1 INTRODUÇÃO

Este manual destina-se a explicar o processo do produto ONASF (Automation Sales Force – Automação da Força de Vendas) para o usuário.

O ONASF é um aplicativo de automação de força de vendas que pode ser instalado em tablets e celulares que possuam o sistema operacional Android (o mesmo não é utilizado em Iphones). Tal aplicativo tem por objetivo agilizar a entrada de pedidos na empresa, melhorando o atendimento aos clientes, aumentando a comodidade do vendedor, diminuindo gastos e evitando erros na digitação dos pedidos.

 

2 APRESENTANDO O SISTEMA

A instalação do sistema ONASF é realizada pela Onclick, e o conteúdo do produto (motivos de não venda, motivos de não visita, produtos, etc), é cadastrado através do AFV Server. O AFV Server tem a funcionalidade de receber e enviar dados para os equipamentos dos agentes de venda (vendedores), bem como gerenciar as caixas postais de cada um, verificar também as informações de cadastros e gerenciar as informações recebidas dos agentes de vendas. O vendedor, portanto, é apenas responsável pelo uso do aplicativo e não sua configuração.

Para utilização do sistema ONASF será necessário o manuseio dos botões abaixo, que no decorrer do manual serão citados apenas como botão Voltar/Gravar e botão Menu.

Botão Voltar e/ou Gravar.

Botão Início.

Botão Menu.

O ONSASF está dividido em menus, sendo eles:

  • Comercial (resume todas as ações do Vendedor no seu dia-a-dia de trabalho);
  • Gerencial (acompanhamento das vendas realizadas);
  • Consultas (consultas gerais, como análise de giro, devoluções, etc);
  • Utilitários (configurações de usabilidade);
  • Sobre o Sistema (versão do aplicativo); e
  • Sair.

 

3 MENU COMERCIAL

O menu Comercial resume todas as ações do Vendedor no seu dia-a-dia de trabalho, ou seja, contém todas as operações necessárias para que o mesmo possa planejar suas visitas, executá-las, obter dados sobre os clientes e assim efetivar ou não a realização dos pedidos.

Para apresentação do menu de opções pressione o botão Menu e posteriormente a opção Comercial.

cap2

O menu Comercial subdivide-se em: Planejamento de Visitas; Visita Fora do Planejamento; Vendas não Transmitidas; Consultar Clientes; Cadastrar Cliente; e Aniversariantes.

cap2

3.1 Planejamento de Visitas

(Comercial >> Planejamento de Visitas)

Ao selecionar a opção Planejamento de Visitas, será apresentada uma tela contendo os clientes agendados para o dia atual, separados por horário de agendamento. Também será possível através do filtro de data pesquisar outra data para agendamento.

Os nomes dos clientes agendados estarão escritos em cores diferentes de acordo com sua situação:

  • Clientes em VERDE: São clientes que já foram visitados e efetivaram compra (possuem pedido de venda em seu nome);
  • Clientes em VERMELHO: São clientes que não foram visitados por algum motivo, ou foram visitados mas não efetivaram compra (o nome ficará na cor vermelha após a utilização dos botões SEM VENDA ou SEM VISITA); e
  • Clientes em PRETO: São clientes que ainda não foram visitados.

O sistema possui um filtro de pesquisa de clientes que foram previamente agendados:

 

 

  • Não Visita: Utilizado para exibir somente os clientes agendados que ainda não foram visitados.
  • Não Venda: Utilizado para exibir somente os clientes que foram visitados e não efetuaram compra.
  • Pedidos: Utilizado para exibir somente os clientes agendados que já fizeram pedidos.

Para agendar um cliente, basta selecionar um horário e segurá-lo por 3 segundos e logo em seguida pressionar a opção Agendar.

Para apagar um agendamento, basta selecioná-lo por 3 segundos, em seguida tocar na opção Excluir.

Para visualizar todas as opções, pressione algum agendamento ou algum horário por 3 segundos que as opções serão exibidas: Agendar, Excluir, Pedido, Sem Visita, Sem Venda e Positivação. Ou clique em Menu, que os botões com as mesmas opções serão exibidas.

pedido

Botão Pedido: Efetua um pedido para o cliente. Para incluir um pedido, após a abertura da Tela, mantenha pressionada por 3 segundos a palavra TÍTULOS no alto da Tela.

