífico deve seguir algumas considerações:

  • O módulo OCS Frigorifico só funcionará caso a máquina em questão tenha o .NET Framework 4.0 ou superior instalado.
  • É necessária uma impressora térmica para a impressão de etiquetas.
  • O OCS Frigorífico não é controlado pelo SLA, sua atualização é manual.

No arquivo de configuração do banco de dados (data) existem 3 campos:

<Firebird>: caminho do banco de dados e nome do servidor frigorifico.

<FirebirdLegado>: caminho do banco de dados e nome do servidor onclick.

<Balança>: porta onde a balança está instalada.

Os serviços que fazem ponte entre o ERP Onclick e Frigorifico são:

  • Serviço Geral: busca do Onclick as informações de produtos, grupo, marca, dados da empresa.
  • Serviço Estoque: lê embalagens no banco de dados do frigorifico e atualiza o estoque do Onclick.
  • Serviço Guardian: inicia algum serviço que estiver parado, é disparado de tempos em tempos.

A estrutura completa (toda a pasta frigorifico), deve estar apenas no servidor, porém a aplicação pode estar em mais de uma estação.

3 CONFIGURAÇÃO SISTEMA

Utilitários >> Configurações >> Sistema >> Tela [0030] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA – CADASTRO DE EMPRESAS >> Alterar >> Tela [0444] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA >> 17. Módulos Habilitados >> 41. Produção Frigorífico

O módulo 41. Produção Frigorífico deve estar habilitado.

Utilitários >> Configurações >> Sistema >> Tela [0030] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA – CADASTRO DE EMPRESAS >> Alterar >> Tela [0444] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA >> 25. Frigorífico

Com o módulo 41. Produção Frigorífico habilitado, será exibida a opção 25. Frigorífico, onde serão configuradas as informações necessárias para o processo de controle da produção.

  1. Etiqueta de Embalagem Primária
    1. Letra para geração do código DNA: Poderá ser definida uma letra que identificará o código DNA das embalagens primárias. O código DNA será, portanto, formado pela letra definida neste campo, mais uma sequência numérica, por exemplo, caso seja definida a letra V, o código DNA será V123456.
    2. Almoxarifado Padrão: Será definido o almoxarifado de entrada no sistema Onclick de todas as embalagens primárias. Ao criar uma embalagem primária, esta embalagem irá ser creditada no estoque do almoxarifado indicado neste campo.
  2. Etiqueta de Embalagem Secundária
    1. Letra para geração do código DNA: Poderá ser definida uma letra que identificará o código DNA das embalagens secundárias. O código DNA será, portanto, formado pela letra definida neste campo, mais uma sequência numérica, por exemplo, caso seja definida a letra S, o código DNA será S123456. Não é permitido utilizar a mesma letra utilizada no código DNA de embalagem primária (campo 1.1).
    2. Almoxarifado padrão: Será definido o almoxarifado de entrada no sistema Onclick de todas as embalagens secundárias. Ao criar uma embalagem secundária, esta embalagem irá ser creditada no estoque do almoxarifado indicado neste campo e o estoque de suas embalagens primárias debitado do estoque do almoxarifado padrão indicado no campo 1.2.
  3. Processo Embalagem Secundária

3.1 Embalagem Padrão: Possibilita configurar uma embalagem secundária padrão, que sempre virá selecionada ao abrir a Tela de Embalagem

3.2 % de Margem para encerramento do Processo: Afere que a quantidade de embalagens primárias colocadas em uma embalagem secundária corresponda ao que a balança está calculando. Se o peso aferido pela balança não coincidir com essa margem, o processo não poderá ser continuado. Neste parâmetro, o usuário poderá configurar o percentual de margem que permitirá o encerramento do processo (fechamento da embalagem secundária).

  1. Filtro para pesquisa de produtos

Estes filtros referem-se a quais produtos do banco Onclick serão listados no banco Frigorífico, por exemplo, ao escolher no item 4.1 o grupo X, somente produtos do grupo X serão listados no OCS Frigorífico. Uma vez enviado o produto, ele não poderá ser excluído do banco Frigorífico.

