O ONDEL é um aplicativo para sistemas operacionais android, destinado a empresas que trabalham com pronta entrega, permitindo a agilidade e mobilidade nesse tipo de operação. Seus principais recursos são:

  • Digitação do pedido de venda junto ao cliente através do app;
  • Faturamento instantâneo, integrado ao ERP ONCLICK, é possível transmitir a nota fiscal de venda direto pelo aplicativo;
  • Impressão do pedido ou nota fiscal no local, através de uma impressora portátil e
  • Envio de e-mail com as informações do pedido e nota fiscal para o cliente cadastrado.

Incluindo um Pedido de Venda

Para incluir um pedido no aplicativo, pode-se utilizar os seguintes caminhos:

  • (Comercial >> Planejamento de Visitas >> Selecionar o agendamento >> Pedido >> pressionar a palavra Títulos por 3 segundos ou deslizar para a direita >> Pedido); ou
  • (Comercial >> Visita Fora do Planejamento >>Selecionar o cliente >> pressionar a palavra Títulos por 3 segundos ou deslizar para a direita >> Pedido)

Ao abrir a Tela de Pedido, através de um dos caminhos acima, será apresentada a tela abaixo. A partir desta tela começará a ser preenchido o pedido de seu cliente, ou seja, este será o cabeçalho do pedido. Abaixo a explicação de cada campo:

  • Observações e ordem de compraNeste campo, você poderá preencher qualquer informação relacionada com a venda/negociação, como uma observação para o pedido ou para a nota fiscal. Toda informação/observação preenchida chegará para análise na empresa;
  • Empresa: O campo empresa virá previamente selecionado. Caso queira alterar, clique sobre o campo;
  • Replicar Pedido: Selecione este campo caso queira replicar um pedido feito anteriormente;
  • Tipo de Pedido: O tipo de pedido virá previamente selecionado. Caso queira alterar, clique sobre o campo;
  • Motivo Tipo Pedido: O Motivo Tipo Pedido não virá previamente selecionado. Caso queira alterar, clique sobre o campo;
  • Tabela de Preço: A Tabela de Preço virá previamente selecionada. Caso exista outra tabela e queira alterar, basta clicar sobre o campo;
  • CotaçãoSelecione este campo caso seu pedido seja cotação (rascunho), neste caso o mesmo não será transmitido para a empresa em uma transmissão futura.
  • Forma de PagamentoNeste campo, você poderá escolher as formas de pagamento que seu cliente desejar;
  • Condição de Pagamento: Clicando neste campo você poderá selecionar a condição de pagamento de acordo com a necessidade do cliente;
  • Tipo Frete: Clicando neste campo você poderá selecionar o tipo de frete de acordo com a necessidade do cliente;
  • Número do Pedido AFV: É o número do pedido no sistema, este código é gerado automaticamente;
  • Número do Pedido Associado: É selecionado obrigatoriamente o número de um pedido de venda, caso o Tipo Pedido seja uma bonificação;
  • Transportadoras: Neste campo você tem a opção de escolher qual transportadora se adequa para realizar a entrega deste pedido;
  • Endereço de EntregaNeste campo, caso o cliente possua mais de um endereço de entrega, você pode selecionar o endereço desejado;
  • Total Venda: Neste campo será visualizado o valor total deste pedido/venda;
  • Total Bonificado: Neste campo será visualizado o valor total bonificado deste pedido/venda;
  • Total Peso Brt. KG: Neste campo será visualizado o peso bruto total deste pedido/venda;
  • Total Peso Liq. KG: Neste campo será visualizado o peso líquido total deste pedido/venda;
  • Total Pedido: Caso queira visualizar o total do pedido, pressione o botão Menu e posteriormente Total Pedido.
  • Razão Social do ClienteNeste campo será listada a Razão Social do Cliente e ao clicar no campo serão exibidas as informações de cadastro.
  • Menu Saldo Flex: Caso queira consultar o saldo flex, pressione o botão Menu e posteriormente Saldo Flex.

Incluindo Itens

A inclusão dos itens no Pedido pode ser feita de duas formas: através da Pesquisa de Itens ou através do Catálogo de Produtos.

  • Para a inclusão através da Pesquisa:

Depois de preencher o cabeçalho do Pedido na aba Pedido, pressione a palavra Títulos por 3 segundos ou deslize para a direita, até a palavra Itens.