Será aberta a Tela IR PARA com opções de ações para o cliente selecionado (Títulos, Ficha Financeira, Hist. Pedidos, Análise de Giro, Devoluções, Curva ABC, Pedido, Itens, Catálogo de Produtos, Questionário e CallCenter). Neste caso, para incluir um PEDIDO, selecione a opção PEDIDO (a inclusão de um pedido de venda está explicada no capítulo 7.1).

sem visita Botão Sem Visita: Utilizado quando o vendedor não visita o cliente agendado. Será exibida a tela Justificativa de Não Visita, informe um motivo para a não visita e selecione o botão Voltar/Gravar.

sem venda Botão Sem Venda: Utilizado quando o vendedor não vende para o cliente agendado. Será exibida a tela Justificativa de Não Venda, informe um motivo para a não venda e selecione o botão Voltar/Gravar.

Os motivos de Não Visita e Não Venda são criados no AFV Server.

positivação Botão Positivação: Demonstra os percentuais dos clientes agendados e dos que efetivaram pedidos.

 

3.2 Visita fora do Planejamento

(Comercial >> Visita fora do planejamento)

Para escolher um cliente que não esteja no planejamento do dia, digite dentro do campo Pesquisa as letras iniciais do seu nome ou seu código, o sistema irá buscar todos os clientes que contenham as letras digitadas.

Será possível também filtrar todos os seus clientes de acordo com a cidade. Para isso selecione o filtro Cidades, em seguida selecione a cidade de preferência e pressione o botão OK, o sistema apresentará somente os clientes do município selecionado. Seguir o mesmo passo para a utilização dos outros filtros.

Para visualizar os dados dos clientes deslize com o dedo para esquerda ou direita.

Caso você deseje voltar à tela inicial basta tocar no botão Voltar/Gravar.

Para iniciar a visita selecione o cliente desejado que a Tela de Títulos será aberta.

 

Ao manter pressionada por 3 segundos a palavra TÍTULOS no alto da Tela, ou deslizar para a direita ou esquerda, serão exibidas as ações possíveis para o cliente anteriormente selecionado (Títulos, Ficha Financeira, Hist. Pedidos, Análise de Giro, Devoluções, Curva ABC, Pedido, Itens, Catálogo de Produtos, Questionário e CallCenter).

3.2.1 Títulos

(Comercial >> Planejamento de Visitas ou Visita fora do planejamento >> selecionar o cliente >> Títulos)

Nesta tela serão mostradas todas as pendências (títulos vencidos e em aberto) de seu cliente, as quais deverão ser analisadas antes de uma nova venda.

  • Você estará mais bem preparado se souber quantos títulos o cliente possui que já venceram, e quantos ainda estão em aberto (a vencer).

Imagem 7

Na parte inferior da tela temos as seguintes opções:

Títulos: Vencidos; À Vencer; Total e Crédito

Limite: Crédito e Disponível;

Nesta tela de visualização, podemos ter quatro tipos de Títulos:

  • Títulos destacado em Vermelho: São títulos vencidos;
  • Títulos destacado em Laranja: São títulos com a data de vencimento próximo a quatro dias;
  • Títulos destacados em Preto: São títulos a vencer;
  • Títulos destacados em Azul: São títulos de Créditos;

Para visualizar os dados dos títulos deslize com o dedo para esquerda e/ou direita.

3.2.2 Ficha Financeira

(Comercial >> Planejamento de Visitas ou Visita fora do planejamento >> selecionar o cliente >> Títulos >> deslizar para a direita ou pressionar a palavra Títulos por 3 segundos >> Ficha Financeira)

Nesta opção será mostrada a ficha financeira do cliente selecionado.

Aqui você poderá visualizar os seguintes campos:

  • Período;
  • Maior Compra R$;
  • Data Última Compra;
  • Media de Atraso;
  • Menor Compra R$;
  • Valor da Última Compra R$;
  • Total de Devoluções R$;
  • Quantidade de Devolução;
  • Quantidade de Pedido Emitido;
  • Média de Pedidos R$;
  • Média de Produto por Pedido;
  • Valor Total da Bonificação R$;
  • Valor Total da Venda R$.

Imagem 93.2.3 Histórico de Pedidos

(Comercial >> Planejamento de Visitas ou Visita fora do planejamento >> selecionar o cliente >> Títulos >> deslizar para a direita ou pressionar a palavra Títulos por 3 segundos >> Hist. Pedidos)

Nesta tela é exibido um histórico dos pedidos do cliente. Você poderá consultar todas as informações dos pedidos e todos os produtos que foram vendidos. Poderemos analisar se o pedido foi faturado ou não, e se a quantidade faturada do produto foi a mesma vendida.

Para visualizar os produtos que compõem o pedido, selecione o mesmo na parte superior, onde automaticamente os itens serão demonstrados abaixo.