 

4 PERMISSÃO DE USUÁRIO

Utilitários >> Perfil e Usuários >> Perfil >> Tela [0984] CADASTRO DE PERFIL >> Permissões >> Tela [0645] PERFIL – PERMISSÃO DE ACESSO >> 10. Utilitários >> Agrupamento 1. Configurações do Sistema >> 1.1 Permite a alteração dos Parâmetros do Sistema

A etiqueta no OCS Frigorífico só poderá ser configurada por usuários cujo perfil possua a permissão 1.1 habilitada.

Utilitários >> Perfil e Usuários >> Perfil >> Tela [0984] CADASTRO DE PERFIL >> Permissões >> Tela [0645] PERFIL – PERMISSÃO DE ACESSO >> 2. Produtos >> Agrupamento 4. Estoque >> 4.1 REQUISIÇÃO/TRANSF

Com a opção EXCLUIR do parâmetro 4.1 marcada, será possível cancelar embalagens primárias, cancelar embalagens secundárias e reimprimir etiquetas.

  • Caso o perfil do usuário não possua a permissão, o botão Excluir (F5) das telas Consulta de Embalagens Primárias e Consulta de Embalagens Secundárias do OCS Frigorífico ficará desabilitado, não sendo permitido seu uso.

Ao tentar realizar a reimpressão de etiquetas sem a permissão, será exibida uma tela solicitando a senha de um usuário que possua a permissão, havendo as seguintes considerações:

– Se for informada uma senha não existente, será apresentada a mensagem: “Reimpressão não autorizada.”

– Se informada a senha de um usuário que não possua a permissão, será apresentada a mensagem: “Usuário não autorizado a reimprimir etiqueta.”

– Se for informada a senha de um usuário que possua a permissão, será apresentada a mensagem: “Deseja reimprimir a etiqueta?”, pressionando Sim nesta mensagem a etiqueta será reimpressa.

Se pressionada a tecla ESC, será apresentada a mensagem “Deseja cancelar a validação do usuário?”, pressionando Sim nesta mensagem será exibido “Usuário não autorizado a reimprimir etiqueta.”; pressionando Não, a mensagem é fechada.

Com a realização da reimpressão, será registrado para a embalagem em questão a data/hora e o usuário que autorizou a reimpressão.

5 CONFIGURAÇÕES COMPLEMENTARES

Cadastros >> Produtos >> Produtos >> Tela [0293] CADASTROS DE PRODUTOS >> Alterar >> Tela [0324] ALTERAÇÃO DE PRODUTOS

– No campo GARANTIA, será definido um período em dias que corresponderá a validade do produto, por exemplo, ao definir 180 dias neste campo, a data de validade impressa na etiqueta da embalagem será definida da seguinte forma: a data que está embalando o produto mais o período de 180 dias.

No caso de embalagens secundárias, que contêm várias embalagens primárias, a validade impressa será a menor validade dentre as embalagens primárias.

– No campo VOLUME CÚBICO, será informado quanto a embalagem secundária suporta de peso.

No cadastro do produto do tipo embalagem deve ser cadastrado o volume cúbico, ele irá controlar a quantidade de produtos colocados na embalagem secundária e não permitirá a continuidade do processo, caso o volume informado seja ultrapassado.

– O parâmetro 1.10 CONTROLAR LOTES deve estar marcado para que os itens sejam exibidos no OCS Frigorífico, uma vez que o código DNA que identifica as embalagens representa um lote.

Os produtos que serão exibidos no OCS Frigorifico são os que tem parâmetros indicados na Configurações do Sistema, item 4. FILTRO PARA PESQUISA DE PRODUTOS. Desta forma, ao incluir/alterar um produto no ERP Onclick, que tenha um grupo, subgrupo, marca ou categoria que esteja indicado no item 4. FILTRO PARA PESQUISA DE PRODUTOS das Configurações do Sistema, deverá obrigatoriamente marcar o parâmetro 1.10 CONTROLAR LOTES do Cadastro do Produto, indicando que o produto controla lote (código DNA), não sendo permitido gravar um novo produto que tenha estas configurações, com o parâmetro 1.10 desmarcado.

