Faturamento é a emissão de Notas Fiscais, duplicatas, faturas, outros documentos fiscais ou não. Documentos estes utilizados na separação, empacotamento e distribuição das mercadorias para os clientes. O faturamento engloba uma série de ações e dispara uma série de informações dentro da empresa.

  • Emissão de Notas Fiscais
  • Geração de receita
  • Notas diversas
  • Relacionamentos com estoques, distribuição e Departamento Fiscal
  • Alimentação das Estatísticas
  • Emissão de Faturas/duplicatas
  • Geração das contas a receber

ORÇAMENTO

Vendas >> Pedidos e Orçamentos >> Orçamento >> Tela [0578] ORÇAMENTO

O orçamento livre é um recurso do sistema que permite simular um orçamento sem ser necessário realizar o cadastro, nem do cliente e nem dos produtos a serem inseridos nele.

1 – CLIENTE: É possível informar um nome que não está cadastrado no sistema.

2 – CÓDIGO:  É possível informar produtos que  estejam cadastrados no sistema ou não. Caso informe um código não existente, será aberta a Tela de Inclusão de Produtos; entretanto, estará vazia, permitindo que inclua as informações que desejar.

Na Tela [0587] ORÇAMENTOS, há algumas opções de impressão para visualizar os orçamentos. Assim, a impressão do orçamento poderá ser personalizada de acordo com suas necessidades. Veja abaixo:

 

Com as OPÇÕES DE IMPRESSÃO selecionadas, clique em Imprimir para indicar a impressora desejada com as configurações do usuário.

LISTA DE PRESENTE

Vendas >> Pedidos e Orçamentos >> Lista >> Tela [0922] LISTA DE PRESENTES

Com a tela lista de presente é possível criar uma lista no ERP e usá-la internamente ou exportá-la para integração web.

Ao incluir no botão incluir, será aberta a Tela [0923] LISTA DE PRESENTES.

Enviar Lista Para o Site: Define se a lista será destinada ao site ou não. Existe a possibilidade de não ser somente para loja física.

Loja Web: Caso o campo acima seja marcado, deverá informar para qual loja será exportada. Os produtos a serem informados na lista também serão carregados de acordo com a loja definida.

Cliente: Campo destinado para informar o nome do dono da lista.

E-mail: E-mail de contato do dono da lista.

Endereço: Endereço do dono da lista.

Telefone: Telefone do dono da lista.

Participante 2: Nome do segundo participante (nome do noivo ou noiva por exemplo).

Email: E-mail de contato do participante.

Telefone: Telefone do participante.

Tabela de Preço: Tabela de preço cujo os valores dos produtos serão apresentados na lista.

Evento: Tipo do evento da lista de presente (casamento, chá de cozinha por exemplo).

Data Evento: Dia que o evento será realizado.

Horário: Horário que o evento será realizado.

Local: Local do evento que será realizado.

URL: Caso o evento possuía algum link de divulgação.

Descrição: Pequena descrição do evento.

Mensagem: Mensagem de agradecimento.

Status: Status do evento.

Envia Cartão: Envia cartão de agradecimento para os convidados.

Recebimento: Quando os produtos serão recebidos.

Envia E-mail: Envia e-mail automático para o dono da lista para cada compra.

Vendedor: As vendas serão vinculadas a algum vendedor.

Filial: Qual filial a lista será vinculada.

Valido até: Data que a lista ficará disponível.

Digitar: Campo de escolha para pesquisar e adicionar o produto na lista.

Item: Qual o número do item na lista.

Código: Código de identificação do produto para adicionar à lista.

Qtde: Quantidade desejada para o produto.

Coletor de Dados – Arquivo Texto: Campo para carregar uma lista de presente diretamente por arquivo.

Botão “Estorno”: Botão destinado para devolução de itens. O botão Estorno ficará habilitado apenas para os itens que já foram faturados – ou seja, para os produtos em que já houve a emissão da nota ou cupom fiscal.

  • Histórico de Vendas (BI)

A opção de Histórico de Vendas (BI) disponibiliza uma opção de Histórico por Lista de Presente. A aba Dados da Lista de Presente disponibiliza filtros específicos para seleção das listas, sendo:

EVENTO: opção de seleção das listas por tipo de evento;

DATA DO EVENTO: opção de seleção das listas por período da data de evento da lista;

DATA DE VALIDADE: opção de seleção das listas por período de data de validade da lista;

PERÍODO PARA MÉDIA: período que será utilizado para calcular as quantidades médias de venda, devolução e compras;

DIFERENÇA DE ESTOQUE: filtro para seleção dos produtos em lista comparando a quantidade de produto em listas com o estoque disponível total da Empresa.

STATUS: opção de seleção das listas por status da lista;

VENDEDOR: opção de seleção das listas por vendedor da lista;

LOJA/FILIAL DA LISTA: opção de seleção das listas por loja/filial na qual a lista foi gerada

 

PEDIDO DE VENDA

Antes de iniciar a inclusão de um pedido de venda, é necessário realizar algumas configurações:

1 – Cadastro dos Tipos de Pedido

Vendas >> Tabelas Diversas >> Tipos de Pedido >> Tela [0756] CADASTRO DOS TIPOS DE PEDIDO

Nesta tela são cadastrados os tipos de pedido de venda, que serão utilizados posteriormente na tela de pedidos de venda.

Reserva estoque: selecione entre as opções Saída, Entrada ou Nenhum, para determinar como será o tratamento do estoque dos pedidos de venda que possuírem este tipo.

  • Reservar estoque não é debitar o estoque, é somente deixar o produto reservado. Ao ser excluído o pedido de venda, o mesmo volta a constar no estoque.

Deleta após importação: essa opção se refere ao pedido exportado para Nota Fiscal. Se estiver marcado Sim, o pedido será excluído (sendo necessário essa configuração se desejar que seja gerado um pedido resíduo – veja o próximo campo); marcado Não, o pedido permanecerá na tela de pedido de venda, apesar de já ter sido exportado, neste caso, seu tipo será alterado para Faturado.

Gera resíduo: essa marcação indica se o pedido, após exportado, gerará um pedido resíduo com os itens faltantes em estoque, bloqueados para venda ou que por qualquer motivo não puderam ser inclusos na Nota Fiscal de Saída. Se sim, será gerado esse resíduo, sendo necessário marcar a opção Sim no campo DELETA APÓS IMPORTAÇÃO.

Calcula IPI: informa se os pedidos de venda com esse tipo calcularão ou não o IPI.

Natureza de operação: a Natureza de Operação deve ser informada no tipo de pedido apesar do Sistema permitir inserir um tipo de pedido sem natureza de operação. Informar esse dado nessa Tela otimiza processos que vão desde relatórios até o envio de documentação para o Fisco. Informe, assim, uma natureza de operação para esta operação.

Observação para a impressão pedido: descreva neste campo uma observação a ser impressa nos pedidos de venda com este tipo.

O Tipo de Pedido exerce um papel central no Pedido de Venda; pode ser dito que o tipo de pedido é o centro do pedido. As operações realizadas envolvendo a Venda dos produtos por sua empresa serão determinadas, em grande parte, pelo tipo de pedido sob o qual foram realizadas.

2 – Cadastrar Status do Pedido

Vendas >> Tabelas Diversas >> Status do Pedido >> Tela [0953] STATUS PEDIDO

Indicar um status para o pedido lhe permitirá acompanhar as movimentações realizadas ou consultar, nas telas em que isso é disponível, somente os pedidos sob determinado status.

Para um determinado STATUS DO PEDIDO é possível inserir um ou mais campos em MOTIVO STATUS – ou seja, um pedido pode estar com determinado status por vários motivos diferentes. Tais status poderão organizar as pesquisas nas Telas [0418] ORÇAMENTO / PEDIDO DE VENDA, nos filtros de pesquisa, e inclusões / alterações na Tela [0574] INCLUSÃO DE PEDIDOS / ORÇAMENTO.

3 – Cadastro de Tipos de Atendimento

Vendas >> Tabelas Diversas >> Tipos de Atendimento >> Tela [0038] TIPOS DE ATENDIMENTO

O tipo de atendimento cadastrado influenciará no VR MINIMO DE VENDA para aquele tipo de atendimento, bem como no VR MINIMO DE PARCELA a ser utilizada para o pedido classificado sob aquele tipo de atendimento. Além disso, temos o Agrupamento INICIAR O PEDIDO COM O STATUS, sendo possível configurar se o status será LIBERADO (ou seja, o pedido estará livre para ser alterado pelo usuário), BLOQUEADO (para aquele tipo de atendimento será necessária a liberação de um usuário com maior nível de permissões para que o pedido seja alterado) ou CONFORME TIPO DE PEDIDO (seguindo a configuração do campo INICIAR O STATUS da Tela [0756] CADASTRO DOS TIPOS DE PEDIDO).

PEDIDO DE VENDA

Vendas >> Pedidos e Orçamentos >> Pedido >> Tela [0418] ORÇAMENTO/PEDIDO DE VENDA

  • Para acessar a tela de Pedido de Venda, é necessário possuir permissão de acesso em Utilitários >> Perfil e Usuários >> Perfil >> Tela [0984] CADASTRO DE PERFIL >> Permissões >> 3.Vendas >> aba Pedido >> 2.1 Cadastro.

Inclusão de Pedidos:

O campo EMPRESA permite selecionar a empresa para a qual será cadastrado o pedido ou orçamento. Uma vez vinculado a uma empresa, no caso de multiempresa, os pedidos poderão ser filtrados de acordo com Configuração do Sistema (Tela CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA >> 7. Vendas >> aba Parâmetros Comuns (nota e pedido) >> 2.23 Filtra pedidos/vendedores / indicadores por empresa).

Aba CONDIÇÃO DE PAGAMENTO

O Grupo 1 será utilizado como referência para inclusão de dados na grid (Grupo 2), sendo possível sugerir as parcelas que constarão nessa grid. Para informar parcelas no Grupo 1, preencha o campo PARC/PRAZO com o padrão de dias para o prazo por exemplo, um parcelamento em três vezes constará como 0/30/60.

Já o Grupo 2 será o considerado para impressão na Nota Fiscal. Para configurar uma das parcelas informadas, ou mesmo para realizar o parcelamento, informe o número da parcela no campo Parcela desse grupo e tecle Enter: será aberta uma Tela auxiliar que contém informações semelhantes às do Grupo 1, com a diferença de que serão efetivamente consideradas para fins de cobrança por sua empresa:

Aba IMPOSTOS

A Aba IMPOSTOS permite a visualização dos Impostos constantes sobre os produtos inseridos no pedido ou orçamento.