Para visualizar a nota fiscal de um pedido, basta clicar sobre o pedido na grid superior, posteriormente clicar no botão Menu, em seguida no botão “Nota Fiscal”.

  • Pedidos destacados em vermelho significa que tiveram algum corte no faturamento. Cortes no faturamento significam que a empresa não tem aquele produto no estoque. Exemplo: o vendedor vendeu 10 itens de determinado produto, mas a empresa só tem 8 itens em estoque. Então são faturados os 8 itens e os outros 2 entram como corte.

Para visualizar todas as informações, deslize com o dedo para esquerda e/ou direita.

Imagem 103.2.4 Análise de Giro

(Comercial >> Planejamento de Visitas ou Visita fora do planejamento >> selecionar o cliente >> Títulos >> deslizar para a direita ou pressionar a palavra Títulos por 3 segundos >> Análise de Giro)

Nesta tela o representante poderá realizar uma análise mês a mês dos itens vendidos. Para isto, selecione o item, onde automaticamente as informações serão demonstradas, em quantidade, peso e valor. Caso queira alterar o período de visualização selecione “Anual” ou “Trimestral” em Período.

Por padrão o relatório mostra informações por produto, caso queira visualizar por cliente, selecione a opção “Cliente”, na tela inicial.

3.2.5 Devoluções

(Comercial >> Planejamento de Visitas ou Visita fora do planejamento >> selecionar o cliente >> Títulos >> deslizar para a direita ou pressionar a palavra Títulos por 3 segundos >> Devoluções)

Nesta tela você visualizará todas as devoluções do seu cliente.

Para visualizar a devolução selecione a nota desejada, onde automaticamente as informações serão demonstradas.

Para visualizar todas as informações, deslize com o dedo para esquerda e/ou direita.

3.2.6 Curva ABC

(Comercial >> Planejamento de Visitas ou Visita fora do planejamento >> selecionar o cliente >> Títulos >> deslizar para a direita ou pressionar a palavra Títulos por 3 segundos >> Curva ABC)

Nesta tela, quando selecionada a opção Cliente, o usuário consegue visualizar os produtos que o cliente mais compra durante um determinado período, de acordo com cada vendedor/representante.

E quando selecionada a opção Produto, o usuário consegue visualizar os clientes que compraram o produto selecionado durante um determinado período, de acordo com cada vendedor/representante. Para tanto, basta selecionar o período nos campos Meses e Ano, e a forma de visualização; por quantidade, valor ou por peso do produto.

3.2.7 Pedido

(Comercial >> Planejamento de Visitas ou Visita fora do planejamento >> selecionar o cliente >> Títulos >> deslizar para a direita ou pressionar a palavra Títulos por 3 segundos >> Pedido)

A partir desta tela começará a ser preenchido o pedido de seu cliente, ou seja, este será o cabeçalho do pedido. A inclusão do pedido está explicada no capítulo 8.

3.2.8 Itens

(Comercial >> Planejamento de Visitas ou Visita fora do planejamento >> selecionar o cliente >> Títulos >> deslizar para a direita ou pressionar a palavra Títulos por 3 segundos >> Itens)

Nesta aba você irá efetivamente vender os itens ao cliente. A inclusão dos itens está explicada no capítulo 8.

Para visualizar os botões Foto, Estoque Cliente, Detalhes do Preço, Kit Produto e Detalhes do Produto basta selecioná-lo por 3 segundos.

Para visualizar os botões Total Pedido, Saldo Flex e Campanhas basta pressionar o botão menu.

3.2.9 Catálogo de Produtos

(Comercial >> Planejamento de Visitas ou Visita fora do planejamento >> selecionar o cliente >> Títulos >> deslizar para a direita ou pressionar a palavra Títulos por 3 segundos >> Catálogo de Produtos)

Através desta tela você poderá visualizar o catálogo de produtos da empresa. A inclusão de pedidos através do catálogo de produtos está explicada no capítulo 8.

3.2.10 Questionário

(Comercial >> Planejamento de Visitas ou Visita fora do planejamento >> selecionar o cliente >> Títulos >> deslizar para a direita ou pressionar a palavra Títulos por 3 segundos >> Questionário)

Nesta opção você poderá visualizar os questionários que estão em aberto.

Perguntas em vermelho são obrigatórias, em preto são facultativas e em azul, já estão respondidas.

Selecione a pergunta que responderá, na janela que aparece posteriormente aparecerá o campo Resposta, no qual serão selecionadas as mesmas.

  • As perguntas e respostas do questionário são criados através do AFV Server, e vinculados ao agente de vendas (vendedor) que deverá respondê-lo. Tem como objetivo obter um melhor conhecimento do que ocorre nos pontos de venda.