6 PROCESSOS

6.1 OCS Frigorífico

O OCS Frigorífico é um produto específico para o gerenciamento das movimentações referentes ao módulo Produção Frigorífico. Ele será acessado a partir da aplicação OnClickFrigorifico.UI, localizada na pasta Aplicação em C:\ONCLICK\FRIGORIFICO\Aplicacao.

Na tela de login do OCS Frigorífico, serão solicitados os dados de acesso do usuário (login e senha), onde deverão ser informados os mesmos dados de acesso do usuário ao ERP Onclick. Não há uma permissão de usuário que bloqueie o acesso ao OCS Frigorífico.

Após informar os dados, o OCS Frigorífico será aberto:

A tela inicial é composta de 4 ícones que identificam as principais operações realizadas pelo aplicativo: Gerenciamento de Embalagens Primárias (consulta, geração e cancelamento de embalagens primárias), Gerenciamento de Embalagens Secundárias (consulta, geração e cancelamento de embalagens secundárias), Devolução de Produtos (devolução parcial de embalagens secundárias, retornando as embalagens primárias selecionadas) e Etiquetas (consulta, geração, alteração e exclusão de etiquetas). A tela apresenta também o ícone Login, que permite a troca de usuário do aplicativo.

Abaixo será explicado cada um dos ícones:

6.1.1 Etiquetas

  • Não é possível gerar nenhuma embalagem sem configurar a etiqueta anteriormente.

Para configurá-la, clique no ícone ETIQUETAS. Será aberta a Tela CONSULTA DE ETIQUETAS.

Nesta tela, poderão ser adicionadas, alteradas, excluídas, configuradas ou copiadas as etiquetas que serão impressas nas embalagens primárias e embalagens secundárias.

A etiqueta pode ser configurada para cada produto, ou aplicada a um grupo, categoria, etc, porém não poderá existir mais de uma etiqueta para o mesmo produto.

Botão Adicionar (F3)

Para adicionar uma etiqueta, clique no botão ADICIONAR ou utilize a tecla de atalho F3. Será aberta a Tela CADASTRO DE ETIQUETAS.

Aba Etiqueta

Descrição da Etiqueta: Informe uma descrição que identifique a etiqueta, podendo ser o nome do produto por exemplo.

Tipo de Embalagem: Escolha se a etiqueta a ser adicionada corresponde a uma embalagem primária ou a uma embalagem secundária.

Nº registro S.I.S.P: Digite o número de registro do Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal (órgão que regulamenta estabelecimentos industriais que comercializam produtos de origem animal).

Peso da embalagem: Informe o peso em KG da embalagem. Este peso será impresso na etiqueta.

Descrição dos Ingredientes: Campo de texto livre para a descrição dos ingredientes que serão impressos na etiqueta.

Mensagem de Congelamento/Resfriamento: Campo de texto livre para a descrição da mensagem informativa quanto ao congelamento e resfriamento do produto.

Etiqueta vinculada à: Selecione o produto, ou a categoria, marca, grupo ou subgrupo para vincular à etiqueta. Não é possível gravar uma etiqueta que não tenha um vínculo.

Aba Observações por Faixa de Peso

Poderão ser cadastradas observações diferentes para a etiqueta, de acordo com o peso do produto. Exemplo: a mensagem impressa na embalagem de 0,500 kg de carne moída é diferente da mensagem impressa em embalagens de carne moída com peso superior.

Botão Alterar (F4)

Para alterar os dados de uma etiqueta já salva, selecione a etiqueta e clique em Alterar ou utilize a tecla de atalho F4. A tela CADASTRO DE ETIQUETAS será aberta permitindo sua alteração. Mesmo já tendo sido gerado uma embalagem primária ou secundária da etiqueta, ela poderá ser alterada.