Os impostos dessa Tela serão recalculados de acordo com a Natureza de Operação informada para o Tipo de Pedido selecionado.

Aba FORMAÇÃO DE PREÇOS

Para habilitar as Abas de FORMAÇÃO DE PREÇO nessa Tela, clique em Markup (no alto da tela): as abas serão habilitadas tanto no conjunto de abas no rodapé quanto na grid de exibição de resultados (no meio da Tela).

Nessas Abas é possível acompanhar uma série de fatores, tanto em percentagens quanto em valores absolutos, que influenciam na formação de preços daquele produto.

Aba TRANSPORTADORA / VOLUMES

Na Aba TRANSPORTADORA / VOLUMES poderão ser inclusas informações relativas aos meios que serão utilizados para realizar a entregado produto para o cliente – caso seja feito uso de alguma transportadora.

No campo VOLUMES, será informado o número de volumes constantes no Pedido realizado. Ao clicar na pasta ao lado, será aberta a Tela [0575] VOLUME / PESO POR ITEM DO PEDIDO. Nessa Tela, é possível editar as colunas Volume, Peso Bruto (Peso Bruto) e Peso Líq. (Peso Líquido) de acordo com suas necessidades.

Voltando à Tela [0574] INCLUSÃO DE PEDIDOS / ORÇAMENTOS, ainda na Aba TRANSPORTADORA / VOLUMES, é possível informar o campo FRETE: entretanto, tal campo será rateado item a item, de acordo com o seu “peso” tributário (se o produto é isento, o frete não será somado ao item; se o produto tem Substituição Tributária, seu valor será considerado para o cálculo do frete). Do mesmo modo acontecerá com os campos SEGURO e DESPESAS.

Comprador é órgão público estadual ou federal

No registro de algum Pedido de Venda ou Orçamento a partir da Tela [0574] INCLUSÃO DE PEDIDOS / ORÇAMENTOS, que contemple órgão público estadual ou órgão público federal, os impostos serão considerados de modo diferente. Para isso, realize a Configuração do Sistema , em 4.4 ALÍQUOTAS DE RETENÇÃO PARA VENDA A ÓRGÃO PÚBLICO FEDERAL (Tela [0444] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA, item 4. IMPOSTOS):

Além disso, o cliente deverá estar configurado como ÓRGÃO PÚBLICO ESTADUAL ou ÓRGÃO PÚBLICO FEDERAL no campo CLIENTE TRIBUTADO COMO da Tela [0057] INCLUSÃO / ALTERAÇÃO DE CLIENTES.

Aba ENTREGA

Caso essa Aba seja preenchida, suas informações serão consideradas mesmo que ocorra alteração no Cadastro do Cliente; ou seja, o endereço de entrega no pedido não será alterado depois que for feito.

NOTA FISCAL

Vendas >> Notas Fiscais >> Nota Fiscal >> Tela [0565] NOTA FISCAL

A Nota Fiscal de Saída é um documento comprovador de um ato comercial determinado, que envolve a saída de um bem ou realização de um serviço de sua empresa para terceiros. Sua finalidade é atender às exigências fiscais, registrando as operações realizadas entre os fornecedores e os adquirentes destes.

Na Tela [0565] NOTA FISCAL são listados todos os registros de documentos fiscais de saída emitidos pela empresa a seus clientes. Nesta tela, são inclusos os documentos Nota Fiscal da Saída, Cupom Fiscal, Devolução de Venda, Remessa para Conserto, Remessa para Demonstração, Nota de Entrega Futura, Transferência de Mercadorias, dentre outros casos atendidos pelo sistema ONCLICK.

Além da listagem de registros, essa Tela também permite a execução de diversos procedimentos, obrigatórios e/ou complementares, de forma a atender as necessidades da empresa, considerando as obrigações quanto a emissão de documentos fiscais.

INCLUINDO UMA NOTA FISCAL DE SAÍDA

Vendas >> Notas Fiscais >> Nota Fiscal >> Tela [0565] NOTA FISCAL >>Incluir >> Tela [0566] MANUTENÇÃO DA NOTA FISCAL

  • Para incluir uma nota de saída, é necessário possuir permissão de usuário localizada em (Utilitários >> Usuários >> Perfil >> Tela [0984] CADASTRO DE PERFIL >> Permissões >> Tela [0645] PERFIL – PERMISSÃO DE ACESSO >> 3.Vendas >> aba Nota Fiscal >> Agrupamento Nota Fiscal >> opção 1.1 Cadastro >> marcar a opção Incluir)

Para incluir uma nota fiscal de saída no OnClick, basta clicar no botão Incluir  da Tela [0565] NOTA FISCAL, acessando a Tela [0566] MANUTENÇÃO DA NOTA FISCAL.

Para que os diferentes Campos e Abas estejam disponíveis para edição, é necessário informar a SÉRIE e o NÚMERO da Nota Fiscal antes de proceder ao seu preenchimento.

1 – Campo SÉRIE: informe a série desejada para gerar a nota fiscal. Por padrão, o sistema informará a série cadastrada em (Utilitários >> Configurações >> Sistema >> Tela [0030] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA – CADASTRO DE EMPRESAS >> Alterar >> Tela [0444] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA >> 7. VENDAS >> Aba NOTA FISCAL >> 4. SÉRIE PADRÃO >> 4.1 VENDA). Após informar a Série, não será possível modifica-la, sendo necessário clicar no botão Cancelar e começar a inclusão da nota novamente caso seja preciso modificar esse campo. Atente para informar a Série correta.

Cada série deve ser inclusa nas Configurações do Sistema e ter o modelo de documento fiscal (campo DOC. FISCAL) configurado através do menu (Utilitários >> Configurações >> Sistema >> Tela [0030] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA – CADASTRO DE EMPRESAS >> Alterar >> Tela [0444] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA >> 3. PARÂMETROS GERAIS >> 3. SÉRIES CADASTRADAS).

2- Campo NÚMERO: informe o número da nota fiscal de saída. Caso nenhuma informação seja inserida nesse campo, o Sistema automaticamente irá atribuir uma numeração sequencial para a nota, de acordo com a série informada. Para digitar o número da nota, é necessário possuir permissão de usuário em (Utilitários >> Usuários >> Perfil >> Tela [0984] CADASTRO DE PERFIL >> Permissões >> Tela [0645] PERFIL – PERMISSÃO DE ACESSO >> 3.Vendas >> aba Nota Fiscal >> Agrupamento Nota Fiscal >> opção 1.1.3 PERMITE A DIGITAÇÃO DO NUMERO DA NOTA marcada).

    • Para digitar o número da nota, além da permissão de usuário citada acima, é necessário clicar no campo NÚMERO, pois o cursor do mouse não passa por este campo através do enter ou tab.

3 – Campo DATA / HORA: nesses campos serão registradas a data e a hora de início de inclusão da nota fiscal. Tal campo será preenchido automaticamente e não será possível alterá-lo. A data informada aqui será a mesma digitada no campo EMISSÃO da aba Faturamento e a hora, será a hora da máquina.

4 – Campo EMPRESA: nesse campo será registrada a empresa a partir da qual se origina a nota fiscal. Tal campo será preenchido automaticamente, não sendo necessário alterá- lo.

  • Para alteração de notas fiscais de saída é necessário possuir a permissão de usuário localizada em Utilitários >> Usuários >> Perfil >> Tela [0984] CADASTRO DE PERFIL >> Permissões >> Tela [0645] PERFIL – PERMISSÃO DE ACESSO >> 3.Vendas >> aba Nota Fiscal >> Agrupamento Nota Fiscal >> opção 1.1 Cadastro, opção ALTERAR marcada.
  • Já para notas fiscais de saída eletrônicas (NF-e) após sua emissão, só será permitido alterar, caso o usuário possua permissão, a condição de pagamento da nota. Para isto a permissão a ser marcada localiza-se em (Utilitários >> Usuários >> Perfil >> Tela [0984] CADASTRO DE PERFIL >> Permissões >> Tela [0645] PERFIL – PERMISSÃO DE ACESSO >> 3.Vendas >> aba Nota Fiscal >> Agrupamento Nota Fiscal >> opção 1.1.2 ALTERAR SOMENTE A CONDIÇÃO DE PAGAMENTO APÓS A GRAVAÇÃO DA NOTA).

 

  • Há outras permissões de usuário quanto a alteração de notas que devem ser observadas, permissão 1.1.6 PERMITE ALTERAR NOTAS DOS ULTIMOS XX DIAS, 1.1.9 NÃO PERMITE A ALTERAÇÃO DE ITENS NA NOTA e 1.1.13 ALTERAR SOMENTE OS DADOS DO CONSUMIDOR APÓS A GRAVAÇÃO DA NOTA; todas essas permissões localizam-se em Utilitários >> Usuários >> Perfil >> Tela [0984] CADASTRO DE PERFIL >> Permissões >> Tela [0645] PERFIL – PERMISSÃO DE ACESSO >> 3.Vendas >> aba Nota Fiscal >> Agrupamento Nota Fiscal.

 

  • Para a exclusão de notas fiscais de saída, é necessário possuir permissão de usuário localizada em Utilitários >> Usuários >> Perfil >> Tela [0984] CADASTRO DE PERFIL >> Permissões >> Tela [0645] PERFIL – PERMISSÃO DE ACESSO >> 3.Vendas >> aba Nota Fiscal >> Agrupamento Nota Fiscal >> opção 1.1 Cadastro >> opção EXCLUIR marcada.

 

  • Já as notas fiscais de saída eletrônicas (NF-e), não permitem sua exclusão, mesmo se o usuário possuir a permissão. Caso seja necessário efetuar algum procedimento, deve-se cancelar a nota ou emitir uma carta de correção eletrônica (CC-e) observando os prazos legais, ou ainda efetuar uma devolução de venda.

 

  • Há uma outra permissão a ser observada, 1.1.11 PERMITE EXCLUSÃO APENAS DA ULTIMA NOTA (COM O MESMO USUÁRIO) localizada em Utilitários >> Usuários >> Perfil >> Tela [0984] CADASTRO DE PERFIL >> Permissões >> Tela [0645] PERFIL – PERMISSÃO DE ACESSO >> 3.Vendas >> aba Nota Fiscal >> Agrupamento Nota Fiscal, na qual será permitido somente excluir a última nota inclusa pelo usuário, caso a mesma não tenha sido transmitida.

Aba FATURAMENTO

Nesta Aba serão inclusas informações referentes à Nota Fiscal de Saída relativas ao Código Fiscal de Operação (CFOP) utilizado, qual tabela de preço será utilizada, quando a nota foi emitida, quando realizará a saída da empresa, etc.