3.3 Vendas não Transmitidas

(Comercial >> Vendas não Transmitidas)

Ao selecionar a opção Vendas Não Transmitidas, será apresentada uma tela contendo todos os pedidos efetivados em seu Tablet, mas que ainda não foram transmitidos para a empresa.

Caso queira Alterar ou Excluir um pedido, selecione o pedido previamente na grid superior, e selecione o botão Apagar ou Alterar.

3.4 Consultar Clientes

(Comercial >> Consultar Clientes)

A tela de consulta de clientes permite consultar os dados cadastrais, o endereço de entrega, as observações, os contatos, os títulos, a ficha financeira, o histórico dos pedidos e a curva ABC do cliente selecionado.

Para escolher o cliente, digite dentro do campo Pesquisar as letras do seu nome ou seu código, o sistema irá buscar todas os clientes que contenham as respectivas letras digitadas ou filtre os clientes pela cidade, região ou status, caso prefira.

Caso deseje voltar à tela inicial clique no botão Voltar/Gravar.

  • Para iniciar uma consulta, apenas selecione o cliente desejado.

3.4.1 Dados Cadastrais

(Comercial >> Consultar Clientes >> selecione o cliente >> Dados Cadastrais)

A aba Dados Cadastrais exibe os dados básicos de cadastro do cliente, como endereço, telefone, limite de crédito, etc. Não é possível alterar estes dados, sendo somente para consulta.

3.4.2 Entrega

(Comercial >> Consultar Clientes >> selecione o cliente >> Dados Cadastrais >> deslizar para a direita ou pressionar a palavra Dados Cadastrais por 3 segundos >> Entrega)

Nesta aba você visualizará o endereço de entrega do cliente. Não é possível alterar estes dados, sendo somente para consulta.

3.4.3 Observações

(Comercial >> Consultar Clientes >> selecione o cliente >> Dados Cadastrais >> deslizar para a direita ou pressionar a palavra Dados Cadastrais por 3 segundos >> Observações)

Nesta aba serão exibidas as observações mencionadas para o cliente e logo abaixo as informações mencionadas pelo faturamento.

As duas observações serão somente para consulta, não sendo permitido realizar alterações na mesma.

3.4.4 Contatos

(Comercial >> Consultar Clientes >> selecione o cliente >> Dados Cadastrais >> deslizar para a direita ou pressionar a palavra Dados Cadastrais por 3 segundos >> Contatos)

Esta aba mostra os contatos cadastrados do cliente.

Para incluir um contato, clique no botão Menu , e em seguida no botão Incluir. Na tela que será aberta, digite as informações: nome da pessoa para contato, telefone, data de aniversário, time de futebol, hobby, cargo e e-mail.

Preenchido estes campos, clique no botão Voltar/Gravar para confirmar a inclusão.

Para apagar um contato da lista, selecione-o e clique no botão Apagar, depois confirme o procedimento.

Para alterar dados de contatos já cadastrados, selecione o contato desejado e clique no botão Alterar. A tela contendo os dados do contato será aberta, para que a alteração possa ser feita.

  • As alterações cadastrais não são realizadas no tablet, elas são feitas no ERP e o AFV Server importa estas alterações e as envia atualizadas para o vendedor.

3.5 Cadastrar Cliente

(Comercial >> Cadastrar Cliente)

Nesta opção é possível realizar um pré-cadastro de clientes, este pré-cadastro será analisado pela empresa e adicionado na carteira de clientes deste vendedor.

Para realizar o cadastro de um novo cliente, pressione o botão Menu e em seguida Incluir. Na sequência preencher os campos mostrados na tela de cadastro de cliente, basta o usuário tocar no item de cadastro e será liberado o campo para realizar o mesmo. Será possível cadastrar os dados de contato, dados de endereços, dados comerciais e bancários.

Imagem 15 Imagem 16

Para gravar os dados, clique no botão Voltar/Gravar.

3.6 Aniversariantes

(Comercial >> Aniversariantes)

Nesta aba podemos visualizar todos os contatos cadastrados em seu Tablet que estão fazendo aniversário no período desejado.

 

4 MENU GERENCIAL

O menu Gerencial fornece informações para o acompanhamento das vendas realizadas. O menu Gerencial é subdivido em:

Gerenciador de Arquivos; Resumo de Vendas (Status); Clientes sem Visita; Clientes sem Venda; e Produtos sem Venda.

4.1 Gerenciador de Arquivos

(Gerencial >> Gerenciador de Arquivos)

Nesta opção ficarão os arquivos enviados normalmente por email pela empresa.

