O que é Power BI?

Power BI é uma coleção de serviços de software, aplicativos e conectores que trabalham juntos para transformar suas fontes de dados não relacionadas em informações coerentes, visualmente envolventes e interativas. Quer seus dados sejam uma simples planilha do Excel ou uma coleção de data warehouses híbridos baseados em nuvem e locais, o Power BI permite que você se conecte facilmente às suas fontes de dados, visualize (ou descubra) o que é importante e compartilhe isso com qualquer pessoa ou com quem você quiser.

Power BI pode ser simples e rápido – tem a capacidade de criar análises rápidas com base em uma planilha do Excel ou em um banco de dados local. Mas o Power BI também é robusto e de nível empresarial, pronto para ampla modelagem e análise em tempo real, bem como para um desenvolvimento personalizado. Assim, ele pode ser sua ferramenta pessoal de relatório e visualização, além de poder servir como o mecanismo de decisões e análise por trás de projetos de grupo, divisões ou empresas inteiras.

As partes do Power BI

O Power BI consiste em:

  • um aplicativo da área de trabalho do Windows chamado Power BI Desktop,
  • um serviço de SaaS (Software como Serviço) online chamado serviço do Power BI, e
  • os aplicativos móveis Power BI disponíveis em telefones e tablets Windows, bem como para dispositivos iOS e Android.

Esses três elementos – o Desktop, o serviço e o Mobile – foram projetados para permitir a outras pessoas criar, compartilhar e consumir análises de negócios da maneira que serão mais proveitosas para elas ou para sua função.

Como o Power BI corresponde à sua função

A forma de uso do Power BI pode depender de sua função em um projeto ou uma equipe. E outras pessoas, em outras funções, podem usar o Power BI de modo diferente, o que é aceitável.

Por exemplo, você poderia usar principalmente o serviço do Power BI, mas seu colega de trabalho que trabalha com cálculos de grandes dados numéricos e com a criação de relatórios de negócios pode fazer uso extensivo do Power BI Desktop (e publicar relatórios do Desktop no serviço do Power BI, que você exibirá mais tarde). E outra colega de trabalho, da área de vendas, talvez use principalmente o aplicativo de telefone Power BI para monitorar o progresso de suas cotas de vendas e analisar os detalhes de novas vendas potenciais.

Você também pode usar cada elemento do Power BI em momentos diferentes, dependendo de seu objetivo ou de sua função em determinado projeto ou esforço.

O fluxo de trabalho no Power BI

Um fluxo de trabalho comum no Power BI começa no Power BI Desktop, em que um relatório é criado. Esse relatório é publicado no serviço do Power BI, e então compartilhado, para que os usuários dos aplicativos do Power BI Mobile possam consumir as informações.

 

Introdução

Abra um navegador e digite www.powerbi.com para começar. Se você já se inscreveu, selecione o link Entrar que aparecerá no canto superior direito. Se você ainda não se inscreveu no serviço do Power BI, selecione o link Inscreva-se gratuitamente em vez disso.

 

Etapa 1: Obter dados

Veja um exemplo de como obter dados de um arquivo CSV.

  1. Entre no Power BI. Não tem uma conta? Não se preocupe, você pode se inscrever gratuitamente.
  2. O Power BI abre no seu navegador. Selecione Obter Dados na parte inferior do painel de navegação esquerdo.

  1. Selecione Arquivos.
  2. Selecione Arquivo Local, navegue até o arquivo no seu computador e escolha Abrir.

OBSERVAÇÃO: se você selecionar Carregar, a pasta de trabalho inteira será carregada no Power BI e você poderá abri-la e editá-la no Excel Online.

Quando seu conjunto de dados estiver pronto, selecione Exibir conjunto de dados para abri-lo no editor de relatório. .

 

Etapa 2: começar a explorar seu conjunto de dados

Agora que você se conectou aos dados, explore-os para encontrar novas percepções. Quando encontrar algo que deseja monitorar, você pode criar um painel para se manter atualizado em relação às alterações.

Selecione a imagem do conjunto de dados no dashboard para explorar os dados aos quais você acabou de se conectar ou, no cabeçalho Conjuntos de Dados, selecione o nome do conjunto de dados para abri-lo. Isso abre o conjunto de dados como um relatório em branco.

Na lista Campos no lado direito da página, selecione os campos para criar uma visualização. Selecione a caixa de seleção ao lado de Vendas Brutas e Data.

O Power BI analisa os dados e cria um elemento visual. Se você selecionou Data primeiro, você verá uma tabela. Se você selecionou Vendas Brutas primeiro, você verá um gráfico.

Alterne para uma forma diferente de exibição dos dados. Tente mudar para um gráfico de linhas selecionando a opção correspondente.

Quando desejar ter uma visualização específica no dashboard, focalize essa visualização e selecione o ícone Fixar. Quando fixar essa visualização, ela será armazenada em seu painel para que você possa acompanhar rapidamente o valor mais recente.

Como esse é um novo relatório, você precisa salvá-lo antes de poder fixar uma visualização dele no painel. Dê um nome ao seu relatório (por exemplo, Vendas ao longo do tempo) e selecione Salvar e Continuar.

O novo relatório aparece no painel de navegação no título Relatórios .

Fixe o bloco em um painel existente ou em um novo painel.

Painel existente: selecione o nome do painel no menu suspenso. Novo painel: digite o nome do novo painel.

Selecione Fixar.

Uma mensagem de Êxito (perto do canto superior direito) informa que a visualização foi adicionada, como um bloco, ao painel.

Selecione Ir para o dashboard para ver o seu novo dashboard com o bloco fixado. O gráfico de linhas é fixado, como um bloco, ao dashboard. Melhore ainda mais a aparência de seu dashboard renomeando, redimensionando, vinculando e reposicionando blocos.

Selecione o novo bloco em seu dashboard para retornar ao relatório a qualquer momento.

Etapa 3: Continuar explorando com as perguntas e respostas (consulta em linguagem natural)

  1. Para explorar seus dados rapidamente, tente fazer uma pergunta na caixa P e R. A caixa de perguntas das perguntas e respostas fica localizada na parte superior do seu painel. Por exemplo, tente digitar “qual segmento tinha a maior receita”.

  1. Clique no ícone de pino para mostrar esta visualização no painel também.
  2. Fixe a visualização no painel de Exemplo Financeiro.
  3. Selecione a seta para voltar para Sair de P e R para retornar ao dashboard no qual você verá o novo bloco.

Fonte: Microsoft Power BI