Botão Excluir (F5)

Para excluir uma etiqueta, selecione a etiqueta e clique em Excluir ou utilize a tecla de atalho F5. A exclusão de etiquetas, assim como a alteração, é sempre permitida, não tendo nenhum vínculo com as embalagens já geradas.

Botão Leiaute Etiqueta (F10)

O LEIAUTE ETIQUETA (F10), abre o programa FastReport para que o leiaute da etiqueta selecionada seja configurado. Esta opção permite ao usuário desenhar a etiqueta que deverá ser impressa em cada processo de fabricação. Para cada informação da etiqueta será disponibilizado um campo que poderá ser adicionado ao leiaute. Através de operações do tipo arrastar-soltar o usuário adicionará os campos à configuração da etiqueta.

Botão Tabela Nutricional (F11)

A opção Tabela Nutricional permite a configuração da tabela nutricional que será impressa na etiqueta do produto.

Aba Tabela Nutricional

Rodapé da tabela nutricional: Campo para informar o texto que deve ser impresso no rodapé da tabela nutricional.

Aba Itens da Tabela Nutricional

Ordem p/ impressão: Campo para informar o número que definirá a ordem para impressão dos itens da tabela.

Descrição do item: Campo para informar a descrição dos itens da tabela (carboidratos, proteínas, gorduras, etc).

Valor do item: Campo para informar o valor do item da tabela nutricional (130 Kcal, 110 Kcal, etc)

Botão Copiar Etiqueta (F12)

Após incluir uma nova configuração de etiqueta, o usuário poderá realizar seu desenho partindo de uma etiqueta já cadastrada. Esta operação poderá ser realizada através da opção Copiar Etiqueta ou da tecla de atalho F12.

Quando o usuário clicar no botão Copiar o sistema abrirá a tela Cadastro de Etiquetas, com as informações da etiqueta posicionada, permitindo sua cópia. Estas informações poderão ser alteradas caso seja necessário.

O processo de incluir a etiqueta, refere-se a Adicionar (F3) > digitar as informações necessárias > Gravar (F8) > digitar as informações por faixa de peso (caso haja) > Inserir as informações da Tabela Nutricional (F11) > Inserir o Leiaute da Etiqueta (F10).

O Leiaute da Etiqueta poderá ser alterado, ou ser utilizado o mesmo, porém é necessário na Tela do FastReport, que o leiaute seja salvo através do botão Save.

Após a configuração da etiqueta, o processo de embalagem primária e secundária poderá ser efetuado.

6.1.2 Embalagem Primária

OCS Frigorífico >> Embalagens Primárias >> CONSULTA DE EMBALAGENS PRIMÁRIAS

A criação da Embalagem Primária refere-se à peça de carne embalada pelo Frigorifico, ao processo de embalar a carne, o que não necessariamente configura em uma venda deste produto, sendo assim, ao criar a Embalagem Primária, será creditada esta quantidade no estoque do almoxarifado definido no item 1.2 da Configuração do Sistema.

Na Tela CONSULTA DE EMBALAGENS PRIMÁRIAS, poderão ser adicionadas, consultadas ou excluídas embalagens primárias. A grid da Tela também poderá ser impressa.

Pesquisa de Embalagens Primárias

Será possível consultar todo produto que foi processado em embalagem primária. Estarão disponíveis os filtros:

Código DNA: Pesquisa pelo código DNA gerado para cada produto embalado;

Período produção de … Até: Pesquisa por período de lançamento dos produtos embalados;

Canceladas: Pesquisa pelo status da embalagem, se está cancelada ou não;

Usuário: Pesquisa pelo nome do usuário que incluiu a embalagem;

Produto: Pesquisa pela descrição do produto;

Código de barras: Pesquisa pelo código de barras do produto;

Após informar um ou mais filtros, clique no botão Pesquisar .