Para poder abrir o arquivo enviado, selecione-o e clique no botão Abrir. Caso o arquivo já não tenha mais utilidade e queira exclui-lo, selecione-o e clique no botão Apagar.

4.2 Resumo de Vendas (Status)

(Gerencial >> Resumo de Vendas (status))

Será exibido um resumo dos pedidos realizados através do equipamento.

Para visualizar os pedidos, independentes se foram ou não transmitidos para a empresa, selecione um período e em seguida clique no botão Listar. Feito isso, aparecerá na grid superior a relação de clientes que realizaram pedidos no período escolhido. Ao selecionar um pedido automaticamente seus produtos serão listados na grid inferior.

Para visualizar as informações adicionais das duas grids, basta deslizar com o dedo para a direita.

4.3 Clientes Sem Visita

(Gerencial >> Clientes sem Visita)

Permite pesquisar quais são os clientes que não foram visitados a partir de um determinado número de dias.

Exemplo: se você deseja saber quais são os clientes que não são visitados há mais de 10 dias, basta informar o número 10 no campo A partir.

Para visualizar as informações da grid, deslize com a barra de rolagem para direita.

 

 

4.4 Clientes Sem Venda

(Gerencial >> Clientes sem Venda)

Permite pesquisar quais são os clientes que não efetuaram compras a partir de um determinado número de dias.

Exemplo: se você desejar saber quais são os clientes que não compram há 10 dias ou mais, basta informar o número 10 no campo A Partir.

Para visualizar as informações da grid, como data da última venda, número de dias que não efetua compra, razão social, endereço, etc, basta deslizar com a barra de rolagem para direita.

4.5 Produtos Sem Venda

(Gerencial >> Produtos sem Venda)

Esta tela permite pesquisar quais são os produtos que estão sem ser vendidos a partir de um determinado número de dias.

Exemplo: se você deseja saber quais são os produtos que já foram vendidos ao menos uma vez e que não são vendidos há 5 dias ou mais, basta informar o número 5 no campo A Partir.

Para visualizar as informações da grid como código do produto e data da última compra, deslize com a barra de rolagem para direita.

 

5 MENU CONSULTAS

O menu Consultas fornece informações para que você possa acompanhar as vendas realizadas.

O menu é subdivido em: Retorno de Pedidos, Títulos, Análise de Giro, Curva ABC, Devoluções Gerais, Tabela de Preços, Objetivo de Vendas, Saldo Flex e Pedidos Sem Retorno AFV-Server.

Sem título5.1 Retorno De Pedidos

(Consultas >> Retorno de Pedidos)

Nesta tela será possível consultar o retorno dos pedidos transmitidos para a empresa.

Você deverá escolher uma data inicial e uma data final. Escolhido o período para consulta, clique no botão Listar.

Serão mostrados na grid superior os pedidos (cabeçalho) que tiveram retorno. Ao selecionar um pedido, automaticamente os itens deste serão listados na grid inferior.

Para visualizar as informações de ambas as grids, basta deslizar com a barra de rolagem para direita ou esquerda.

Para visualizar a nota fiscal de um pedido que já foi faturado, selecione-o na grid superior, e clique no botão Notas.

  • Pedidos destacados em vermelho, significam que tiveram algum corte no faturamento.

Cortes no faturamento significam que a empresa não tem aquele produto no estoque. Exemplo: o vendedor vendeu 10 itens de determinado produto, mas a empresa só tem 8 itens em estoque. Então são faturados os 8 itens e os outros 2 entram como corte

5.2 Títulos (Geral)

(Consultas >> Títulos)

Nesta aba serão mostradas todas as pendências (títulos vencidos e em aberto) de seus clientes, que deverão ser analisadas antes de uma nova venda.

Caso queira mais informações, a explicação dos títulos está no item 3.2.1.

5.3 Análise de Giro por Cliente

(Consultas >> Análise de Giro)

Nesta tela o representante poderá realizar uma análise mês a mês dos itens vendidos para todos os clientes.

Caso queira mais informações , a explicação da Tela de Análise de Giro está no item 3.2.2.

5.4 Curva ABC

(Consultas >> Curva ABC)

Quando selecionada a opção Cliente, o usuário visualizará os produtos que o cliente mais compra durante um determinado período, de acordo com cada vendedor/representante.

Quando selecionada a opção Produto, o usuário visualizará os clientes que compraram o produto selecionado, durante um determinado período, de acordo com cada vendedor/representante.

Caso queira mais informações, a Tela de Curva ABC está explicada no item 3.2.6.