Nesta aba você irá efetivamente vender os itens ao cliente.

Para realizar uma pesquisa rápida de um produto, clique no campo PESQUISA e digite o código do produto, automaticamente o sistema posicionará no produto desejado. Além de buscar por código, também é possível buscar por descrição, tal descrição não precisa ser exatamente o nome do produto, será procurado o que for digitado independente se for o começo, meio ou fim da descrição do produto (para isso selecione o campo ao lado da busca).

Há a opção de usar ”Filtros” para selecionar produtos específicos, de acordo com Grupo, Subgrupo, Fornecedor, Categoria e Diversos.

Para visualizar apenas os itens vendidos, basta selecionar o filtro “Vendidos”.

Ao selecionar um item (clicando em cima deste item), o sistema automaticamente trará o preço deste item, havendo a necessidade apenas de informar a quantidade desejada e os descontos que serão negociados.

Imagem 12

Para visualizar os botões Foto, Estoque Cliente, Detalhes do Preço, Kit Produto e Detalhes do Produto basta selecionar o item por 3 segundos.

Para visualizar os botões Total Pedido, Saldo Flex e Campanhas basta pressionar o botão Menu.

  • Para vender através do catálogo:

Depois de preencher o cabeçalho do Pedido na aba Pedido, pressione a palavra Títulos por 3 segundos ou deslize para a direita, até a palavra Catálogo de Produtos.

Através desta tela você poderá visualizar o catálogo de produtos.

Para efetuar uma venda pelo catálogo clique sobre os itens desejados (nas fotos em miniatura). Ao selecionar a foto, o sistema abrirá uma janela para digitar a quantidade. Digite a quantidade e clique em Confirmar.

Clique então no botão Voltar/Gravar para prosseguir com o fechamento do pedido de venda. Serão exibidas as seguintes opções:

Clique então em Prosseguir Fechamento do Pedido, será aberta a Tela Totalização do Pedido.

  • Quando quiser ampliar um produto específico pressione a foto desejada para que o sistema automaticamente aumente a mesma. Mesmo com o produto ampliado você também consegue deslizar para a direita ou esquerda para continuar visualizando o catálogo.

 

Finalizando um Pedido

Para gravar o pedido, pressione o botão Voltar/Gravar. Caso tenha produtos em destaque que não foram inseridos no pedido, o sistema trará uma tela apenas para lembrar quais são estes produtos. Clique em OK caso queira gravar sem estes produtos; caso queira negociar um produto, basta selecioná-lo, clicar em OK e então no botão Negociar.

O sistema mostrará um resumo de seu pedido, com produtos, quantidade, R$ Bruto, R$ Líquido, e na parte abaixo mostrará os totais do pedido.

Para visualizar os motivos de fechamento do pedido, pressione o semáforo exibido no canto inferior direito da tela. Serão exibidos os motivos do fechamento do pedido, classificados por cores:

Vermelho: Impossível prosseguir com o fechamento do pedido, verifique o motivo;

Amarelo: É possível prosseguir com o fechamento do pedido, porém existe algum ponto de atenção que deve ser verificado antes do fechamento;

Verde: É possível prosseguir com o fechamento, pedido sem pendências.

Para finalizar um pedido, clique no botão Menu e logo em seguida pressione o botão Confirmar.

 

Caso queira enviar uma cópia do pedido para o cliente, informe o e-mail do mesmo e pressione OK.

Caso queira cancelar o pedido incluso, clique no botão Cancelar Pedido. Caso queira voltar para alterar um item, incluir outro item, etc, clique no botão Voltar ao Pedido ou caso queira realmente GRAVAR o pedido, clique no botão Gravar Pedido.

O ONDEL possui faturamento integrado ao ERP ONCLICK,  assim ao clicar em Gravar Pedido, o pedido é salvo e a nota fiscal é transmitida.

Ao gravar o pedido, será aberta a Tela de Comunicação com a Empresa, assim que o vendedor realizar uma transmissão no tablet ou celular, os pedidos que não estão marcados como cotação serão enviados para a Tnex ou FTP (dependendo da configuração do cliente), e a nota fiscal será transmitida para a Sefaz .  O arquivo xml confirmando a transmissão da nota fiscal é retornado para o aplicativo ONDEL que permitirá a impressão da nota fiscal através de de uma impressora portátil conectada ao próprio aplicativo.