Campo CLIENTE: selecione o cliente, previamente cadastrado a partir de (Cadastros >> Clientes >> Clientes >> Tela [0660] CADASTRO DE CLIENTES >> Incluir >> Tela [0057] INCLUSÃO DE CLIENTES); será para esse cliente que o documento fiscal será emitido no momento de sua impressão. É possível também realizar a consulta ao cadastro de clientes clicando no botão Cadastro de Clientes , ao lado desse campo, abrindo a Tela [0660] CADASTRO DE CLIENTES.

Pode-se optar por sempre abrir a Tela [0566] MANUTENÇAO DE NOTA FISCAL com um cliente já selecionado neste campo, este cliente será o informado na seguinte configuração: Utilitários >> Sistema >> 7.Vendas >> aba Parâmetros Comuns >> opção 7.7 CODIGO DO CLIENTE (CONSUMIDOR) >> informe o código do cliente desejado. Caso queira que o campo CLIENTE seja sempre aberto em branco, é só deixar a opção 7.7 CODIGO DO CLIENTE (CONSUMIDOR) em branco.

Campo EMISSÃO: informe a data na qual este documento será emitido para aquele cliente. Não é necessário que as datas deste campo e do campo SAÍDA coincidam.

Campo SAÍDA: informe a data na qual os produtos inclusos nesse documento serão encaminhados para o cliente informado. Não é necessário que as datas deste campo e do campo EMISSÃO coincidam.

OBSERVAÇÃO: a possibilidade de informar diferentes datas nesses campos se deve à situação possível da nota fiscal ser emitida em uma data determinada e ter a saída da empresa somente em outra data.

Campo CFOP: selecione o Código Fiscal de Operações e Prestações de acordo com o documento fiscal. Os CFOPs são cadastrados em (Fiscal >> Tabelas Fiscais >> Tabelas Fiscais >> Natureza de Operação >> Tela [0134] NATUREZA DE OPERAÇÃO >> Incluir >> Tela [0155] INCLUSÃO DE NATUREZA DE OPERAÇÃO) – para maiores esclarecimentos quanto ao código que deverá ser informado para o presente documento fiscal consulte seu contador.

Campo TABELA PREÇO: selecione a tabela de preços que será utilizada para consideração dos produtos inclusos na nota fiscal de saída; tabelas de preço são cadastradas em (Cadastros >> Preços >> Tabelas de Preços >> Tela [0301] CRIAÇÃO DE TABELAS DE PREÇOS). Caso você tenha inserido os produtos de acordo com uma tabela de preços e deseje, durante a criação da nota, alterar tal tabela, é possível; entretanto, após realizar a seleção da tabela de preços desejada, clique no botão Atualiza os preços de venda com a tabela selecionada ; será oferecida a mensagem “Recalcular os preços com a nova tabela?”. Clicando em Sim , os preços serão atualizados considerando as informações da tabela escolhida.

Campo COLUNA: este só estará habilitado se a tabela de preços estiver configurada em seu cadastro, para fazer uso dos Preços Virtuais (Tela [0301] CRIAÇÃO DE TABELAS DE PREÇOS, Aba DADOS GERAIS, Marcação □ UTILIZAR TABELA COM PREÇOS VIRTUAIS). Selecione nesse campo qual será a coluna utilizada para consideração dos preços dos produtos.

Campo VENDEDOR: nesse campo, selecione o Funcionário responsável por executar a venda para o Cliente desta Nota Fiscal. Estarão disponíveis para seleção os funcionários que estejam registrados como Vendedores , (Cadastros >> Funcionários >> Funcionários >> Tela [0128] CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS >> Incluir / Alterar >> Tela [0152] INCLUSÃO / ALTERAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS >> Aba DADOS GERAIS, Agrupamento CARGO / FUNÇÃO >> marcação □ VENDEDOR deverá estar ticada).

Campo INDICAÇÃO: nesse campo, selecione o Funcionário responsável por realizar a indicação da venda para o Cliente desta Nota Fiscal. Estarão disponíveis para seleção os funcionários que estejam registrados como Indicadores – veja em (Cadastros >> Funcionários >> Funcionários >> Tela [0128] CADASTRO DE FUNCIONÁRIOS >> Incluir / Alterar >> Tela [0152] INCLUSÃO / ALTERAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS >> Aba DADOS GERAIS >> Agrupamento CARGO / FUNÇÃO >> marcação □ INDICADOR deverá estar ticada).

Aba DADOS DO CLIENTE

Esta Aba será preenchida automaticamente ao informar o cliente para o qual a nota fiscal de saída está sendo gerada; tal cliente é informado no campo CLIENTE da Aba FATURAMENTO (veja tópico anterior). Assim, as informações relativas ao CPF / CNPJ, RAZÃO SOCIAL, CEP, ENDEREÇO, BAIRRO, TELEFONE e AUTORIZADO serão extraídas do cadastro deste cliente, em (Cadastros >> Clientes >> Clientes >> Tela [0660] CADASTRO DE CLIENTES), e da Tela [0051] AUTORIZADOS, em (Cadastros >> Clientes >> Clientes >> Tela [0660] CADASTRO DE CLIENTES >> Autorizados >> Tela [0051] AUTORIZADOS).

Aba DADOS DO CONSUMIDOR

Esta aba só ficará habilitada caso a seguinte configuração esteja marcada: Utilitários >> Sistema >> Tela [0030] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA – CADASTRO DE EMPRESAS >> Alterar >> Tela [0444] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA >> 7.Vendas >> aba Parâmetros Comuns (nota e pedido) >> agrupamento 1.Campos Disponíveis >> opção 1.1 Dados do cliente na venda para consumidor.

O sistema oferece a possibilidade de serem realizadas vendas para clientes que não possuem um cadastro próprio, com a função de automatizar as vendas da empresa no dia a dia. Para isto, é necessário cadastrar um cliente padrão (chamado de CONSUMIDOR, por exemplo), e seleciona-lo na inclusão de notas de vendas. Na aba DADOS DO CONSUMIDOR, poderá ser informado os dados pessoais do cliente que está efetuando a compra, não há a necessidade de serem informados todos os campos desta aba.

Esta opção é útil quando o cliente solicita o CPF na nota, devido a nota fiscal paulista por exemplo.

    • Não é permitido realizar vendas para cliente CONSUMIDOR em notas fiscais eletrônicas (NF-e); para este modelo de nota, deve-se selecionar o cliente ‘real’ cadastrado.

Aba ENTREGA

Esta aba só deverá ser preenchida caso o endereço do cliente, presente na Aba DADOS DO CLIENTE (endereço da aba Faturamento do cadastro do cliente), não seja utilizado para realizar a entrega dos produtos adquiridos através desta nota fiscal de saída. Caso o endereço de entrega seja o mesmo do cliente, essa Aba não deverá ter nenhum de seus campos preenchidos; caso alguma informação seja inclusa, será considerada essa Aba para a entrega. Deste modo, se o endereço de entrega for diferente daquele cadastrado para o cliente, informe-o nessa Aba.

  1. Campo ENTREGAR P/: informe o nome do responsável pelo recebimento dos itens desta nota fiscal. Não será necessário realizar o cadastro do recebedor para poder inseri-lo nesse campo.
  2. Campo CNPJ / CPF: informe o número do CNPJ/CPF do recebedor dos itens da nota fiscal. Recomenda-se o preenchimento desse campo, uma vez que será através dessa numeração que o entregador realizará a conferência.
  3. Campo I.E.: informe a Inscrição Estadual da empresa para a qual será realizada a entrega dos itens.
  4. Campo CEP: informe o CEP para o qual deverá ser realizada a entrega; automaticamente serão preenchidos os campos ENDEREÇO, BAIRRO, CIDADE e UF. Entretanto, tais campos ainda permanecerão editáveis.
  5. Campos ENDEREÇO, NR e BAIRRO: os campos ENDEREÇO e BAIRRO serão preenchidos automaticamente com a informação do CEP; no campo NR, informe o número do endereço do responsável por receber a entrega. É importante informar o número no seu campo devido (NR) e não no campo endereço (ENDEREÇO).
  6. Campos CIDADE e UF: tais campos serão preenchidos automaticamente com a informação do CEP. Informe nesses campos a cidade na qual a entrega deverá ser realizada e o estado no qual tal cidade se encontra.
  7. Campo TIPO TRANSPORTE: selecione o tipo de transporte que será utilizado para a realização da entrega, sendo possível escolher entre as opções Rodoviário, Ferroviário, Rodoferroviário, Aquaviário, Dutoviário, Aéreo ou Outros.
  8. Campo DATA: nesse campo, informe a data e o horário na qual deverá ser realizada a entrega.
  9. Campo ENTREGA: selecione nesse campo o Tipo de Entrega que será utilizada para os itens dessa nota fiscal – tipos de entrega são cadastrados em (Vendas >> Tabelas Diversas >> Tabelas Diversas >> Tipos de Entrega >> Tela [0707] TIPOS DE ENTREGA).
  10. Campo ROTA / REGIÃO: selecione a rota/ região que será utilizada para realizar a entrega dos itens dessa nota fiscal – rotas são cadastradas a partir de (Cadastros >> Clientes >> Rotas e Regiões >> Tela [0083] CADASTRO DE ROTA/REGIÃO).
  11. Campo COMPL: neste campo poderá ser digitado um complemento livre para o endereço de entrega, o qual será impresso na nota fiscal de saída.
  12. Lupa: A lupa abre a tela [0702] ENDEREÇOS PARA ENTREGA, onde é possível alterar o endereço de entrega do cliente para outro previamente cadastrado. Para isto, clique na lupa e na Tela [0702] ENDEREÇOS PARA ENTREGA que será aberta, dê dois cliques sobre o endereço desejado, automaticamente, todas as informações do endereço escolhido (CEP, número, bairro, etc) irão ser preenchidas na aba Endereço de Entrega da Tela [0566] MANUTENÇÃO DA NOTA FISCAL.

Os endereços mostrados aqui são os cadastrados no cadastro do cliente, aba Entrega, botão Mais endereços (Cadastros >> Clientes >> alterar >> Tela [0057] ALTERAÇÃO DE CLIENTES >> aba Dados Cadastrais >> aba Entrega >> botão Mais Endereços >> Tela [0766] ENDEREÇOS DE ENTREGA).