5.5 Devoluções Gerais

(Consultas >> Devoluções Gerais)

Nesta tela você visualizará todas as devoluções de todos seus clientes.

Caso queira mais informações, a Tela de Devoluções Gerais está explicada no item 3.2.5.

5.6 Tabela de Preços

(Consulta >> Tabela de Preços)

Ao selecionar a opção Tabela de Preços, você poderá consultar os preços dos produtos, sem precisar entrar em um cliente para simular um pedido.

Ao entrar nessa tela, aparecerá primeiramente a tela com sua carteira de clientes, onde você deverá selecionar o cliente desejado para posteriormente entrar na tabela de preços.

Para visualizar o preço de um determinado produto, clique em cima do mesmo, na parte inferior da tela será exibido seu valor.

Ao alternar para a próxima aba, visualizará o catálogo de produtos.

5.7 Catálogo de Produtos

(Consulta >> Tabela de Preços)

Exibe o catálogo de produtos.

Quando quiser aumentar um produto específico, mantenha pressionada a foto desejada que o sistema automaticamente aumentará a foto. Mesmo com o produto em tamanho maior você também consegue deslizar para a direita ou esquerda para continuar visualizando o catálogo.

5.8 Objetivo de Vendas

(Consultas >> Objetivo de Vendas)

Esta opção exibe as metas estabelecidas pela empresa que você precisa alcançar.

Selecione o tipo de busca que deseja fazer, por Produto, Grupo/Família, Marca/Fornecedor, Categoria ou Geral.

5.9 Saldo Flex

(Consultas >> Saldo Flex)

Ao selecionar a opção Saldo Flex, você visualizará o valor de seu saldo flex disponível.

Sem títulooo

  • Exemplo de saldo flex: um produto X custa R$10,00 e a empresa autoriza 5% de desconto neste produto. Se o vendedor tiver flex (Verba) ele pode dar 7% de desconto, ou seja, 5% que a empresa libera e 2% do flex (verba) do vendedor. Mas para o vendedor ganhar flex (verba) ele tem que ter vendido os produtos com um preço maior e o que ele conseguiu vender com preço maior entra no conta-corrente dele, chamado de Flex (Verba) que após o pedido ser faturado será disponibilizado para o vendedor. É uma forma de negociar mais descontos com seu cliente.

5.10 Pedidos Sem Retorno AFV – Server

(Consultas >> Pedidos Sem Retorno AFV Server)

Este recurso será utilizado para consultar um pedido enviado para a empresa que ainda não tem retorno de status, nesta aba você visualiza se o pedido foi importado pelo AFV Server.

  • Aqui você tem certeza que seu pedido chegou até a empresa, mesmo que ainda não tenha sido tomada nenhuma ação com o mesmo.

 

6 MENU UTILITÁRIOS

O menu Utilitários possibilita a comunicação com a Empresa, enviar seus pedidos e realizar atualizações diárias de seu Tablet. O menu Utilitários subdivide-se nas seguintes opções: Transmissão com Empresa, Reenvio, Emails, Configurações, Atualização de Imagens, Cadastro de Favoritos.

6.1 Transmissão Com Empresa

(Utilitários >> Transmissão Com Empresa)

Ao selecionar a opção Transmissão com Empresa, será exibida a tela de comunicação. Para enviar os pedidos e/ou receber os dados atualizados enviados pela empresa, pressione o botão Iniciar.

No término da transmissão o sistema terá realizado o envio de seus pedidos e estará atualizado para você realizar suas consultas.

 

6.2 Reenviar Pedidos

(Utilitários >> Reenviar Pedidos)

Ao selecionar a comunicação (destacado em laranja), serão exibidos os botões Reenviar e Ver Pedido.

Ao selecionar a opção Reenviar, o sistema solicitará uma senha de liberação (para que não seja realizada a transmissão dos seus pedidos novamente desnecessariamente). Ao digitar a senha informada pela empresa e pressionar o botão OK será apresentada a tela de comunicação.

6.3 E-mails

(Utilitários >> E-mails)

Ao selecionar a opção email, o sistema abrirá uma tela que exibirá os botões:

Caixas: Selecionando esta opção você visualizará os e-mails que recebeu;

Novo: Abrirá uma nova tela para que possa digitar um email;

Responder: Responde o email selecionado;

Encaminhar: Encaminha o email para qualquer destinatário que esteja cadastrado.

Apagar: Exclui o email selecionado.

6.4 Configurações

(Utilitários >> Configurações)

Essa tela só será utilizada quando o pessoal do TI solicitar, nesse caso deverá informar a senha fornecida pela empresa e informar o pessoal do TI as informações que são demonstradas na tela.