A grid de pesquisa listará as seguintes informações:

DNA: Código DNA gerado para o produto embalado;

Embalagem: Data que foi criada a embalagem;

Validade: Data de validade do produto, baseada na data de embalagem e na configuração do cadastro do produto;

Secundária: Código DNA da embalagem secundária na qual o produto foi armazenado (caso haja);

Produto: Descrição do produto embalado;

Barras: Código de barras do produto embalado;

Fabricante: Código de fabricante do produto embalado;

Peso: Peso do produto embalado;

Usuário: Nome do usuário que efetuou a criação da embalagem;

Data Reimpressão: Data e hora da reimpressão da embalagem;

Usuário Reimpressão: Nome do usuário que efetuou a reimpressão da embalagem.

Na barra de ferramentas, há dois botões que permitem realizar as operações de adicionar a embalagem primária e de excluir a embalagem primária; que podem ser acessados através das teclas de atalho F3 e F5, respectivamente.

Adicionar (F3)

Para incluir uma Embalagem Primária, clique em Adicionar (F3) ou utilize a tecla de atalho F3, a Tela EMBALAGEM PRIMARIA será aberta.

Digite o nome do produto a ser embalado na caixa para pesquisa, ou clique no botão Pesquisar , localizado ao lado da caixa de pesquisa. Ao clicar no botão Pesquisar, será aberta a Tela PESQUISAR PRODUTO PELA DESCRIÇÃO, digite então o nome ou parte do nome do produto na caixa de pesquisa e clique em Pesquisar, ou clique direto em Pesquisar, para que os produtos sejam listados. Clicando no botão Pesquisar ou digitando seu nome na caixa de Pesquisa, ao localizar o produto desejado, de enter, duplo clique sobre ele, ou selecione-o e aperte o botão Confirmar . Em qualquer uma das opções, o produto selecionado será exibido na caixa de pesquisa.

Com o produto escolhido, clique então na tecla de atalho F12 ou aperte o botão Iniciar pesagem , para que seja iniciado o processo de pesagem.

Aguarde uns instantes e a etiqueta da Embalagem será impressa.

  • O sistema pesquisará entre as etiquetas cadastradas qual deverá ser utilizada para o produto informado, considerando a seguinte ordem de prioridade: código do produto, grupo do produto, subgrupo do produto, marca do produto e categoria do produto. Se o sistema não encontrar uma etiqueta para o produto, será exibida uma mensagem e a criação da embalagem não ocorrerá.
  • Ao selecionar o produto, o sistema fará a geração do código DNA, baseada na letra informada pelo usuário na Configuração do Sistema e seguindo uma sequência numérica; e imprimirá a etiqueta.

Após a etiqueta ser impressa, no OCS Frigorifico, será aberta a Tela VALIDAR ETIQUETA PARA EMBALAGEM DO PRODUTO X, onde será necessário informar o código DNA que foi impresso na etiqueta gerada anteriormente, como uma forma de verificação da embalagem criada. Informe o código (impresso abaixo do código de barras na etiqueta, iniciando pela letra configurada na Configuração do Sistema) e de enter, será apresentada a mensagem: “Embalagem Primária gerada com sucesso”. A embalagem será então exibida na grid de pesquisa da Tela.

  • A confirmação do código DNA no cliente, se dá através de leitor de código de barras, onde o mesmo lê o código de barras (código DNA).
  • Na procura de produtos, só serão listados os produtos cujo cadastro está configurado para ser exibido no OCS Frigorífico, por exemplo, na Configuração do Sistema, está configurado que serão exibidos os produtos cuja categoria seja FRIGORIFICO, desta forma, só serão listados para seleção, os itens cuja categoria no ERP Onclick seja FRIGORIFICO.
  • A impressão da etiqueta determina que ela é válida e assim o DNA é registrado no banco Frigorífico.

É possível ainda travar o produto para que se consiga confirmar vários DNAs de um mesmo item, através da tecla de atalho F11. Exemplo: ao criar várias embalagens primárias para um mesmo produto (picanha), ao travar a seleção não há a necessidade de selecionar este produto todas as vezes, o mesmo já permanece selecionado na caixa de seleção.