    • Endereços de entrega só são impressos em notas fiscais eletrônicas (NF-e) ou em notas de formulário, neste último caso deverá ser impressa a cópia do pedido através do menu Funções e Relatórios >> Imprimir Pedido >> Tela [0456] IMPRESSAO – COPIA DO PEDIDO.
    • Para o endereço de entrega ser impresso na nota fiscal eletrônica (NF-e), o sistema deverá estar configurado para tal, em Utilitários >> Configurações >> Formulários >> Nota Fiscal >> Tela [0457] CONFIGURAÇÃO DE NOTA FISCAL, selecione no campo SÉRIE, a série configurada para emissão de NF-e e clique em Alterar. Na aba Destinatário, marque a opção IMPRIMIR ENDEREÇO DE ENTREGA NO CORPO DA NOTA ou IMPRIMIR ENDEREÇO DE ENTREGA EM DADOS ADICIONAIS, ou as duas opções. Se alguma destas opções não estiver marcada, o endereço de entrega, mesmo presente na Aba ENTREGA, não será impresso.

Aba PRODUTOS

Nesta Aba, serão inclusos os produtos na nota fiscal. Nela também serão exibidos os produtos que já foram inclusos, sendo que o usuário deverá se orientar pela grid de exibição de resultados, e se orientar pelas colunas que estão disponíveis ou que poderão ser habilitadas.

Campo Código: neste campo informe o Código do Produto que se deseja incluir na Nota Fiscal e tecle Enter. Será possível informar o Código de Barras, o Código do Fabricante, o Código Auxiliar ou o Código Automático para o Produto – tais informações estarão em (Cadastros >> Produtos >> Produtos >> Tela [0293] CADASTRO DE PRODUTOS >> Incluir / Alterar >> Tela [0324] INCLUSÃO / ALTERAÇÃO DE PRODUTOS >> Aba DADOS GERAIS >> CÓDIGOS). Ao lado desse campo, teremos os botões Procura produto (que abre a Tela [0074] PROCURA PRODUTOS, permitindo consultar os produtos que já foram cadastrados no Sistema) e Cadastro de Produto (que abre a Tela [0293] CADASTRO DE PRODUTOS, permitindo realizar a inclusão e/ou a alteração de um produto).

Campo Volumes: este campo só ficará habilitado caso a opção 1.4 VOLUME DOS PRODUTOS esteja marcada em Utilitários >> Sistema >> 7.Vendas >> aba parâmetros comuns >> 1.Campos disponíveis. Este campo não é editável, ele exibirá a quantidade de volumes digitada através da aba Transportadora/Volumes.

Campo DESCONTOS %: nesse campo será exibido o percentual de desconto atribuído àquele item em específico, já incluso na Nota Fiscal. Para visualizar o desconto atribuído ao item, selecione-o na grid de exibição de resultados.

Campo R$: nesse campo será exibido o valor, resultante da aplicação do percentual de desconto sobre o valor do item na nota fiscal da saída.

Agrupamento Desconto: Nesta opção, poderá ser selecionado dois tipos de desconto a ser atribuído a nota fiscal, desconto no total na nota ou desconto no item.

Agrupamento PRODUTOS: nesse agrupamento serão exibidos alguns totalizadores relativos aos produtos inclusos na Nota Fiscal; assim, além de tais totalizadores, teremos o campo ACRÉSCIMO, a partir do qual será possível informar algum valor a ser considerado como Acréscimo ao valor de custo da nota fiscal. Clique no botão Calcular acréscimo financeiro em operadoras para abrir Tela [0107] CÁLCULO PARA ACRÉSCIMO FINANCEIRO, a partir do qual será possível informar condições e valores para o campo ACRÉSCIMO da Tela [0566] MANUTENÇÃO DA NOTA FISCAL.

Aba SERVIÇOS

Nesta Aba, serão inclusos os serviços prestados ao cliente. Nela também serão exibidos os serviços que já foram inclusos.

  1. Campo CÓDIGO: selecione o código correspondente ao serviço previamente cadastrado e tecle Enter para que seja incluso na grid de exibição de resultados – serviços são cadastrados a partir de (Serviços >> Serviços >> Serviços >> Tela [0361] SERVIÇOS) (os campos 2), 3) e 4) surgirão na Tela após informar o código no campo CÓDIGO e teclar Enter). Ao lado desse campo, teremos os botões Pesquisa Serviço (que abre a Tela [0372] PROCURA SERVIÇOS, que permite consultar os serviços que já foram cadastrados no Sistema) e Cadastro de serviços (abrindo a Tela [0361] SERVIÇOS, a partir da qual será possível incluir serviços ou alterar os já existentes).
  2. Campo QUANTIDADE: nesse campo, informe a quantidade daquele serviço para que seja incluso na nota fiscal de saída.
  3. Campo VR. UNITÁRIO: nesse campo, constará o valor unitário cadastrado para aquele serviço (veja em 1) onde cadastrá-los). Nesse campo, será possível alterar seu valor.
  4. Campo DESCONTO R$: informe nesse campo, caso deseje, um valor de desconto a ser aplicado sobre aquele item. Tal valor será em números e não em percentual.
  5. Agrupamento SERVIÇOS: nesse agrupamento, teremos alguns totalizados relativos aos serviços inclusos na nota fiscal. Assim, o campo DESC ITENS mostrará quanto de desconto foi aplicado na somatória final dos itens. O campo DESCONTO R$ não informará valor nenhum por padrão; entretanto, clicando sobre ele, será possível informar um valor de desconto a ser aplicado sobre os serviços dessa nota fiscal. O campo TOTAL informará o valor final que deverá ser pago, relativo aos serviços, pelo cliente da nota fiscal.

Aba CONDIÇÃO DE PAGAMENTO

Nesta aba, será possível informar o modo como será realizado o pagamento da nota fiscal, de modo que seja possível informar as formas de pagamento para as quais o cliente possua autorização de compra – visualizáveis em (Cadastros >> Clientes >> Clientes >> Tela [0660] CADASTRO DE CLIENTES >> Incluir / Alterar >> Tela [0057] INCLUSÃO / ALTERAÇÃO DE CLIENTES >> Aba REFERÊNCIAS >> AUTORIZADO COMPRAR EM).

1 – Campo FORMA DE PAGAMENTO: selecione nesse campo qual será a forma de pagamento que será utilizada pelo cliente para realizar a quitação do valor da nota fiscal de saída.

2 – Campo TP COBRANÇA: selecione o tipo de cobrança que será aplicado sobre a nota fiscal. Tal tipo de cobrança influenciará no posicionamento desta em relação ao contas a receber da empresa. Tipos de cobrança são cadastrados em (Financeiro >> Tabelas Financeiras >> Tabelas Diversas >> Tipos de cobrança (Contas a receber) >> Tela [0159] TIPOS DE COBRANÇA).

3 – Campo PARC / PRAZO: informe em quantas parcelas será realizado o parcelamento do valor da nota fiscal de saída. Caso seja uma única parcela, deixe o campo em branco. Caso deseje, por exemplo, que a compra seja dividida em uma entrada e duas parcelas, informe, nesse campo, 0/30/60 – veja o exemplo na imagem abaixo, onde 0 corresponde à entrada, 30 à parcela a ser paga em trinta dias e 60 a parcela a ser paga em sessenta dias. Ao terminar de informar os dados, o pagamento será dividido de acordo com as informações deste campo:

4 – Campo OPERADORA: informe a operadora do cartão a ser utilizado – seja para as operações de débito ou crédito. Operadoras são cadastradas em (Financeiro >> Tabela Financeiras >> Cartões de Crédito >> Tela [0130] OPERADORA DE CARTÕES DE CRÉDITO E FINANCEIRA).

5 – Campo DEPÓSITO NO: informe em qual banco deverá ser realizado ou depósito ou transferência. Estarão disponíveis para escolha os bancos cadastrados a partir de (Financeiro >> Tabelas Financeiras >> Bancos >> Tela [0121] MANUTENÇÃO DE BANCOS).

6 – Campo CONTA: informe a conta para a qual será creditada os valores recebidos a partir dessa nota fiscal.

7 – Campo PARCELA: após confirmar os dados dos campos anteriores, a(s) parcela(s) será(ão) inclusa(s) na grid de exibição de resultados dessa Aba.

8 – Botão Leitura óptica–F7 : este botão deverá ser utilizado somente caso esteja disponível e configurada para uso um hardware de leitura óptica. Clicando nesse botão, será aberta a Tela [0554] LANÇAMENTO DE CHEQUES – POR LEITOR ÓPTICO. A partir dela, será possível, utilizando-se um leitor óptico, informar os cheques que serão inclusos na forma de pagamento dessa nota fiscal.

  1. Campo VALOR: nesse campo, informe o valor do cheque (consulte o item abaixo, para ter a referência do valor a ser quitado pelo cheque). Os campos VENCIMENTO e DADOS DO LEITOR serão habilitados somente após o preenchimento desse campo.
  2. Campo VENCIMENTO: nesse campo, informe a data de vencimento do cheque que será gravado utilizando-se o leitor óptico.
  3. Campo DADOS DO LEITOR: ao realizar a leitura com o leitor óptico, suas informações serão inseridas nesse campo. Também as colunas Banco, Agência e Conta serão alimentadas com os dados do leitor.
  4. Campo QTDE: nesse campo será informada a quantidade de cheques inclusos a partir dessa Tela – veja a coluna Seq na grid de exibição de resultados da presente Tela.
  5. Nesse agrupamento, teremos os campos: VALOR, que é informado no campo de mesmo nome, no cabeçalho dessa Tela; LIDO, que é resultante dos cheques inclusos a partir dessa Tela; e DIFERENÇA, tratando-se da diferença entre os campos VALOR e LIDO, de modo que o cliente quite o valor restante com outro modo de pagamento, por exemplo.

Uma vez incluso um cheque nessa Tela, não será necessário gravar ou clicar em outra opção: basta clicar no botão Sair e os cheques, inseridos através da leitura óptica, serão exibidos na grid de exibição de resultados da Aba CONDIÇÃO DE PAGAMENTO.

9 – Nesse agrupamento são exibidos alguns totalizadores das informações inclusas na nota fiscal: em BONIFICAÇÕES, teremos o indicativo do total das movimentações registradas como bonificação; em CRÉDITO, será exibido o valor total de crédito disponível para este cliente; em TOTAL R$ teremos o valor total da Nota Fiscal; em DIGITADO teremos o valor digitado pelo usuário do ERP para aquela Nota. Caso haja alguma divergência, o último campo, que pode ser TROCO ou CRÉDITO, indicará o valor que deverá ser devolvido para o cliente (troco) ou o valor que será contabilizado como crédito do cliente junto à empresa (crédito).