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Atualização de Imagens

(Utilitários >> Atualização de Imagens)

Esta tela tem como funcionalidade atualizar as imagens do catálogo de produtos do sistema de força de vendas.

Cadastro de Favoritos

(Utilitários >> Cadastro de Favoritos)

Esta tela tem como funcionalidade cadastrar menus FAVORITOS para serem exibidos na Tela inicial do sistema.

Para isso selecione o menu na grid superior, pressione Adicionar e o menu estará na grid inferior (grid de menus cadastrados).

Para remover um favorito, selecione-o na grid inferior, pressione Remover e o menu aparecerá na grid superior (grid de menus disponíveis).

Após cadastrar os favoritos, pressione o botão Voltar/Gravar e aguarde o sistema atualizar o menu de favoritos.

Para visualizar os favoritos, pressione a estrela no canto superior da tela inicial ou deslize da direita para esquerda.

7 MENU SOBRE O SISTEMA

Para acessá-lo, pressione o botão Menu de seu Tablet. Serão exibidas todas as opções disponíveis do sistema AFV.

Essa tela mostrará qual a versão do sistema que o vendedor está usando no momento, ou seja, servirá para que o suporte verifique junto ao vendedor a versão correta do sistema.

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8 OPERAÇÕES BÁSICAS

8.1 Incluindo um Pedido de Venda

Para incluir um pedido no aplicativo, pode-se utilizar os seguintes caminhos:

  • (Comercial >> Planejamento de Visitas >> Selecionar o agendamento >> Pedido >> pressionar a palavra Títulos por 3 segundos ou deslizar para a direita >> Pedido); ou
  • (Comercial >> Visita Fora do Planejamento >>Selecionar o cliente >> pressionar a palavra Títulos por 3 segundos ou deslizar para a direita >> Pedido)

Incluindo um Pedido

Ao abrir a Tela de Pedido, através de um dos caminhos acima, será apresentada a tela abaixo. A partir desta tela começará a ser preenchido o pedido de seu cliente, ou seja, este será o cabeçalho do pedido. Abaixo a explicação de cada campo:

  • Observações e ordem de compra: Neste campo, você poderá preencher qualquer informação relacionada com a venda/negociação, como uma observação para o pedido ou para a nota fiscal. Toda informação/observação preenchida chegará para análise na empresa;
  • Empresa: O campo empresa virá previamente selecionado. Caso queira alterar, clique sobre o campo;
  • Replicar Pedido: Selecione este campo caso queira replicar um pedido feito anteriormente;
  • Tipo de Pedido: O tipo de pedido virá previamente selecionado. Caso queira alterar, clique sobre o campo;
  • Motivo Tipo Pedido: O Motivo Tipo Pedido não virá previamente selecionado. Caso queira alterar, clique sobre o campo;
  • Tabela de Preço: A Tabela de Preço virá previamente selecionada. Caso exista outra tabela e queira alterar, basta clicar sobre o campo;
  • Cotação: Selecione este campo caso seu pedido seja cotação (rascunho), neste caso o mesmo não será transmitido para a empresa em uma transmissão futura.
  • Forma de Pagamento: Neste campo, você poderá escolher as formas de pagamento que seu cliente desejar;
  • Condição de Pagamento: Clicando neste campo você poderá selecionar a condição de pagamento de acordo com a necessidade do cliente;
  • Tipo Frete: Clicando neste campo você poderá selecionar o tipo de frete de acordo com a necessidade do cliente;
  • Número do Pedido AFV: É o número do pedido no sistema, este código é gerado automaticamente;
  • Número do Pedido Associado: É selecionado obrigatoriamente o número de um pedido de venda, caso o Tipo Pedido seja uma bonificação;
  • Transportadoras: Neste campo você tem a opção de escolher qual transportadora se adequa para realizar a entrega deste pedido;
  • Endereço de Entrega: Neste campo, caso o cliente possua mais de um endereço de entrega, você pode selecionar o endereço desejado;
  • Total Venda: Neste campo será visualizado o valor total deste pedido/venda;
  • Total Bonificado: Neste campo será visualizado o valor total bonificado deste pedido/venda;
  • Total Peso Brt. KG: Neste campo será visualizado o peso bruto total deste pedido/venda;
  • Total Peso Liq. KG: Neste campo será visualizado o peso líquido total deste pedido/venda;
  • Total Pedido: Caso queira visualizar o total do pedido, pressione o botão Menu e posteriormente Total Pedido.
  • Razão Social do Cliente: Neste campo será listada a Razão Social do Cliente e ao clicar no campo serão exibidas as informações de cadastro.
  • Menu Saldo Flex: Caso queira consultar o saldo flex, pressione o botão Menu e posteriormente Saldo Flex.