A tecla de atalho F6 ajusta a tara da balança, ao pressioná-la, o sistema irá subtrair dos pesos computados pela balança, o peso da balança.

Excluir (F5)

A exclusão de embalagem primária e o cancelamento de embalagem primária referem-se ao mesmo procedimento. Por diversos motivos, como embalar uma peça errada, informar algum dado errado na etiqueta, etc, há a necessidade de excluir/cancelar a embalagem.

Para excluir uma Embalagem Primária, selecione-a e clique em Excluir ou utilize a tecla de atalho F5. A tela EMBALAGEM PRIMARIA será aberta.

Digite o motivo do cancelamento da embalagem e clique em Gravar (F8). Após confirmar o cancelamento, a embalagem será exibida na cor vermelha na Tela CONSULTA DE EMBALAGENS PRIMÁRIAS. No banco de dados do OCS Frigorífico, esta embalagem continuará sendo mostrada, porem com o campo igual a 1, indicando que esta embalagem está cancelada e serão preenchidos os campos CANCELADO, DATACANCELAMENTO e MOTIVOCANCELAMENTO.

  • A embalagem não poderá ser cancelada, caso faça parte de uma embalagem secundária.
  • Usa-se o termo cancelar, pois na verdade ao clicar em excluir, a mesma não é excluída do bando de dados nem da Tela e sim será cancelada, sendo exibida na cor vermelha.

Quando há a criação da embalagem, o serviço fará a leitura e irá inserir o registro no Onclick, atualizando as tabelas PRODUTO, ITRANSF, ESTOQUE e ESTOQUELOTE.

Sempre irá ser registrada a entrada e a saída.

6.1.3 Embalagem Secundária

OCS Frigorífico >> Embalagens Secundárias >> Consulta de Embalagens Secundárias

A criação da Embalagem Secundária refere-se à criação de uma embalagem (caixa) que contêm várias embalagens primárias. Ao criar a embalagem secundária será creditada esta quantidade no estoque do almoxarifado secundário, definido no item 2.2 da Configuração do Sistema, e debitado do estoque do almoxarifado primário, definido no item 1.2 da Configuração do Sistema.

Na Tela CONSULTA DE EMBALAGENS SECUNDÁRIAS, poderão ser adicionadas, consultadas ou excluídas embalagens secundárias. A grid da Tela também pode ser impressa.

Pesquisa de Embalagens Secundárias

Será possível pesquisar todo produto que foi processado em uma embalagem secundária. Estarão disponíveis os filtros:

Código DNA: Pesquisa pelo código DNA gerado para cada caixa embalada, pesquisa somente os códigos de embalagens secundárias;

Período produção de … Até: Pesquisa por período de lançamento das embalagens;

Canceladas: Pesquisa pelo status da embalagem, se está cancelada ou não;

Usuário: Pesquisa pelo nome do usuário que incluiu a embalagem;

Produto: Pesquisa pela descrição do produto, descrição da caixa;

Código de barras: Pesquisa pelo código de barras do produto, (embalagem primária);

Após informar um ou mais filtros, clique no botão Pesquisar .

A grid de pesquisa listará as seguintes informações:

DNA: Código DNA gerado para a caixa embalada;

Embalagem: Data que foi criada a embalagem;

Validade: Data de validade do produto, baseada na data de criação da embalagem e na configuração do cadastro do produto;

Produto: Descrição do produto embalado;

Barras: Código de barras do produto embalado;

Fabricante: Código de fabricante do produto embalado;

Peso: Peso do produto embalado;

Pedido: Número do pedido de venda, caso haja;

Nota: Número da Nota Fiscal de Venda, caso haja;

Série: Série da Nota Fiscal de Venda, caso haja;

Usuário: Nome do usuário que efetuou a criação da embalagem;

Na barra de ferramentas, há dois botões que permitem realizar as operações de adicionar a embalagem secundária e de excluir a embalagem secundária; que podem ser acessados através das teclas de atalho F3 e F5, respectivamente.