Aba TRANSPORTADORAS / VOLUMES

Nessa Aba deverão ser informados os dados relativos à transportadora, bem como as configurações da entrega. Se for necessário utilizar uma transportadora para enviar até certo ponto e uma outra transportadora para conduzir a carga do ponto de entrega em diante, basta configurar os campos da Aba. Veja abaixo.

Campos TRANSPORTADORA e REDESPACHO: caso seja utilizada somente uma transportadora, informe o campo TRANSPORTADORA; caso seja utilizada mais de uma transportadora, informe no campo REDESPACHO qual será a que dará continuidade à entrega. Transportadoras são cadastradas em (Cadastros >> Transportadoras >> Transportadoras >> Tela [0122] CADASTRO DE TRANSPORTADORAS >> Incluir >> Tela [0161] INCLUSÃO DE TRANSPORTADORAS). Ao lado do campo TRANSPORTADORA, temos o botão Cadastro de Transportadoras que abre a Tela [0122] CADASTRO DE TRANSPORTADORAS.

Campos FRETE [Transportadora] e FRETE [Redespacho]: informe nesses campos de quem será a responsabilidade pelo pagamento do frete; ou seja, se será do Emitente, do Destinatário, de Terceiros ou se será considerado Sem frete. Não será necessário informar nada no campo frete, em frente ao campo REDESPACHO, caso tal opção não seja utilizada.

Campo MODALIDADE [Transportadora] e TRANSPORTADORA [Redespacho]: informe qual será a modalidade de transporte que será utilizada para o Frete e/ou para o Redespacho. Assim, será possível escolher dentre as opções cadastradas a partir de (Cadastros >> Transportadoras >> Modalidades de transporte >> Tela [0798] MODALIDADE DE TRANSPORTE). Clique no botão Cadastro de modalidades de transporte para abrir a Tela [0798] MODALIDADE DE TRANSPORTE e registrar a modalidade caso essa ainda não esteja inclusa no Sistema.

Campos FRETE, SEGURO, DESPESAS e FRETE NEGOCIADO: em cada um desses campos, será possível informar um valor a ser pago em relação ao Frete, ao Seguro, a outras Despesas e outro valor ainda de Frete Negociado.

Campo VOLUMES: nesse campo deverão ser informados os volumes que irão compor os pedidos da nota fiscal. Os volumes poderão ser diferentes do número de produtos da nota fiscal. Para informar algum valor nesse campo, clique no botão Ajusta volume / peso por item da nota para que seja aberta a Tela [0108] VOLUME / PESO POR ITEM DA NOTA FISCAL, constando item a item da nota para informação.

Campos PESO BRUTO, PESO LÍQUIDO e CUBICAGEM: os campos peso bruto e peso líquido poderão ser alimentados a partir da rotina de informação dos volumes componentes da nota – veja acima. Já a cubicagem refere-se ao cálculo envolvendo o produto para seu dimensionamento ótimo para montagem de carga, sendo sua utilização orientada para as operações envolvendo logística.

Campos NUMERAÇÃO, MARCA, ESPÉCIE, PLACA e UF PLACA: informe nesses campos os dados relativos ao transporte dos itens constantes na nota fiscal. Tais campos poderão ser cadastrados após a gravação da nota fiscal, sem neste caso, ter a necessidade de alterá-la, partir da Tela [0420] SAÍDA DE NOTA FISCAL em Vendas >> Notas Fiscais >> Dados de Saída da Nota Fiscal >> Tela [0420] SAÍDA DE NOTA FISCAL >> Alterar >> Tela [0106] ALTERA DADOS DA NOTA FISCAL) e as informações preenchidas em tais campos serão impressas nos campos da aba Transportador/Volume Transportado no DANFE.

Agrupamento CANHOTO: nesse agrupamento deverá ser inserida a informação disponibilizada no canhoto assinado pelo recebedor da encomenda. Desse modo, informe no campo DATA o dia, mês e ano no qual a encomenda foi recebida e em RECEBEDOR quem foi a pessoa que realizou o aceite no endereço de entrega.

Aba IMPOSTOS

Nenhum dos campos presentes nessa Aba são passíveis de edição (exceto os relacionados à Nota Fiscal de Ajuste, quando for o caso); assim, servem como referência /consulta para o usuário do ERP. Nessa Aba serão exibidas as informações relativas à tributação que os produtos inclusos na Nota Fiscal sofrem. Tais impostos utilizam informações do Cadastro de Produtos, em (Cadastros >> Produtos >> Produtos >> Tela [0293] CADASTRO DE PRODUTOS >> Incluir / Alterar >> Tela [0324] INCLUSÃO / ALTERAÇÃO DE PRODUTOS >> Aba PARÂMETROS FICAIS e em suas demais Sub-Abas (ICMS, IPI-ST, PIS-COFINS e NF-e) para o cálculo dos impostos.

  1. Nesses campos, estarão discriminados os diferentes valores de impostos relativos ao ICMS, Substituição Tributária, IPI, etc.
  2. Marcação □ DIF DE ICMS JÁ ACRESCIDO NO DESCONTO TOTAL: o valor do diferencial de ICMS será acrescido ao total da nota fiscal.
  3. Agrupamento DESCONTOS: Nos Campos SUFRAMA e ÓRGÃO PÚBLICO serão exibidos os valores de descontos aplicáveis a estes clientes.

Para o sistema realizar o cálculo referente ao Suframa:

    • No cadastro do cliente, a opção Cliente na Zona Franca de Manaus deve estar marcada. Se houver desconto de ICMS e desconto de PIS/COFINS as 2 opções devem estar marcadas.
    • No cadastro do CFOP utilizado na nota fiscal, a opção 7.6 CALCULAR O ICMS PELA ALÍQUOTA INTERNA deve estar desmarcada, e o campo 9.3 CST ICMS em branco.
    • No cadastro do produto que será vendido, na aba Parâmetros fiscais, aba ICMS, para a região 2 deve estar configurado o percentual da alíquota.

Agrupamento ACRÉSCIMOS: Nesse agrupamento, temos o campo VR DARJ, que se aplica ao valor da “Dívida Ativa Rio de Janeiro”; o valor de tal acréscimo é informado na Tela (Utilitários >> Configurações >> Sistema >> Tela [0030] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA – CADASTRO DE EMPRESAS >> Alterar >> Tela [0444] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA), item 4. IMPOSTOS, Agrupamento 4. OUTRAS INFORMAÇÕES, Campo 4.3 ALÍQUOTA PARA O DARJ.

Agrupamento NOTA FISCAL DE AJUSTE: este agrupamento será preenchido através da inclusão de notas de ajuste; tais notas referem-se àquelas cujo valor refere-se ao ajuste de impostos, como o ICMS. Tal agrupamento só será habilitado e deverá ser preenchido somente caso a natureza de operação utilizada na nota  tenha o campo 6.11 FINALIDADE DE EMISSÃO NF-E configurado com a opção NF-e AJUSTE.

Campo RETENÇÕES-ÓRGÃO PÚBLICO: (Utilitários >> Configurações >> Sistema >> Tela [0030] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA – CADASTRO DE EMPRESAS >> Alterar >> Tela [0444] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA), item 4. IMPOSTOS, Agrupamento 4. OUTRAS INFORMAÇÕES, Campo 4.4 ALÍQUOTAS DE RETENÇÃO PARA VENDA A ORGÃO PÚBLICO FEDERAL, bem como os campos 4.4.1 PIS, 4.4.2 COFINS, 4.4.3 I.R. e 4.4.4 CSLL.

Aba IMPOSTOS SERVIÇOS

Nessa Aba serão exibidos os impostos incidentes sobre os serviços constantes na nota fiscal de saída. Não é possível editar tais campos, mas apenas consultar os valores que apresentam. Tais informações serão cadastradas na Tela de Inclusão ou Alteração de Serviços em (Serviços >> Serviços >> Serviços >> Tela [0361] SERVIÇOS >> Incluir / Alterar >> Tela [0375] INCLUSÃO / ALTERAÇÃO DE SERVIÇOS >>Aba IMPOSTOS E NFSe >> RETER O VALOR DO IMPOSTO).

No Agrupamento RETENÇÕES teremos os valores reproduzidos do Agrupamento RETER O VALOR DO IMPORTO, da Aba IMPOSTOS E NFSe, da Tela [0375] INCLUSÃO / ALTERAÇÃO DE SERVIÇOS. Assim, tais informações serão demonstradas na Nota Fiscal, permitindo ao usuário acompanhar suas informações correspondentes.

Aba OUTRAS INFORMAÇÕES

Nessa Aba serão exibidas informações de origem da nota fiscal: seu pedido de origem, a ordem de serviço, qual atendimento, o centro de lucro envolvido, almoxarifado, etc. Algumas das informações serão passíveis de edição, outras serão apenas para consulta.

Campo PEDIDO: ao utilizar a opção Importar pedido do botão Funções da Tela [0566] MANUTENÇÃO DA NOTA FISCAL e realizar a importação de um pedido de venda (a partir da Tela [0540] IMPORTAR PEDIDO) cadastrado previamente, seu número de identificação será exibido nesse campo – o pedido é cadastrado a partir da Tela [0418] ORÇAMENTO / PEDIDO DE VENDA, sendo seu número exibido na coluna Pedido desta Tela. ATENÇÃO: caso sejam importados múltiplos pedidos, esse campo permanecerá sem informações.

Campo CUPOM FISCAL: Caso a nota fiscal de venda posicionada tenha sido inclusa a partir do ECF (Emissor de Cupom Fiscal), neste campo será exibido o número do cupom fiscal. A numeração das notas seguirá a sequência de numeração da série informada, já a numeração do cupom fiscal seguirá a sequência de numeração da impressora fiscal.

Campo TIPO DE PEDIDO: apresenta o tipo de pedido que foi importado para a Nota Fiscal de Saída. Cadastra-se os tipos de pedido em (Vendas >> Tabelas Diversas >> Tabelas Diversas >> Tipo de Pedido >> Tela [0756] CADASTRO DOS TIPOS DE PEDIDO); informa-se o tipo de pedido de um Pedido de Venda / Orçamento em (Vendas >> Pedidos e Orçamentos >> Pedido >> Tela [0418] ORÇAMENTO / PEDIDO DE VENDA >> Incluir >> Tela [0574] INCLUSÃO DE PEDIDOS / ORÇAMENTOS), campo TIPO no cabeçalho dessa Tela. Para importar um Pedido de Venda / Orçamento já cadastrado (ou seja, constante na grid de exibição de resultados da Tela [0418] ORÇAMENTO / PEDIDO DE VENDA), em (Vendas >> Notas Fiscais >> Nota Fiscal >> Tela [0565] NOTA FISCAL >> Incluir >> Tela [0566] MANUTENÇÃO DE NOTAS FISCAIS), clique no botão Funções e selecione a opção Importar Pedido, procedendo à importação do Pedido para a Nota Fiscal de Saía a partir da Tela [0540] IMPORTAR PEDIDO.