Incluindo Itens

A inclusão dos itens no Pedido pode ser feita de duas formas: através da Pesquisa de Itens ou através do Catálogo de Produtos.

  1. Para a inclusão através da Pesquisa:

Depois de preencher o cabeçalho do Pedido na aba Pedido, pressione a palavra Títulos por 3 segundos ou deslize para a direita, até a palavra Itens.

Nesta aba você irá efetivamente vender os itens ao cliente.

Para realizar uma pesquisa rápida de um produto, clique no campo PESQUISA e digite o código do produto, automaticamente o sistema posicionará no produto desejado. Além de buscar por código, também é possível buscar por descrição, tal descrição não precisa ser exatamente o nome do produto, será procurado o que for digitado independente se for o começo, meio ou fim da descrição do produto (para isso selecione o campo ao lado da busca).

Há a opção de usar ”Filtros” para selecionar produtos específicos, de acordo com Grupo, Subgrupo, Fornecedor, Categoria e Diversos.

Para visualizar apenas os itens vendidos, basta selecionar o filtro “Vendidos”.

Ao selecionar um item (clicando em cima deste item), o sistema automaticamente trará o preço deste item, havendo a necessidade apenas de informar a quantidade desejada e os descontos que serão negociados.

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Para visualizar os botões Foto, Estoque Cliente, Detalhes do Preço, Kit Produto e Detalhes do Produto basta selecionar o item por 3 segundos.

Para visualizar os botões Total Pedido, Saldo Flex e Campanhas basta pressionar o botão Menu.

  1. Para vender através do catálogo:

Depois de preencher o cabeçalho do Pedido na aba Pedido, pressione a palavra Títulos por 3 segundos ou deslize para a direita, até a palavra Catálogo de Produtos.

Através desta tela você poderá visualizar o catálogo de produtos.

Para efetuar uma venda pelo catálogo clique sobre os itens desejados (nas fotos em miniatura). Ao selecionar a foto, o sistema abrirá uma janela para digitar a quantidade. Digite a quantidade e clique em Confirmar.

Clique então no botão Voltar/Gravar para prosseguir com o fechamento do pedido de venda. Serão exibidas as seguintes opções:

Clique então em Prosseguir Fechamento do Pedido, será aberta a Tela Totalização do Pedido.

  • Quando quiser ampliar um produto específico pressione a foto desejada para que o sistema automaticamente aumente a mesma. Mesmo com o produto ampliado você também consegue deslizar para a direita ou esquerda para continuar visualizando o catálogo.

Finalizando um Pedido

Para gravar o pedido, pressione o botão Voltar/Gravar. Caso tenha produtos em destaque que não foram inseridos no pedido, o sistema trará uma tela apenas para lembrar quais são estes produtos. Clique em OK caso queira gravar sem estes produtos; caso queira negociar um produto, basta selecioná-lo, clicar em OK e então no botão Negociar.

O sistema mostrará um resumo de seu pedido, com produtos, quantidade, R$ Bruto, R$ Líquido, e na parte abaixo mostrará os totais do pedido.

Para visualizar os motivos de fechamento do pedido, pressione o semáforo exibido no canto inferior direito da tela. Serão exibidos os motivos do fechamento do pedido, classificados por cores:

Vermelho: Impossível prosseguir com o fechamento do pedido, verifique o motivo;

Amarelo: É possível prosseguir com o fechamento do pedido, porém existe algum ponto de atenção que deve ser verificado antes do fechamento;

Verde: É possível prosseguir com o fechamento, pedido sem pendências.

Para finalizar um pedido, clique no botão Menu e logo em seguida pressione o botão Confirmar.

Caso queira enviar uma cópia do pedido para o cliente, informe o e-mail do mesmo e pressione OK.

Caso queira cancelar o pedido incluso, clique no botão Cancelar Pedido. Caso queira voltar para alterar um item, incluir outro item, etc, clique no botão Voltar ao Pedido ou caso queira realmente GRAVAR o pedido, clique no botão Gravar Pedido.

Ao gravar o pedido, será aberta a Tela de Comunicação com a Empresa, assim que o vendedor realizar uma transmissão no tablet, os pedidos que não estão marcados como cotação serão enviados para a Tnex ou FTP (dependendo da configuração do cliente), e o AFV Server fará o gerenciamento dos pedidos dependendo do tempo de configuração definido na implantação.

Mesmo que não haja a transmissão para a empresa, os pedidos salvos poderão ser visualizados no histórico de pedidos.