Adicionar (F3)

Para incluir uma Embalagem Secundária, clique em Adicionar (F3) ou utilize a tecla de atalho F3, a Tela EMBALAGEM SECUNDÁRIA será aberta.

Clique no botão Pesquisar , será aberta a Tela PESQUISAR PRODUTO EMBALAGEM PELA DESCRIÇÃO, digite então o nome ou parte do nome do embalagem na caixa de pesquisa e clique em Pesquisar, ou clique direto em Pesquisar, para que os produtos sejam listados. Clicando no botão Pesquisar ou digitando seu nome na caixa de Pesquisa, ao localizar o produto desejado, de enter, duplo clique sobre ele, ou selecione-o e aperte o botão Confirmar . Em qualquer uma das opções, o produto selecionado será exibido no alto da Tela.

Digite então o código da embalagem primária e clique em Gravar. Em alguns instantes, a etiqueta será impressa.

  • O sistema pesquisará entre as etiquetas cadastradas qual deverá ser utilizada para o produto informado, considerando a seguinte ordem de prioridade: código do produto, grupo do produto, subgrupo do produto, marca do produto e categoria do produto. Se o sistema não encontrar uma etiqueta para o produto, será exibida uma mensagem e a criação da embalagem não ocorrerá.
  • Ao selecionar o produto, o sistema fará a geração do código DNA, baseada na letra informada pelo usuário na Configuração do Sistema e seguindo uma sequência numérica; e imprimirá a etiqueta.

Após a etiqueta ser impressa, no OCS Frigorifico, será aberta a Tela VALIDAR ETIQUETA PARA EMBALAGEM DO PRODUTO X, onde será necessário informar o código DNA que foi impresso na etiqueta gerada anteriormente, como uma forma de verificação da embalagem criada. Informe o código (impresso abaixo do código de barras na etiqueta, iniciando pela letra configurada na Configuração do Sistema) e de enter, será apresentada a mensagem: “Embalagem Secundária gerada com sucesso”. A embalagem será então exibida na grid de pesquisa da Tela.

  • A confirmação do código DNA no cliente, se dá através de leitor de código de barras, onde o mesmo lê o código de barras (código DNA).
  • Na procura de produtos, só serão listados os produtos cujo cadastro está configurado para ser exibido no OCS Frigorífico, por exemplo, na Configuração do Sistema, está configurado que serão exibidos os produtos cuja categoria seja FRIGORIFICO, desta forma, só serão listados para seleção, os itens cuja categoria no ERP Onclick seja FRIGORIFICO.
  • A impressão da etiqueta determina que ela é válida e assim o DNA é registrado no banco Frigorifico.

A tecla de atalho F6 ajusta a tara da balança, ao pressioná-la, o sistema irá subtrair o peso da balança, dos pesos computados pela balança.

Excluir (F5)

A exclusão de embalagem secundária e o cancelamento de embalagem secundária referem-se ao mesmo procedimento. Por diversos motivos, como embalar uma peça errada, informar algum dado errado na etiqueta, etc, há a necessidade de excluir/cancelar a embalagem.

Para excluir uma Embalagem Secundária, selecione-a e clique em Excluir ou utilize a tecla de atalho F5. A tela EMBALAGEM SECUNDARIA será aberta.

Digite o motivo do cancelamento da embalagem e clique em Gravar (F8). Após confirmar o cancelamento, a embalagem será exibida na cor vermelha na Tela CONSULTA DE EMBALAGENS SECUNDARIAS. No banco de dados do OCS Frigorífico, esta embalagem continuará sendo mostrada, porem com o campo igual a 1, indicando que esta embalagem está cancelada e os campos CANCELADO, DATACANCELAMENTO e MOTIVOCANCELAMENTO serão preenchidos.

  • Usa-se o termo cancelar, pois na verdade ao clicar em excluir, a mesma não é excluída do bando de dados nem da Tela e sim será cancelada, sendo exibida na cor vermelha.