Campo ORDEM DE SERVIÇO: Para o faturamento de uma ordem de serviço, é necessário importa-la para a nota fiscal de venda, após a importação, o número da O.S. importada será exibido neste campo. Ordens de Serviço são visualizadas em Serviços >> Ordem de Serviços >> Tela [0256] ORDEM DE SERVIÇO.

Campo NF DEVOLUÇÃO DO CLIENTE: Neste campo será exibida a numeração da nota fornecida pelo cliente em casos de notas de devolução de vendas, será a numeração digitada pelo usuário no campo NOTA ao incluir a nota de devolução na Tela [0490] DEVOLUÇÃO DE VENDA. Em notas de devolução de venda realizadas através da opção “Cliente forneceu nota fiscal”, a numeração da nota será gerada automaticamente pelo sistema seguindo a sequência de numeração da série, já a numeração da nota do cliente, a qual foi digitada pelo usuário na inclusão da nota será exibida neste campo.

Campo ATENDIMENTO: Neste campo poderá ser selecionado um tipo de atendimento para esta nota fiscal. Tipos de atendimento são cadastrados em Vendas >> Tabelas Diversas >> Tipos de Atendimento >> Tela [0038] TIPOS DE ATENDIMENTO.

Campo ALMOXARIFADO: Poderá ser selecionado o almoxarifado da nota fiscal, de onde será realizada a saída dos itens da nota.

Caso haja um almoxarifado configurado como padrão nas configurações do sistema, a Tela [0566] MANUTENÇÃO DE NOTA FISCAL será aberta com o almoxarifado padrão selecionado neste campo. Poderá ser definido um almoxarifado como padrão em Utilitários >> Sistema >> Tela [0030] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA – CADASTRO DE EMPRESAS >> Alterar >> Tela [0444] CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA >> Produtos/Preços >> Agrupamento 3.Outras Informações >> campo 3.1 ALMOXARIFADO PADRÃO.

Campo CENTRO DE LUCRO: a partir desse campo, será possível informar um centro de lucro para o qual será destinado o valor arrecadado desta Nota Fiscal. Centros de Custo / Centros de Lucro são cadastrados a partir de (Financeiro >> Tabelas Financeiras >> Centro de Custo >> Tela [0133] CENTRO DE CUSTO).

Campo RECEITA: a partir desse campo, será possível atribuir uma receita à Nota Fiscal de Saída, de modo que a nota seja apontada em relatórios de receita (de acordo com a configuração da Receita). Tipos de Receita são cadastrados em (Financeiro >> Tabelas Financeiras >> Receitas >> Tela [0157] RECEITAS).

Agrupamento FATURA:

  • IMPRIME “C/ APRES” NO VENCIMENTO DAS PARCELAS: Ao marcar esta opção, na caixa FATURA/DUPLICATA, da impressão do DANFE (impressão de NF-e), serão impressas as parcelas da nota fiscal, ordenadas por numeração; seguidas do valor, da forma de pagamento e data de vencimento de cada parcela.
  • IMPRIME “A VISTA” NO VENCIMENTO DAS PARCELAS: Ao marcar esta opção, na caixa FATURA/DUPLICATA, da impressão do DANFE (impressão de NF-e), será impresso o número da nota fiscal, seguido do valor de cada parcela (caso haja parcelas) e da palavra A VISTA. Será impresso A VISTA mesmo que a forma de pagamento da nota não tenha sido à vista.
  • NÃO IMPRIMIR DADO DA FATURA NA NOTA FISCAL: Ao marcar esta opção, na impressão do DANFE (impressão de NF-e) não será impressa nenhuma informação na caixa FATURA/DUPLICATA.

As 3 opções acima são utilizadas somente em notas eletrônicas.

As opções citadas acima também refletem no boleto bancário, neste caso, independente se a nota fiscal é eletrônica ou de formulário.

A impressão do boleto bancário pode ser feita em (Vendas >> Notas Fiscais >> Nota Fiscal >> Tela [0565] NOTA FISCAL >> Funções e Relatórios >> Imprimir Boleto Pré-Impresso / Imprimir Boleto Laser >> Tela [0409] BOLETO BANCÁRIO) ou selecionando a nota fiscal na Tela [0565] NOTA FISCAL, e em Funções e Relatórios >> Imprimir Boleto Laser >> Tela [0409] BOLETO BANCÁRIO, ou ainda clicando com o botão direito na nota fiscal e selecionar a opção Imprimir Boleto Laser.

No caso da impressão de boletos, as opções se comportarão da seguinte forma:

    • IMPRIME “C/APRES” NO VENCIMENTO DAS PARCELAS DA NOTA FISCAL: ao invés de informar uma data de Vencimento do Boleto, insere a informação “A VISTA” no boleto pré-impresso e no boleto a laser.
    • IMPRIME “A VISTA” NO VENCIMENTO DAS PARCELAS DA NOTA FISCAL: ao invés de informar uma data de Vencimento do Boleto, insere a informação “C/APRES” no boleto pré-impresso e a informação “C/APRESENTAÇÃO” no boleto a laser.
    • NÃO IMPRIMIR DADOS DA FATURA NA NOTA FISCAL: não realiza alterações na impressão do boleto.

Aba USUÁRIOS E LIBERAÇÕES

Campo PEDIDO EMITIDO POR: informa o usuário que emitiu o Pedido de Venda / Orçamento, bem como a data e o horário.

Campo LIBERADO POR: informa o usuário que liberou o pedido de venda, caso o mesmo tenha sido bloqueado por algum motivo, bem como a data e horário de desbloqueio.

Campo SEPARADO POR: Informa o usuário que separou o pedido de venda, em caso de utilização do módulo de Separação de Mercadoria, bem como a data e horário da separação.

Campo NF EMITIDA POR: informa o usuário que realizou a criação da Nota Fiscal. Tal campo estará em branco no momento da criação da Nota Fiscal, sendo que se encontrará preenchido após realizar a gravação da Nota – usando o botão Gravar com o nome do usuário que a gerou, constando também a data e horário de criação.

Campo ALTERADA POR: informa o usuário que realizou alguma alteração da Nota Fiscal. Tal campo será preenchido somente se a Nota Fiscal for alterada (portanto, antes de ser transmitida). Nesse campo será registrado o usuário que realizou a alteração, assim como a data e horário – tal operação é realizada a partir do botão Alterar da Tela [0565] NOTA FISCAL.

Aba NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Nessa Aba serão informados os dados relativos à Nota Fiscal Eletrônica, sendo preenchidos após a transmissão da Nota Fiscal Eletrônica à SEFAZ – tal emissão relaciona-se à função do botão Imprimir . Os campos desta Aba não estarão preenchidos no momento da criação da Nota Fiscal, sendo preenchidos somente após sua emissão.

Aba SPED FISCAL

Nessa Aba serão configurados tanto a situação quanto o lançamento fiscal que será realizado para o documento relativos à geração do arquivo do SPED Fiscal. Tal Aba somente estará disponível caso o módulo 29. SPED FISCAL esteja habilitado.

  1. Campo SITUAÇÃO DO DOCUMENTO: nesse campo selecione qual é sua situação deste documento quanto ao envio para a SEFAZ através do SPED, informando a situação que se aplica – se é uma Escrituração extemporânea de documento regular, Escrituração extemporânea de documento cancelado ou Escrituração extemporânea de documento complementar.
  2. Campo LANÇAMENTO FISCAL: nesse campo selecione, dentre as mensagens previamente cadastradas, uma observação de lançamento fiscal a ser utilizada na geração do arquivo do SPED. Tal observação é cadastrada em (Fiscal >> Tabelas Fiscais >> Tabelas Fiscais >> Observações Fiscais >> Tela [0868] CADASTRO DE OBSERVAÇÃO DE LANÇAMENTO FISCAL).

FUNÇÕES E RELATÓRIOS DE NOTA FISCAL DE SAÍDA

Vendas >> Notas Fiscais >> Nota Fiscal >> Tela [0565] NOTA FISCAL >> Funções e Relatórios

Visando atender às muitas situações possíveis para obtenção de informações, realização de modificações, impressões, etc., na Tela [0565] NOTA FISCAL, teremos o botão Funções e Relatórios que permitirá acessar tais funções. Veja abaixo quais são as funções e relatórios disponíveis.

CONTAS A RECEBER

Vendas >> Notas Fiscais >> Nota Fiscal >> Tela [0565] NOTA FISCAL >> Funções e Relatórios >> Contas a Receber >> Tela [0480] CONTAS A RECEBER

A partir dessa Tela, será possível visualizar os diferentes títulos lançados como Conta a Receber no Sistema ou que alimente entradas nessa Tela. Para realizar uma consulta mais orientada, recomendamos a utilização dos filtros SÉRIE, CLIENTE e SITUAÇÃO.

  1. Campo CRÉDITO: esse campo exibirá o valor que o cliente possui de crédito para aquisição de produtos ou demais serviços ofertados pela empresa. Tais créditos podem ser provenientes de diversas fontes.
  2. Nesse campo, será indicada a quantidade de cheques daquele Cliente que foram devolvidos.

Após realizar as operações ou visualizar os dados desejados, clique no botão Sair  para retornar à Tela [0565] NOTA FISCAL.

DEVOLUÇÃO DE VENDA

Vendas >> Notas Fiscais >> Nota Fiscal >> Tela [0565] NOTA FISCAL >> Funções e Relatórios >> Devolução de Venda >> Tela [0490] DEVOLUÇÃO DE VENDA

Quando uma venda é realizada, tendo gerado uma Nota Fiscal de Saída, será possível realizar a devolução total ou parcial da venda realizada. Assim, selecione na grid de exibição de resultados a nota que será devolvida e clique no botão Funções e Relatórios e escolha a opção Devolução de Venda: será aberta uma Tela contendo a informação “Deseja realizar a devolução total?” Independente se clicar em Sim ou Não , será aberta a Tela [0490] DEVOLUÇÃO DE VENDA. A única diferença é que se clicar em Não, a Tela será aberta permitindo escolher os produtos que serão devolvidos, enquanto que se clicar em Sim será aberta a Tela com os produtos da Nota Fiscal de Saída já na grid debaixo da Tela.