Quando há a criação da embalagem, o serviço fará a leitura e irá inserir o registro no Onclick, atualizando as tabelas PRODUTO, ITRANSF, ESTOQUE e ESTOQUELOTE.

Sempre irá ser registrada a entrada e a saída.

  • Para ser embalagem secundaria, o produto deve ser do tipo embalagem (tipo de produto no Cadastro de Produto) e deve ter volume cúbico cadastrado. O volume cúbico irá limitar o peso que a caixa suporta.
  • Não é permitido o cancelamento de uma embalagem secundaria já vendida em uma Nota Fiscal de Venda.
  • Não é permitida a inclusão de produtos diferentes na mesma embalagem secundária. A inclusão de uma nova embalagem secundária gera uma saída de várias primárias, e uma entrada na embalagem secundária.
  • O cancelamento de uma embalagem secundária debita o seu estoque e credita novamente os estoques das embalagens primárias.

Embalagem Primária

O botão Embalagem Primária dentro da Tela de Embalagem Secundária permite a consulta das embalagens primárias que compõem a embalagem secundária selecionada.

 

6.1.4 Devolução de Produtos

OCS Frigorífico >> Devolução de Produtos >> Devolução de Produtos

Devolução de Embalagem Primária

A devolução de embalagens primárias é realizada através de uma devolução de venda no ERP Onclick, seguindo o procedimento de devolução de venda normal do sistema.

Devolução de Embalagem Secundária

A opção Devolução de Produtos do OCS Frigorífico é utilizada somente para a devolução de embalagens secundárias. Quando ocorre a devolução de alguma unidade primária vinculada à secundaria, o usuário deve realizar a devolução das embalagens primárias, onde as mesmas terão seu estoque creditado novamente, e será debitado o estoque da embalagem secundária, pois a mesma não irá mais existir, mas continuará sendo apresentada na tela de embalagens secundárias, com seu registro marcado na cor azul, de embalagem devolvida.

Após realizar o processo de devolução da embalagem secundária pelo OCS Frigorífico, o serviço de sincronização de estoque irá gerar uma requisição de entrada para suas embalagens primárias. Desta forma, no processo de devolução da nota fiscal de venda da embalagem secundária pelo ERP Onclick, deve-se utilizar um CFOP que não movimente estoque, pois o estoque já foi movimentado anteriormente através da requisição de saída sincronizada pelo OCS Frigorífico.

2 Processos ONCLICK

Após a geração de etiquetas e embalagens pelo OCS Frigorífico, o procedimento de venda da peça de carne ou da caixa é realizado pelo ERP Onclick, e segue o padrão de funcionamento geral do ERP.

6.2.1 Transferência entre almoxarifados

Após a geração da Embalagem Primária, o que creditará o estoque designado para o almoxarifado de embalagens primárias, é realizado o processo de transferência de estoque, onde o estoque do almoxarifado Embalagem Primária é transferido para o almoxarifado Loja por meio da transferência entre almoxarifados. Este processo é realizado através do caminho (Onclick >>Estoque >> Transferência entre Almoxarifados >> Unitário ou em Massa >> Tela [0641] TRANSFERÊNCIA ENTRE ALMOXARIFADOS).

Após a geração da Embalagem Secundária, ocorrerá o mesmo procedimento, de transferência do estoque do almoxarifado de Embalagem Secundária para o almoxarifado Loja.

6.2.2 Venda de Produtos

No ERP Onclick, será realizada a venda através do ECF e Nota Fiscal de Venda de embalagens primárias ou secundárias, poderá ser efetuado também o pedido de venda e depois importado para o ECF ou Nota, caso necessário. A busca do produto em qualquer uma das situações, será feita através do lote do produto (código DNA), ou de seu código de barras ou descrição.

O estoque do produto, no momento da Venda, será sempre debitado do Almoxarifado Loja. Não são vendidos produtos dos almoxarifados Embalagem Primária, ou Secundária, eles servem para suprir a necessidade de tais embalagens.