  1. Agrupamento NOTA FISCAL DE DEVOLUÇÃO: selecione uma das opções disponíveis, se o Cliente forneceu nota fiscal (de modo que o campo SÉRIE do próximo Agrupamento seja preenchido com a série padrão no Sistema para devolução) ou se é necessário Emitir nota fiscal para o cliente (de modo que o campo SÉRIE do próximo Agrupamento seja preenchido com os dados informados pelo usuário).
  2. Agrupamento NOTA DE DEVOLUÇÃO: Informe uma SÉRIE para que seja emitida a Nota Fiscal de Devolução ou confirme a série informada pelo sistema, caso selecione a opção EMITIR NOTA FISCAL, não é necessário informar o número da NOTA FISCAL fornecida pelo cliente, pois seguirá a mesma numeração das notas fiscais da série informada, caso selecione a opção CLIENTE FORNECEU NOTA FISCAL, informe o número da NOTA FISCAL fornecida pelo cliente, e a DATA deverá informar quando que tal nota foi emitida.
  3. Agrupamento NATUREZA DE OPERAÇÃO: selecione a Natureza de Operação que será utilizada para realizar a geração da Nota de Devolução. Deve ser um CFOP específico para nota de devolução. Consulte seu contador para obter informar corretamente o campo disponível nesse agrupamento.
  4. Grid de exibição de resultados DISPONÍVEIS: nessa grid estarão disponíveis os itens da Nota Fiscal que se deseja realizar a devolução. Aqui são exibidos os itens da nota de venda e não os que serão devolvidos. Para enviar itens para a grid inferior, além de usar as setas é possível clicar duas vezes sobre o item, ou teclar Ctrl+A para selecionar todos os itens disponíveis na grid.
  5. Utilize as setas, e , para que os itens da grid superior Disponíveis passem para a grid inferior Selecionados ou para que retornem da grid inferior para a superior.
  6. Grid de exibição de resultados Selecionados: nessa grid serão exibidos os itens escolhidos para a devolução, serão os constantes da nota de devolução.
  7. Nesse campo, informe o item pelo número e tecle Enter. Será habilitado o campo referente à quantidade, para que seja possível realizar a devolução da quantidade desejada.

Após realizar as configurações desejadas para a devolução da venda, será necessário clicar no botão Gravar para que a operação seja registrada. Caso deseje cancelar a devolução, clique no botão Cancelar , descartando todas as configurações realizadas para devolução da nota.

DEVOLUÇÃO DE COMPRA

Vendas >> Notas Fiscais >> Nota Fiscal >> Tela [0565] NOTA FISCAL >> Funções e Relatórios >> Devolução de Compra >> Tela [0489] DEVOLUÇÃO DE COMPRA

Uma das rotinas possíveis de se realizar a partir da Tela de Nota Fiscal de Saída está na geração de uma Nota de Devolução de Compra, de modo que seja possível realizar a devolução de uma compra realizada pela empresa (ou seja, que já tenha recebido Nota Fiscal de Entrada). Para isso, na Tela [0565] NOTA FISCAL, no botão Funções e Relatórios , escolha a opção Devolução de Compra: será aberta a Tela [0489] DEVOLUÇÃO DE COMPRA.

Informe nos campos abaixo o FORNECEDOR e a NAT OPERAÇÃO (Natureza de Operação) e clique no botão Compra , abrindo a Tela [0321] PROCURA NOTA FISCAL DE COMPRA, a partir desta, deve-se selecionar a Nota Fiscal de Entrada que deseja realizar a Devolução de Compra. Assim, os itens desta nota e valores serão exibidos na grid da Aba PRODUTOS da Tela [0489] DEVOLUÇÃO DE COMPRA. Caso deseje realizar a devolução parcial, dê um duplo clique no item, abrindo a Tela Auxiliar ALTERANDO e informe no campo QUANTIDADE a quantidade que deseja devolver.

  1. Campos SÉRIE e NOTA: informe o número da série da Nota de Devolução, a numeração da nota seguirá a sequência da série.
  2. Campo FORNECEDOR: informe para qual fornecedor será gerada a Nota de Devolução de Compra; informando o fornecedor nesse campo, será habilitado o botão Compra . Clique no botão Compra, será aberta a Tela [0321] PROCURA NOTA FISCAL DE COMPRA:

Nessa Tela, selecione a Nota Fiscal de Entrada do fornecedor selecionado e dê um duplo clique sobre ela, será aberta a Tela [1126] ITENS DEVOLUÇÃO DE COMPRA.

Marque os itens que deseja devolver ou selecionar Marcar Todos, para selecionar todos os itens da nota para devolução.

Nesta tela não há o botão Sair ou Cancelar, então caso tenha selecionado a nota errada clique em Desmarcar Todos e em Processar, para retornar à Tela de Compra.

Campos DT EMISSÃO e DT SAÍDA: informe, respectivamente, a data de emissão e a data de saída para gerar a Nota de Devolução.

Campo NAT OPERAÇÃO: informe uma natureza de operação condizente com a operação de Devolução de Compra que deseja realizar. Naturezas de Operação são criadas / alteradas em (Fiscal >> Tabelas Fiscais >> Tabelas Fiscais >> Natureza de Operação >> Tela [0134] NATUREZA DE OPERAÇÃO >> Incluir / Alterar >> Tela [0155] INCLUSÃO / ALTERAÇÃO DE NATUREZA DE OPERAÇÃO).

Marcação □ VISUALIZAR AS OBSERVAÇÕES DOS PRODUTOS: com essa marcação selecionada, será exibido, logo abaixo do produto em específico na grid de exibição de resultados, as informações constantes na Tela [0324] INCLUSÃO / ALTERAÇÃO DE PRODUTOS, Aba DADOS GERAIS, Agrupamento DESCRIÇÕES / OBSERVAÇÃO, Campo COMPLEMENTO.

Grid de exibição de resultados da Aba PRODUTOS: nessa grid estarão exibidos os produtos que serão inclusos na Nota de Devolução.

Campos ITEM e CÓDIGO: o campo ITEM poderá ser utilizado para escolher um dos produtos já inclusos na grid (digite um valor correspondente à coluna Item da grid de exibição de resultados dessa Tela) ou informe um número novo, de modo que seja habilitado o campo CÓDIGO para informar o produto que se deseja incluir. O campo CÓDIGO pode ser utilizado de duas formas: 1) clique nele e informe o código de um dos produtos constantes na grid, abrindo a Tela Auxiliar INCLUINDO para edição dos dados do produto incluso na Nota de Devolução; 2) clique nele e informe o código de um produto, de modo que ele seja incluso na Nota de Devolução de Compra.

Na Aba Dados Adicionais:

  1. Nesses Campos deve-se informar quais são os dados relativos ao frete, transporte, redespacho, volumes, etc. que serão utilizados para realizar a Devolução da Compra.
  2. Agrupamentos ICMS e SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA: tais campos servirão somente para consulta, não sendo possível editá-los, demonstrando os valores relativos ao ICMS e à Substituição Tributária.
  3. Agrupamento FINANCEIRO: Neste agrupamento, será possível selecionar dentre as opções Gerar Crédito ou Gerar Contas a Receber.
  4. Campo OBSERVAÇÃO A SER IMPRESSA: Observação para ser impressa em Dados Adicionais
  5. Campo OBSERVAÇÃO PARA O CORPO DA NOTA: Observação a ser impressa no corpo da nota.
  6. Campo ALMOXARIFADO: informe qual será o almoxarifado do qual será realizado o movimento de saída dos produtos que estão constantes na Nota de Devolução.
  7. Campos CLIENTE e VENCIMENTO: esses campos serão utilizados se no Agrupamento FINANCEIRO estiver selecionada a opção Gerar Contas a Receber.

GERAR NOTA FISCAL DE PRESENTE

Vendas >> Notas Fiscais >> Nota Fiscal >> Tela [0565] NOTA FISCAL >> Funções e Relatórios >> Gerar Nota Fiscal de Presente

A Nota Fiscal de Presente é uma nota fiscal sem valores gerada a partir de uma Nota Fiscal de Saída origem, sendo que essa nota originária deve conter itens definidos como presente que serão entregues em outro endereço e em nome de outra pessoa (destinatário do presente). A Nota Fiscal de Presente não tem valor algum, não gera financeiro e não movimenta estoque (verificar configurações de CFOP). Na impressão, constará o item registrado como presente, a quantidade e o endereço de entrega do destinatário do presente, sendo que apenas CPF ou CNPJ será o do cliente original da compra.

  •  É necessário ter definida uma Natureza de Operação Padrão para gerar a Nota Fiscal de Presente; tal definição é realizada em Tela [0444] CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA >> 7. Vendas >> Aba Nota Fiscal >> 1.5 Presente, sendo necessário informar a natureza de operação NO ESTADO e FORA DO ESTADO. Consulte seu contador quanto às configurações necessárias para Natureza de Operação.

Para marcar um produto como presente na Nota Fiscal de Saída, após incluir tal produto, marque a coluna Presente na grid de exibição de resultados (a coluna deverá ser habilitada para ser exibida):

Preencha os dados na Aba ENTREGA da Nota Fiscal, estes dados deverão ser os do destinatário do presente.

Ao clicar em Gravar, será exibida a mensagem de que a nota foi gravada com sucesso e após esta, a mensagem “Deseja gerar nota fiscal de presente?”. Ao clicar em Sim, será exibida a mensagem de que a nota fiscal de presente foi gerada com sucesso.

A nota de presente será gerada com os produtos marcados como presente, com o CFOP informado na Configuração do Sistema e sem valor. Na Tela [0565] NOTA FISCAL, serão exibidas 2 notas fiscais, a de faturamento e a de presente.

Caso o usuário tenha optado por Não gerar uma Nota Fiscal de Presente ao gravar a nota (clicando na opção Não), mas queira gerá-la depois, é possível acessando o caminho: (Vendas >> Notas Fiscais >> Nota Fiscal >> Tela [0565] NOTA FISCAL >> Funções e Relatórios >> Gerar Nota Fiscal de Presente). Será aberta a mesma Tela para confirmação da operação e clicando em Sim, será criada a Nota Fiscal de Presente.

NOTA FISCAL A PARTIR DO CUPOM FISCAL

Vendas >> Notas Fiscais >> Nota Fiscal >> Tela [0565] NOTA FISCAL >> Funções e Relatórios >> Nota Fiscal a partir do Cupom Fiscal >> Tela [0502] NOTA FISCAL A PARTIR DE CUPOM FISCAL

É possível criar Notas Fiscais a partir dos Cupons Fiscais emitidos. Na Tela [0502] NOTA FISCAL A PARTIR DE CUPOM FISCAL, no cabeçalho, temos os filtros disponíveis para pesquisa dos cupons emitidos.

Após realizada a pesquisa, escolha as notas através das setas. Para passar um item da grid superior para a inferior dê um duplo clique sobre o cupom informado ou use os botões .

  1. Campo SÉRIE: informe a série da nota fiscal gerada a partir dos cupons fiscais.
  2. Campo NÚMERO DA NOTA: informe o número da nota que será gerada, ou deixe o campo em branco para seguir a sequência de numeração da série informada.
  3. Campo DATA DE EMISSÃO: informe a data de emissão para geração da Nota Fiscal. Por padrão, será apresentada a data do momento da operação.
  4. Campo CLIENTE: informe para qual cliente será gerada a Nota Fiscal.
  5. Campo NATUREZA DE OPERAÇÃO: informe a natureza de operação que irá compor a Nota Fiscal. Atentar para a natureza de operação correta
  6. Campo VENDEDOR: informe o funcionário que será identificado como vendedor na Nota Fiscal gerada.
  7. Campo TRANSPORTADORA: selecione a transportadora que realizará a entrega.
  8. Campo FRETE POR CONTA: informe quem será o responsável pelo pagamento do frete, sendo possível escolher as opções 0-Emitente (o responsável pelo pagamento do frete é o emitente), 1-Destinatário (o responsável pelo pagamento do frete será o recebedor), 2-Terceiros (será outro o responsável pelo pagamento do frete, não sendo nem o emitente, nem o destinatário) ou 9-Sem Frete (de algum modo, o valor do frete não será considerado para a presente operação).
  9. Campo VOLUMES: informe quantos volumes serão utilizados para realizar a composição da Nota Fiscal.

Na aba Itens da Nota Fiscal estarão disponíveis para visualização os itens constantes nos cupons e que se tornarão Nota Fiscal. Nessa Aba, teremos as Abas laterais PRODUTOS e SERVIÇOS: acessando a Aba PRODUTOS, serão mostrados na grid os produtos que serão inseridos na Nota Fiscal; acessando a Aba SERVIÇOS, serão mostrados os serviços que irão compor a Nota Fiscal.

Após realizar as configurações desejadas, é necessário realizar a confirmação da operação. Para isso, clique no botão Processar : será gerada uma nota fiscal para o cliente indicado (campo CLIENTE da Aba DADOS NA NOTA FISCAL A SER GERADA), que poderá ser visualizada na Tela [0565] NOTA FISCAL. Caso selecionada a nota, será aberta a Tela [05669] MANUTENÇÃO DA NOTA FISCAL.

COMPARATIVO DE PREÇOS

Vendas >> Notas Fiscais >> Nota Fiscal >> Tela [0565] NOTA FISCAL >> Funções e Relatórios >> Comparativo de preços

Dentre os relatórios possíveis, está o de Comparativo de Preços. Este relatório exibirá dados das notas fiscais de acordo com as opções de pesquisa. A comparação realizada será entre o valor faturado, produto a produto, em relação ao seu preço cadastrado na Tabela configurada como padrão para o Sistema. Ao clicar em Funções e Relatórios e em Comparativo de Preços, será exibida a mensagem: “Listar o comparativo:”, sendo possível escolher entre as opções Resumido, Somente c/ diferença e Todos os itens. Independentemente de qual for a opção escolhida, será aberta a Tela para configurar a impressão.

    • Resumido: o relatório listará em cada linha uma nota fiscal diferente, realizando um comparativo do valor faturado dos produtos constantes naquelas notas em relação à tabela padrão. As colunas disponíveis para consulta nesse relatório são Emissão (data de emissão da nota), Nota (número da nota), Cliente, Cond Pagamento (demonstra o prazo dado para pagamento da nota – por exemplo, 0/30: entrada e uma parcela em 30 dias), Tabela (relata qual coluna foi utilizada da tabela de preço padrão – Campo COLUNA, Aba FATURAMENTO, Tela [0566] MANUTENÇÃO DA NOTA FISCAL), Faturado (demonstra o valor faturado na nota), Tabela (relata qual seria o valor faturado daquela nota de acordo com a tabela padrão) e Desc % (demonstra o valor de desconto aplicado sobre o valor da coluna Faturado em relação ao preço da Tabela).
    • Somente c/ diferença: o relatório listará cada nota fiscal, realizando um comparativo, produto a produto, dos valores faturados dos produtos desta nota em relação com a tabela padrão. As notas nas quais não houveram variação do preço de produto(s) não serão desmembradas para visualização. As colunas disponíveis para consulta nesse relatório são Emissão (data de emissão da nota), Nota (número da nota), Cod. Barra (exibe o código de barra cadastrado para aquele produto constante em nota fiscal – coluna Cod Barra da Tela [0293] CADASTRO DE PRODUTOS), Cliente, Vendedor, Quantidade (apresenta a quantidade daquele produto incluso na nota), Produto (apresenta o produto incluso na nota fiscal), Cond Pagamento (demonstra o prazo dado para pagamento da nota – por exemplo, 0/30: entrada e uma parcela em 30 dias), Tabela (relata qual coluna foi utilizada da tabela de preço padrão – Campo COLUNA, Aba FATURAMENTO, Tela [0566] MANUTENÇÃO DA NOTA FISCAL), Marca (apresenta a marca do produto incluso na nota), Faturado (demonstra o valor faturado na nota), Tabela (relata qual seria o valor faturado daquela nota de acordo com a tabela padrão) e Desc % (demonstra o valor de desconto aplicado sobre o valor da coluna Faturado em relação ao preço da Tabela para aquele produto). Além disso, cada nota passa a ter um totalizados chamado Total da fatura, sendo possível comparar o total do valor Faturado daquele produto para aquela nota com seu valor registrado em Tabela.
    • Todos os itens: o relatório com essa opção listará cada nota fiscal, realizando um comparativo, produto a produto, dos valores faturados dos produtos constantes naquela nota em relação à tabela padrão. Ao contrário do relatório anterior, mesmo as notas nas quais não houve variação do preço de produto(s) serão desmembradas para visualização. As colunas disponíveis para consulta nesse relatório são Emissão (data de emissão da nota), Nota (número da nota), Cod. Barra (exibe o código de barra cadastrado para aquele produto constante em nota fiscal – coluna Cod Barra da Tela [0293] CADASTRO DE PRODUTOS), Cliente, Vendedor, Quantidade (apresenta a quantidade daquele produto incluso na nota), Produto (apresenta o produto incluso na nota fiscal), Cond Pagamento (demonstra o prazo dado para pagamento da nota – por exemplo, 0/30: entrada e uma parcela em 30 dias), Tabela (relata qual a coluna utilizada da tabela de preço padrão – Campo COLUNA, Aba FATURAMENTO, Tela [0566] MANUTENÇÃO DA NOTA FISCAL), Marca (apresenta a marca do produto incluso na nota), Faturado (demonstra o valor faturado na nota), Tabela (relata qual seria o valor faturado daquela nota de acordo com a tabela padrão) e Desc % (demonstra o valor de desconto aplicado sobre o valor da coluna Faturado em relação ao preço da Tabela para aquele produto). Além disso, cada nota passa a ter um totalizador chamado Total da fatura, sendo possível comparar o total do valor Faturado daquele produto para aquela nota com seu valor registrado em Tabela.

INCLUIR NOTA FISCAL COMPLEMENTAR

Vendas >> Notas Fiscais >> Nota Fiscal >> Tela [0565] NOTA FISCAL >> Incluir >> Tela [0566] MANUTENÇÃO DA NOTA FISCAL

A Nota Fiscal Complementar deve ser emitida quando foi emitida uma Nota Fiscal de Saída que ficou faltando algum valor de imposto e devido ao prazo de emissão não é mais possível cancelá-la.

– Para gerar uma Nota Fiscal de complemento, é necessário ter cadastrado um CFOP específico de complemento, ou mesmo realizar o ajuste de um CFOP já existente para que seja utilizado como complemento. Para isso, acesse (Fiscal >> Tabelas Fiscais >> Natureza de Operação >> Tela [0134] NATUREZA DE OPERAÇÃO >> Incluir / Alterar >> Tela [0155] INCLUSÃO / ALTERAÇÃO DE NATUREZA DE OPERAÇÃO >> Aba CFOP SIMPLES, OPERAÇÕES DIVERSAS) e no campo 6.11 FINALIDADE DE EMISSÃO NF-e, selecione NF-e Ajuste.

– Realizar o cadastro de um produto com a descrição COMPLEMENTO – em (Cadastros >> Produtos >> Produtos >> Tela [0293] CADASTRO DE PRODUTOS >> Incluir >> Tela [0324] INCLUSÃO DE PRODUTOS). Na aba Parâmetros Fiscais, sub aba SPED EFD ICMS/IPI, selecionar no campo GÊNERO DO ITEM a opção 99-Operações Especiais.

Agora, na Tela [0566] MANUTENÇÃO DA NOTA FISCAL, inclua uma nota normalmente, selecionando o CFOP com a finalidade NF-e Ajuste, e incluindo o produto “Complemento” com a quantidade igual a 1 (um) e valor R$ 0,00. A única diferença da Nota Fiscal Complementar é que ao informar o CFOP que esteja configurado como NF-e Ajuste, serão habilitados os campos BASE ICMS e VR ICMS na coluna NOTA FISCAL DE AJUSTE da aba IMPOSTOS. Inclua, então a base e o valor de ICMS nestes campos.

NOTAS FISCAIS CANCELADAS

Vendas >> Notas Fiscais >> Notas Fiscais Canceladas >> Tela [0585] NOTAS FISCAIS CANCELADAS

Para visualizar as notas fiscais que foram canceladas, informe os filtros e clique no botão Pesquisar . Serão exibidas as notas fiscais que foram canceladas na SEFAZ, de acordo com os filtros pesquisados, inclusive com a chave de acesso da nota cancelada.

 

  • Substituição Tributária

Calculo ST

ICMS Próprio
valor dos produtos * aliquota ICMS produtos

ICMS ST
valor dos produtos + IVA% = base ST
base ST * aliquota class fiscal
ICMS Proprio – ultima interação = valor ST.

Exemplo de calculo ST

valor dos produtos = 100,00
IVA MG = 41,69%
aliquota SP = 18%
aliquota MG = 12%
1 – valor do produtos + (VALOR DOS PRODUTOS + IPI * iva ) = BASE ICMS ST = 141,69

2 – BASE ICMS ST * ALIQUOTA SP ( CLASSIFICAÇÃO FISCAL ) = 25,50

3 – VALOR DOS PRODUTOS * 12% ( CADASTRO DE PRODUTOS ) = 12,00

2-3 = VALOR ICMS ST = 13,50